I Semana da Pedagogia da FECISC fortalece diálogo entre saberes acadêmicos, populares e culturais nos Sertões de Canindé.
26 de maio de 2025 - 10:29
Entre os dias 20 e 23 de maio de 2025, o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC), vinculada à Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizou a I Semana da Pedagogia. Com o tema “Os desafios da Educação Popular e as políticas públicas, no Campo e na Cidade”, o evento marcou um importante momento de integração entre estudantes, professores e a comunidade acadêmica e local, promovendo ricas reflexões sobre temas contemporâneos da educação.
Ao longo de quatro dias de intensa programação, o protagonismo dos estudantes do curso de Pedagogia foi evidenciado em todas as atividades — desde a organização até as apresentações acadêmicas e culturais. A Semana reuniu mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos, exposições e uma mostra artístico-cultural, criando um espaço fértil para o debate, a construção coletiva do conhecimento e a valorização de múltiplos saberes.
As apresentações de trabalhos acadêmicos, coordenadas pela Profª Drª Pâmela Félix e pelo Prof. Dr. Otávio Barra, representaram um dos momentos mais significativos da I Semana da Pedagogia da FECISC. Com a participação ativa dos estudantes do curso de Pedagogia, os trabalhos evidenciaram a diversidade de temas investigados, a seriedade no trato com os objetos de estudo e o compromisso com a transformação da realidade educacional. As produções apresentadas refletiram o amadurecimento acadêmico dos discentes e sua articulação com as demandas concretas do território, revelando a potência da pesquisa como parte constitutiva da formação docente crítica e comprometida com os desafios sociais da região.
As temáticas abordadas reafirmam o compromisso da FECISC com uma formação docente crítica, emancipadora e conectada à realidade local. A educação popular foi o eixo da mesa de abertura. Conduzida pela Profª Drª Raquel Carine e pelo Prof. Dr. Otávio Barra, a mesa discutiu os desafios e as políticas públicas voltadas ao campo e à cidade, contando com a presença do professor Francisco Erivando Barbosa de Sousa, diretor da Escola do Campo Patativa do Assaré e militante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
A inclusão também ganhou destaque com uma mesa sobre os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, debatendo avanços e obstáculos no processo de construção de uma educação para todos. A mesa contou com a presença do Prof. Alessandro Jucá Cunha (Presidente da APAE Canindé) e de Francisco Adilton do Nascimento Quirino (Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do município de Canindé), sendo conduzida pela Profª Drª Andreia Vieira de Mendonça.
A formação de professores foi discutida a partir das experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), destacando o papel do curso de Pedagogia na valorização da docência no Sertão de Canindé. A mesa foi marcada pelos relatos dos estudantes participantes do programa e dos professores supervisores, destacando as ações realizadas e o impacto na formação e na qualificação do trabalho docente. O coordenador do PIBID na FECISC, Prof. Dr. Victor Hugo, ressaltou a relevância do programa nos cursos de licenciatura, frisando a necessidade de ampliação das bolsas para que o PIBID se consolide como uma política sólida de Estado.
Também foi promovido um diálogo com representantes da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa do professor Cid Freitas Barros (Secretário de Educação de Canindé), e da Crede 7, representada pela professora Renata Pinto (Coordenadora), sobre as políticas educacionais no município, abordando desafios e perspectivas da educação básica na região. A mediação da mesa foi realizada pela Drª Bruna Silva, pesquisadora e professora de políticas educacionais.
As oficinas temáticas trouxeram abordagens inovadoras, como a corporeidade e criatividade em movimento, os círculos de cultura com crianças do campo e a liberdade criativa no processo educativo. Essas vivências colocaram o corpo, a arte e a imaginação no centro do processo formativo, valorizando uma educação integral e humanizadora.
O encerramento foi marcado por um momento de celebração da cultura e da memória do povo canindeense. A Mostra Artístico-Cultural reuniu expressões diversas da produção estudantil e comunitária, além da tradicional Feira Agroecológica do MST. O ponto alto ficou por conta das exposições “Vaqueiros – Vida do Sertão”, que contou com a presença ilustre da Mestra Dina, vaqueira e aboiadora, e “Memórias de Canindé”, idealizada e dirigida por Júlio Cezar Marques Ferreira Lima. Ambas ressaltaram a riqueza da cultura sertaneja e a importância da preservação das memórias locais como parte fundamental da formação docente e cidadã.
A I Semana da Pedagogia da FECISC reafirma o compromisso da UECE com uma educação pública, democrática, inclusiva e socialmente referenciada, tecida no diálogo entre saberes acadêmicos e populares, entre práticas educativas e manifestações culturais, entre memória, identidade e transformação social. A expectativa é que esta seja a primeira de muitas edições da Semana da Pedagogia, consolidando-se como espaço permanente de diálogo entre universidade, escola e comunidade.