MEPGES participa do lançamento da Agência de Inovação na UECE

8 de maio de 2023 - 16:06

Ocorrida na tarde do dia 5 de maio, no Salão dos Órgãos Colegiados da Uece, o lançamento da Agência de Inovação (AGIN) foi um momento para celebrar a inovação na universidade.

Entre as autoridades que compuseram a mesa do lançamento estavam o coordenador da agência de inovação, o professor Jefferson Teixeira; o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; a secretária de ciência, tecnologia e ensino superior, professora Sandra Monteiro, representando o governador Elmano de Freitas; o secretário executivo de comércio, serviços e inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), senhor Fábio Ferreira Feijó, representando o secretário da SDE, Salmito Filho; o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), senhor Raimundo Costa Filho; e o secretário executivo de regionalização e modernização da Casa Civil, senhor Célio Bezerra.

A AGIN, além de absorver as atribuições do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), irá agregar novas atuações, no sentido de fortalecer o papel da universidade no fomento à inovação. Como principais atividades, a AGIN irá articular todas as ações da universidade relacionadas à inovação e empreendedorismo em parceria com os diferentes setores e atores, além de articular com ambientes externos, públicos e privados.

No âmbito da inovação pública, a AGIN irá apoiar e divulgar as ações do cientista chefe da Uece (o da Inovação, professor Samuel Façanha; e da Pecuária, professor Davide Rondina), dentro desse programa inovador capitaneado pela Funcap, que tem como objetivo unir o meio acadêmico com a gestão pública, onde pesquisadores atuam na identificação de soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços públicos.

Professora Sandra Monteiro, secretária da Secitece, disse ser perceptível a maturidade institucional que a Uece alcança e a partir desse ponto, busca-se a excelência, e percebe-se que a Uece terá êxito nesse caminho em busca da excelência. Inovar é uma ação necessária para o desenvolvimento social e com a integração dos atores que estão aqui presentes, academia, órgãos públicos, empresariado, Sistema S, organizações sem fins lucrativos etc, é apenas com a integração que teremos a finalidade da Agência de Inovação alcançada.

Para a professora Cora Franklina, assessora de empreendedorismo da AGIN, a cultura empreendedora é formada por uma diversidade de conhecimentos que proporciona a transformação de realidades de forma inovadora, solucionando problemas. “A Uece tem, em torno de 100 laboratórios protagonizados por docentes e discentes. Solucionar os problemas é uma constante para instituições que se propõem a uma presença alinhada aos objetivos do desenvolvimento sustentável.”

Na foto acima Professora Clarice Vergara (vice coordenadora do MEPGES), Beatriz Silva (secretária executiva do NIT), Professora Maria Salete Bessa Jorge,  Professor Jefferson Teixeira (coordenador da agência de inovação), Professora Denise Fernandes (vice-coordenadora da Agin), Professora Cora Franklina (assessora de empreendedorismo da AGIN) e Professor Leonardo Rocha (coordenador da INCUBAUECE).