Grupos de Pesquisas

 

Para pesquisar grupos de pesquisa, acesse a busca do CNPQ

 

Grupo de Pesquisa: CULTURA, SABERES E PRÁTICAS EM SAÚDE

Líderes: Andrea Caprara; Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O grupo desenvolve estudos numa grande área de investigação denominada “Cultura, Saberes e Práticas em Saúde” que aborda a relação entre cultura e práticas de saúde através de duas linhas de pesquisa. A primeira, denominada “Eco-saúde” analisa as doenças transmitidas por vetores a partir de uma perspectiva transdisciplinar. A abordagem eco-bio-social é um primeiro exemplo deste processo de reflexão teórioco-metodológica e de pesquisa assim como a antropologia do contágio. Dentro desta linha o grupo desenvolveu o projeto “Urbanização, Dinâmicas Culturais e Dengue em Fortaleza” apoiado pela OMS. A segunda linha de pesquisa denominada “Humanidades, Saberes e Práticas em Saúde”, pretende explorar como a prática médica lida com as experiências de pacientes, profissionais de saúde, saúde, doença e sofrimento. Na formação dos profissionais de saúde, a abordagem das humanidades em saúde prevê a incorporação de elementos das ciências humanas (filosofia, psicologia, antropologia, literatura).

 

Grupo de Pesquisa: NUTRIÇÃO E DOENÇAS CRÔNICO-DEGENERATIVAS – NUTRINDO

Líder: Helena Alves de Carvalho Sampaio

Repercussões dos trabalhos do grupo:

As doenças crônico-degenerativas configuram problema de saúde pública. Estudos avaliam seus determinantes, enfocando aspectos constitucionais e ambientais. Órgãos governamentais e não governamentais se envolvem na implantação de ações de saúde preventivas e de controle. Dentre os aspectos ambientais, têm merecido destaque os nutricionais e dietéticos. O avanço no conhecimento ainda não permite saber, com exatidão, qual a relação existente. Portanto são necessários estudos constantes aprofundando situação nutricional e padrão alimentar da população versus estas doenças. Mais três aspectos que perpassam este tema e influenciam resultados, necessitam de estudos sobre potenciais e reais interações: o envelhecimento, os determinantes socioculturais do consumo alimentar e o letramento em saúde e nutrição da população. Este grupo de pesquisa objetiva abordar esta temática e esta rede de interações, contribuindo para a melhora da saúde e da segurança alimentar e nutricional da população.

 

Grupo de Pesquisa: SAÚDE MENTAL, FAMÍLIA, PRÁTICAS DE SAÚDE E ENFERMAGEM – GRUPSFE

Líder: Maria Salete Bessa Jorge

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O atual contexto das políticas de saúde mental no Brasil reivindica transformações nos saberes e fazeres voltados para este campo. O deslocamento do foco de atuação opera uma passagem do modelo da doença para uma atuação ético-política voltada para a valorização dos sujeitos na experiência do sofrimento psíquico, considerando os aspectos afetivos como os sócio-familiares, desenvolve estudos no sentido de colaborar com as reflexões no âmbito da saúde mental incluindo as relações entre as políticas e as práticas de saúde mental, enfatizando as propostas da Reforma Psiquiátrica. O grupo incorpora também estudos relativos à construção filosófico-conceitual dos saberes e práticas de saúde mental envolvendo a produção de subjetividade, as concepções de loucura, de doença mental e de sofrimento psíquico, entre outras. Os estudos desenvolvidos no grupo têm levado a uma produção de conhecimento consistente subsidiando trabalhos e produções acadêmicas, bem como a prática assistencial e de gestão.

 

Grupo de Pesquisa: ECONOMIA DA SAÚDE

Líderes: André Lima Sousa; Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Repercussões dos trabalhos do grupo:

É um grupo que tem por finalidade precípua integrar a equipe interdisciplinar no contexto da Economia da Saúde e propiciar condições para um desenvolvimento harmônico, entre pesquisadores, estudantes de pós-graduação, ” lato sensu” e ” stricto sensu” e outros profissionais de saúde, bem como desenvolver o senso crítico do alunado de Especialização em Economia da Saúde da UECE e do Mestrado e do Doutorado em Saúde Coletiva, a fim de atuar na prática dentro de uma visão abrangente (social, política e cultural) das inter-relações entre Economia e Saúde no processo saúde-doença. O GPECS está publicando uma série de livros intitulada “Temas de Economia da Saúde”, uma contribuição ao Sistema Único de Saúde, que agora, em 2020, chega ao número VI, especificamente devotado aos aspectos econômicos da Covid-19.

 

Grupo de Pesquisa: ENGENHARIA DE SOFTWARE ADAPTATIVO E DISTRIBUÍDO – GESAD

Líder: Paulo Henrique Mendes Maia

Repercussões dos trabalhos do grupo:

A pesquisa desenvolvida pelo GESAD tem sido reconhecida pela comunidade científica através da aceitação através de artigos em congressos científicos e periódicos de qualidade, além de alguns prêmios. Ao longo desses 4 anos de existência, o grupo publicou diversos artigos em conferências nacionais e internacionais e em periódicos, todos qualificados pela CAPES. Destacam-se como prêmios de melhor artigo: – Analysing the Evolution of Exception Handling Anti-Patterns in Large-Scale Projects: A Case Study – SBCARS 2018 – Lotus@Runtime: Uma Ferramenta para Monitoramento e Verificação em Tempo de Execução para Sistemas Autoadaptativos – SBCUP 2016 – A Naked Objects based Framework for Developing Android Business Applications (finalista) – ICEIS 2016 A lista completa das publicações pode ser encontrada no site do grupo (gesad.uece.br).

 

Grupo de Pesquisa: EPIDEMIOLOGIA, CUIDADO EM CRONICIDADES E ENFERMAGEM – GRUPECCE

Líderes: Thereza Maria Magalhães Moreira; Vera Lucia Mendes de Paula Pessoa

Repercussões dos trabalhos do grupo:

O grupo tem como objetivo contribuir com as discussões acerca do cuidado a pessoas e populações com alterações crônicas de saúde, elucidando aspectos epidemiológicos, da produção do cuidado e adesão terapêutica. Visa também contribuir para a produção do conhecimento e formação de pesquisadores na área.