Sessão solene na ALECE em alusão aos 10 anos do MEPGES
26 de abril de 2025 - 13:20
Na tarde desta sexta-feira (25/04), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) celebrou os 10 anos do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde da Universidade Estadual do Ceará (MEPGES-Uece). Durante a solenidade, foram destacados os impactos positivos que o programa tem gerado na saúde pública do estado.
A iniciativa da sessão foi da deputada Juliana Lucena, que ressaltou a relevância do curso na transformação da gestão em saúde, tanto no Ceará quanto em nível nacional. “Mais do que uma pós-graduação, o MEPGES se firmou, ao longo dessa década, como um espaço de formação crítica, inovação e compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa trajetória de sucesso só foi possível graças ao empenho, competência e sensibilidade de profissionais que contribuíram para esse legado”, afirmou a parlamentar.
Representando o Governo do Estado, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Luciano Pamplona de Goes Cavalcanti, destacou que muitos ex-alunos do curso hoje atuam como gestores em áreas estratégicas da saúde municipal, como secretarias e coordenadorias de vigilância. “Ter profissionais formados e titulados pela Universidade Estadual do Ceará fortalece consideravelmente a qualidade da nossa gestão pública”, enfatizou.
Lídia Andrade Lourinho, coordenadora especial da Primeira Infância (CESPI) e professora do MEPGES, também participou da homenagem e abordou os desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na gestão da saúde, especialmente no que diz respeito à formação de um olhar sensível às questões sociais. “Tudo o que é produzido no mestrado tem impacto direto na saúde coletiva do Ceará”, destacou.
Os homenageados na sessão solene receberam certificados da Alece, foram eles:
Maria Salete Bessa Jorge – Idealizadora, Primeira Coordenadora do MEPGES e Professora Emérita da UECE
Thereza Maria Magalhães Moreira – Docente do MEPGES, Foi Coordenadora do MEPGES, atual Supervisora Acadêmica do Curso e Diretora Científica da FUNCAP
Lídia Andrade Lourinho – Docente do MEPGES e Secretária da Coordenadoria Especial da Primeira Infância de Fortaleza
Cristiane Sales Leitão – Egressa do MEPGES e Primeira Dama de Fortaleza
Josete Malheiro Tavares – Egresso do MEPGES e Gestor da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da SMS – Fortaleza –
Glaucia Posso Lima – Diretora do Centro de Ciências da Saúde na época da criação do MEPGES – Representada pela atual vice diretora do CCS – Paula Matias Soares
Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão – Foi docente do MEPGES e exerceu papel essencial na gestão inicial do curso.
Clarice Maria Araújo Chagas Vergara – Atual Coordenadora do MEPGES
Márcio de Oliveira Mota – Atual Vice Coordenador do MEPGES
Mairla Pitombeira da Franca Alencar– Funcionária do MEPGES desde a sua criação.
A sessão foi transmitida pela TV Assembléia: