A Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (FAVET/UECE) conta com uma infraestrutura laboratorial robusta, que desempenha papel estratégico no ensino, na pesquisa e na extensão universitária. Essa estrutura é composta por ambientes especializados que possibilitam a formação prática dos estudantes da graduação em Medicina Veterinária, ao mesmo tempo em que oferecem condições ideais para o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos.
De acordo com documento oficial de 2022, a FAVET dispõe de 27 laboratórios voltados a diferentes áreas do conhecimento veterinário e científico. Esses espaços abrangem desde estudos morfofuncionais e clínicos até áreas aplicadas de reprodução, nutrição, microbiologia, patologia, doenças infecciosas e processamento de alimentos de origem animal. Assim, cada laboratório contribui de forma específica para a qualificação da formação acadêmica e para a produção de conhecimento inovador voltado à saúde animal, humana e ambiental.
Os laboratórios vinculados à FAVET/UECE também têm importância fundamental para a pós-graduação, oferecendo suporte técnico e científico a três programas de pós-graduação stricto sensu e um lato sensu, a saber:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV) – voltado à formação de mestres e doutores em áreas diversas da Medicina Veterinária, com forte ênfase em sanidade animal, clínica, reprodução e produção animal;
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (RENORBIO) – programa em rede que integra instituições do Nordeste e contribui para o avanço da biotecnologia aplicada às ciências da vida;
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Aplicada à Saúde Humana e Animal (PPBIOTEC) – de caráter multidisciplinar, integra pesquisadores da saúde e das ciências biológicas, aproximando os campos da biotecnologia veterinária e da saúde humana;
Programa de Residência em Área Profissional da Saúde/Medicina Veterinária – modalidade lato sensu, que proporciona treinamento em serviço em áreas clínicas, cirúrgicas e de saúde coletiva, com base em práticas realizadas tanto nos laboratórios quanto no Hospital Veterinário Sylvio Barbosa Cardoso.
Além do apoio direto às atividades acadêmicas, os laboratórios da FAVET têm expressiva atuação em pesquisa aplicada e prestação de serviços à comunidade, estabelecendo parcerias com órgãos públicos, instituições de ensino e pesquisa, clínicas, hospitais veterinários e empresas privadas. Essa interação fortalece o papel social da Universidade, possibilitando a transferência de conhecimento e tecnologia e contribuindo para a solução de problemas regionais e nacionais relacionados à saúde e produção animal.
Assim, a infraestrutura laboratorial da Faculdade de Veterinária da UECE constitui um dos maiores diferenciais da instituição, representando um alicerce essencial para a formação de profissionais qualificados, para a inovação científica e para a consolidação da UECE como referência em Medicina Veterinária no Brasil.
1) LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO DE CERVÍDEOS NEOTROPICAIS – LACCERNE
O LACCERNE realiza atividades de pesquisa em cervidologia, com ênfase em estudos genéticos e moleculares voltados para a conservação de cervídeos neotropicais. Nesses animais, a filogenia decifrada usando apenas caracteres morfológicos é questionável, devido a sua elevada homologia. Assim, as abordagens moleculares e citogenéticas aplicadas aos cervídeos do Nordeste, especialmente do Ceará, são o foco das pesquisas do LACCERNE. Projetos utilizando amostras minimamente invasivas, como bulbos capilares, como fontes de células para constituição de biobancos, ou de DNA para amplificação de marcadores mitocondriais e de microssatélites, são realizados por pós-graduandos e alunos de iniciação científica. O laboratório conta com infraestrutura para realização de técnicas moleculares (como PCR convencional e em tempo real), cultivo de células (como incubadora de CO2 e fluxo laminar), além de microscopia de light sheet. Adicionalmente, conta com instalações adaptadas para cervídeos.
Responsável: Profa. Dra. Luciana Magalhães Melo
Fone: (85) 3101-9861
E-mail: lab.cervideos@uece.br
Instagram: http://@labcervideos_uece
2) LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM APLICADO A REPRODUÇÃO – LADIAR
O LADIAR está localizado no Hospital Veterinário Prof. Sylvio Barbosa Cardoso (HVSBC) da Faculdade de Veterinária da Universidade Estadual do Ceará e tem por finalidade realizar ensino, pesquisa e extensão. Atualmente o LADIAR possui uma área de 85,4 m2 e é formado por professores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica.O laboratório possui dois equipamentos de ultrassonografia com Doppler que são utilizados para realização de pesquisas, aulas práticas e extensão em diversas espécies de animais. O laboratório também possui parcerias com o CENARGEN, UNIFOR e a Southern Illinois University (EUA).
