Programação do Seminário – Políticas Públicas: a tensão entre o bem-social e o mal-social
24 de outubro de 2025 - 09:38
O Mestrado Acadêmico em Serviço Social (MASS), o Curso de Serviço Social e o Programa de Pós-graduação Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (PPPPP), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq) realizam o Seminário intitulado “Políticas Públicas: a tensão entre o bem-social e o mal-social”, que ocorrerá entre o dias 28 a 31 de Outubro de 2025.
O evento terá como palestrante a Profa. Dra. Maria Teresa Santos, da Universidade de Évora (Portugal), com mediação da Profa. Dra. Cristiane Marinho, docente emérita (MASS/UECE).
O seminário abordará temas da área das políticas públicas, atendendo as condicionantes que afetam o Bem-Estar Social e a estabilização de uma sociedade democrática, inclusiva e sustentável. No mundo contemporâneo repleto de desafios inéditos – a globalização da comunicação digital, a generalização do uso da tecnologia, incluindo a inteligência artificial, e a degradação ambiental – que alteram a distribuição da população – migração –, que concorrem para a concentração de riqueza, que investem na manipulação do pensamento, que agravam as exclusões (gênero e outros marcadores sociais da diferença e diversidade humana) e que questionam a cidadania democrática participativa e crítico-dialógica no espaço público e os direitos humanos que fundamentam esta cidadania.
O debate proposto, centra-se na seguinte questão: que políticas públicas, ou que decisões e ações, são necessárias para garantir direitos, atender às necessidades de desigualdade e exclusão e promover o bem-estar social? Não se dão respostas; buscam-se respostas. Por isso, dialogar com os textos é critério fundamental para quem elege a democracia como modo de viver nas diversas esferas sociais.
Programação – Acesse aqui
1.ª SESSÃO – 28 de outubro de 2025, 08h, Auditório do CESA.
I – Inter-apresentação pessoal
II – Introdução: A intervenção pública orientada para a ação político-institucional em prossecução da justiça socioambiental e do bem-estar.
Conceitos de trabalho:
1- O bem-estar como conceito inerente à vida político-social. A “boa vida” como condição do governo democrático, em Aristóteles. Os limites de enquadramento epocal.
2- A isonomia e a justiça como conceitos inerentes à vida político-social, em Aristóteles. de enquadramento epocal.
3- Tarefas:
Leitura comentada de curtas passagens de A Política e Ética a Nicómaco de Aristóteles.
Debate. Pergunta motivadora: Que resta dos conceitos aristotélicos, usando o crivo da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos conceitos ‘bem-estar-social’, ‘equidade’, ‘inclusão’ e ‘direito à diferença’?.
Indicação de Leitura – Acesse aqui
2.ª SESSÃO – 29 de outubro de 2025, 08h, Auditório do CESA.
I – Situações socialmente problemáticas que afetam atualmente as coletividades
A migração e o impacto público: acolhimento e integração versus exploração e ilegalidade. As barreiras da língua, da cultura e da formação. O exemplo do dilema europeu: xenofobismo / utilitarismo.
A migração do ponto de vista filosófico.
Primeira questão: quem é o outro (estranho, estrangeiro, invasor) que chega? O medo do outro. Leitura comentada de uma passagem selecionada do livro A Hospitalidade de Derrida, seguida de debate.
Segunda questão: o migrante rico e o migrante pobre causam as mesmas reações? Leitura comentada de um texto de Adela Cortina, seguida de debate, de modo a explorar o seu conceito de ‘aporofobia’ e compreender as dimensões da pobreza. A justiça é uma obrigação da política, das instituições e dos cidadãos: a perspectiva de Adela Cortina.
II – A discussão de dois casos: riscos de exclusão.
Indicação de Leitura – Acesse aqui
3.ª SESSÃO – 30 de outubro de 2025, 08h, Auditório do CESA.
I – A questão da segregação racial norte-americana e o acesso à educação a partir do caso passado em Little Rock (USA) analisado por Hannah Arendt. Crítica a políticas públicas experimentais sem auscultação das populações. Leitura comentada de passagens de um texto de Hannah Arendt, seguida de debate.
II – A questão da identidade. As políticas públicas em matéria de género e a incoerência quanto à complexidade, neutralidade e transversalidade. A resignificação das questões de género. Leitura comentada de passagens de uma entrevista de Judith Butler: A permatividade de gênero e do político. Debate.
Indicação de Leitura – Texto 1: Acesse aqui Texto 2: Acesse aqui
4.ª SESSÃO – 31 de outubro de 2025, 08h, Auditório do CESA.
I – A extensão psicológica, política e económica do mal-estar social
A alienação e o mal-estar: o conceito de Karl Marx. Leitura comentada de passagens do Manuscrito económico-filosófico de 1844.
II – A violência como constante do mal-estar da vida humana. A violência invisível, mediada, virtual e psíquica e a vontade de poder. Leitura comentada de um texto de Byung-Chul Han, seguida de debate.
Tarefa: Visionamento de curto vídeo. Tempos Modernos, de Charlie Chaplin – 1936 [4:09]. – Acesse aqui
Indicação de Leitura – Acesse aqui