Consulta Pública “Que pedagogo(a) queremos formar?”

4 de junho de 2024 - 22:03

Curso de Pedagogia da FECISC realiza Consulta Pública para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

 

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC) realizou na última terça-feira (04) uma consulta pública intitulada “Que pedagogos(as) queremos formar?”. O encontro teve como objetivo acolher as sugestões da comunidade acerca o perfil do egresso do curso de Pedagogia da FECISC, problematizando o papel desse profissional no desenvolvimento regional.

Estiveram presentes no consulta pública representantes de diversas instituições e setores da sociedade canindeense como o Movimento das Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicado dos Agricultores e Agricultoras de Canindé, Sindicato dos Servidores de Canindé, Organização dos Advogados do Brasil (OAB-Canindé), Secretaria Municipal de Assistência Social, Escola Santa Clara, Colégio Menino Jesus, Professores e Professoras da Rede Estadual de Educação, Coordenadora Regional de Desenvolvimento Educacional (CREDE 7), representantes dos discentes do curso de Pedagogia da FECISC, Direção da FECISC e professores do curso de Pedagogia.

A Coordenadora do Curso de Pedagogia da FECISC, Profª Me. Cândida Câmara deu início ao encontro com uma fala de acolhimento a todos e todas, seguida pelo Diretor da FECISC, Prof. Dr. Plácido Castelo. A aluna Sendya Gomes (2º semestre de Pedagogia) declamou um poema na abertura dos trabalhos. Em seguida, as alunas Vitória Mariano e Chaianne Rodrigues (2º semestre de Pedagogia), orientadas pelo Prof. Me. Wherbty Nogueira, socializaram os resultados de pesquisa de campo realizada com pedagogos e pedagogas de Canindé e região acerca da formação, atuação e identidade profissional desse educadores, a fim de subsidiar as discussões.

O encontro foi marcado por um amplo e rico debate sobre as expectativas, desafios, possibilidades e potencialidades do curso de Pedagogia para o desenvolvimento regional e na promoção de uma educação superior pública, gratuita e de qualidade, pautada acima de tudo numa pedagogia crítica-reflexiva emancipado e democrática. Nesse sentido, pontos importantes como a formação ética, estética e cultural; a educação do campo; a educação inclusiva; a educação popular; a educação de jovens e adultos o respeito à diversidade; a pluralidade do trabalho pedagógico; dentre outros aspectos, figuraram como possíveis eixos formativos para o curso em construção que possuem diálogo imediato com as demandas locais.

A consulta pública é parte de um conjunto de ações empreendidas pelo curso de Pedagogia da FECISC com vistas à elaboração do Projeto Pedagógico de Curso (PPC): um documento institucional que regulamenta, organiza e estrutura todas as atividade didático-pedagógicas, extensionistas, de pesquisa e de gestão no âmbito do curso de graduação em Pedagogia.