Responsável: Prof. Dr. Dárcio Ítalo Alves Teixeira
Fone: (85) 3101-9934
Instagram:@LADIAR.UECE
3) LABORATÓRIO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS – LABODOPAR
A partir da inauguração da estrutura do NUPESA (Núcleo de Pesquisas em Sanidade Animal), o LABODOPAR contará com 150 m2 de área física assim distribuída: diagnóstico molecular e sorológico, diagnóstico morfológico, sala de estudos e sala de esterilização. Além das atividades de pesquisa o LABODOPAR abriga dois grupos de estudo: leishmaniose visceral e nematóides gastrintestinais de pequenos ruminantes.
Responsável: Profa. Dra. Lorena Mayana Beserra de Oliveira
Fone: (85) 3101-9853
Homepage: www.uece.br/labodopar_novo
4) LABORATÓRIO DE ESTUDOS MICOLÓGICOS (CEMM)
Desde meados da década de 1990, o grupo de pesquisa vem desenvolvendo trabalhos científicos na área de micologia e, dessa forma, foi montada uma coleção de fungos de origem humana, veterinária e ambiental. Atualmente, este laboratório faz parte do Centro Especializado em Micologia Médica (www.cemm.ufc.br) da Universidade Federal do Ceará. Nele são realizados trabalhos nas seguintes temáticas: monitoramento ambiental de patógenos emergentes, epidemiologia das doenças fúngicas, caracterização fenotípica e genotípica de fungos patogênicos, análise de sensibilidade antimicrobiana e bioprospecção de substâncias com atividade antifúngica.
Responsável: Prof. Dr. Marcos Fábio Gadelha Rocha
Fone: (85) 3366-8594
Homepage: www.cemm.ufc.br
5) LABORATÓRIO DE ESTUDOS ORNITOLÓGICOS (LABEO)
Este laboratório foi fundado em 2002 e desenvolve atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão, com objetivos voltados à formação de competências na área de reprodução e sanidade das aves; estudar e discutir questões relacionadas às principais patologias e técnicas reprodutivas que afetam o rendimento de aves industriais, alternativas, silvestres e exóticas, contribuir na divulgação de produção científica e interagir com a comunidade no auxílio de tratamento de doenças das aves produtivas e de companhia. As linhas de pesquisas desenvolvidas são: 1) Enfermidades respiratórias que afetam as aves industriais e alternativas; 2) Estudo da muda forçada e sua relação com o bem-estar das aves, 3) Pesquisa de Salmonella spp e Enterobacteráceas em aves industriais, alternativas, silvestres e exóticas e nos principais subprodutos destinados ao consumo humano; 4) Estudos de variáveis que influenciam a incubação artificial de ovos de codornas.
Responsável: Prof. Dr. William Cardoso Maciel
Fone: (85) 3101-9848
Blogspot: labeo-uece.blogspot.com.br/
Instagram: @labeoprofwilliamuece
EM FASE DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
6) LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA E CONTROLE DA REPRODUÇÃO – LFCR
O LFCR funciona desde 1998 realizando atividades de pesquisa e ensino na área de reprodução de pequenos ruminantes. Os mestrandos e doutorandos do PPGCV que realizam projetos na área de produção in vivo e in vitro de embriões de caprinos têm no LFCR toda a infra-estrutura necessária, a qual é composta basicamente de: instalações para animais experimentais, sala de colheita de oócitos e embriões, sala de micromanipulação de embriões, além de microscópios invertidos,estereomicroscópios, micromanipuladores, material completo de vídeo laparoscopia, ecógrafo e demais equipamentos básicos de laboratório. As principais linhas de estudo envolvem a produção de embriões, transgênese e transferência nuclear em caprinos.
Responsável: Prof. Dr. Vicente José de Figueirêdo Freitas
Fone: (85) 3101-9861
Homepage: www.uece.br/favet/lfcr
Youtube: www.youtube.com/@LFCRdaUECE
Instagram: lfcr_uece
7) LABORATÓRIO DE IMUNOLOGIA E BIOQUÍMICA ANIMAL – LIBA
Este laboratório está situado no Bloco C da UECE e dá suporte às aulas práticas de Imunologia Veterinária e aos trabalhos desenvolvidos por alunos de iniciação científica, monitores, mestrandos e doutorandos. O laboratório conta com uma sala de experimentação onde são mantidos os animais durante a realização dos experimentos. São desenvolvidos trabalhos nas áreas de imunologia (imunomodulação utilizando plantas medicinais), bioquímica clínica (parâmetros fisiológicos de animais) e bioquímica (extração, caracterização parcial de antígenos de fontes vegetais e parasitas). São também realizados ensaios com gastroproteção e hepatoproteção, além de cicatrização utilizando plantas medicinais da caatinga cearense.
