Mestrado Profissional em Gestão em Saúde   

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Formar mestres capacitados para gestão de serviços e redes de saúde, com incorporação de conhecimento e práticas nos serviços, nos três níveis de atenção em saúde.

Instrumentalizar os profissionais para a produção de conhecimento científico e tecnológico voltados ao desempenho de qualificação profissional na área de Gestão em Saúde.

Instrumentalizar os profissionais para a pesquisa aplicada, proposição de inovações tecnológicas e implementação do conhecimento produzido no campo da gestão relacionado à vigilância, ao planejamento, à tecnologia e à gestão do cuidado e a assistência, no campo da saúde coletiva e áreas afins.

Construir e validar ferramentas tecnológicas e modelos organizacionais, que fortaleçam práticas eficientes e eficazes de gestão, na perspectiva emancipatória. Transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em organizações públicas e privadas, fortalecendo a educação permanente como em programas de residência médica ou multiprofissional devidamente credenciados.

 

LINHAS DE PESQUISA 

 

Linha 1 – Gestão das organizações de saúde, Tecnologias e Inovação.

Linha 2 – Políticas, gestão, avaliação de programas e serviços de saúde, e inovações tecnológicas.

 

PÚBLICO ALVO

 

 Profissionais graduados (bacharéis, licenciados ou tecnólogos) nas diversas áreas da saúde (de acordo com a Resolução Nº 287, de 08 de Outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde), administração e economia, odontologia, direito, e áreas afins com atuação profissional em gestão da saúde.

 

ESTRUTURA CURRICULAR E PROGRAMA DO CURSO

 

O currículo do Curso de Mestrado Profissional em Gestão em Saúde é estruturado em disciplinas obrigatórias (21 créditos), atividades obrigatórias (14 créditos), disciplinas optativas (8 créditos) e dissertação (9 créditos), perfazendo um total de 52 créditos (780 horas).

O curso tem duração mínima de 18 (dezoito) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, sendo o primeiro ano destinado às disciplinas.

As disciplinas serão ministradas às quintas-feiras (8h as 17h), às sextas-feiras (8h as 17h) e aos sábados (8h as 17h), em quinzenas intercaladas, com atividades presenciais.