Responsável: Profa. Dra. Diana Célia Sousa Nunes Pinheiro
Fone: (85) 3101-9845
8) LABORATÓRIO DE DOENÇAS INFECCIOSAS VETERINÁRIAS – LDIV
O Laboratório de Doenças Infecciosas Veterinárias (LDIV), vinculado à FAVET/UECE, atua no ensino, pesquisa e extensão em Infectologia Veterinária, oferecendo suporte à disciplina de Doenças Infecciosas Veterinárias e desenvolvendo projetos voltados ao diagnóstico e atendimento de cães e gatos com Leishmaniose, Esporotricose, Criptococose e outras enfermidades infecciosas. Além disso, promove treinamentos, palestras e minicursos, contribuindo para a qualificação acadêmica e profissional. Na pesquisa, são desenvolvidos projetos na área de imunopatologia de enfermidades infecciosas, com ênfase na análise da relação parasito-hospedeiro e sua repercussão local/sistêmica.
Responsável: Prof. Dr. Tiago Cunha Ferreira
Fone: (85) 3101-9845
Instagram: @lab_infecciosasdermato
9) LABORATÓRIO DE MANIPULAÇÃO DE OÓCITOS E FOLÍCULOS OVARIANOS PRÉ-ANTRAIS – LAMOFOPA
O LAMOFOPA é parte integrante do complexo laboratorial do PPGCV e faz parte da Rede de Pesquisa MOIFOPA-PIV Brasil. A atividade principal da equipe de pesquisadores é promover o desenvolvimento da biotécnica de Manipulação de Oócitos Inclusos em Folículos Ovarianos Pré-antrais (MOIFOPA), também conhecida como ovário artificial. As principais linhas de pesquisa desenvolvidas no LAMOFOPA são: isolamento folicular, conservação (resfriamento e congelação) e cultivo in vitro de oócitos inclusos em folículos pré-antrais, com ênfase em ruminantes domésticos.
Responsável: Prof. Dr. José Ricardo de Figueiredo
Fone: (85) 3101-9852
Instagram: lamofopa.uece
10) LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE RUMINANTES – LANUPRUMI
Este laboratório consta de duas estruturas físicas: uma sede acadêmica, localizada no Campus do Itaperi, e a sede ou estação experimental em caprinos e ovinos, localizada na fazenda Campo da Semente (Guaiúba-CE). O LANUPRUMI possui atualmente o grupo de pesquisa “Nutrição e Produção de Pequenos Ruminantes”, certificado pela UECE e cadastrado no diretório do CNPq, atuando nas áreas de nutrição aplicada à reprodução, controle nutricional na regulação gênica e nutrição aplicada à qualidade dos produtos de origem animal.
Responsável: Prof. Dr. Davide Rondina
Fone: (85) 3101-9858
Youtube: https://youtube.com/@Cientistachefepecuaria
Instagram: https://www.instagram.com/cientistachefepecuaria/
11) LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO DE CARNÍVOROS – LRC
Este laboratório apresenta uma área de 60 m2, onde ficam os equipamentos laboratoriais e de informática, além de um gatil experimental. Suas linhas de pesquisas são: tecnologia de sêmen canino e felino, fisiologia da reprodução e comportamento.
materno filial de gatas domésticas e ultra-sonografia reprodutiva de gatas e cadelas. Apresenta como atividades, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa (pós-graduação e iniciação científica), prestação de serviços à comunidade, oferecendo serviços de ultra-sonografia trans-abdominal em cães e gatos, consultas em reprodução dessas mesmas espécies e inseminação artificial. O LRC também recebe periodicamente alunos de outras instituições para realização de estágios curriculares e extra-curriculares.
Responsável: Profa. Dra. Lúcia Daniel Machado da Silva
Fone: (85) 3101-9854
Homepage: https://www.uece.br/ppgcv/pesquisa/laboratorios/
12) LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA DO SÊMEN CAPRINO E CAPRINO (LATSCO)
O laboratório passou recentemente por uma ampliação e possui salas para o responsável técnico e para reuniões e estudo, além de baias para reprodutores. O laboratório trabalha para gerar tecnologias nas áreas de diluição e conservação do sêmen resfriado e congelado primordialmente de caprinos e ovinos. Também é um de seus objetivos difundir o uso da água de coco como diluente espermático. Como serviços de extensão, o laboratório pode analisar partidas de sêmen processadas por outras instituições ou adquiridas por particulares, a fim de avaliar a viabilidade das mesmas em programas de inseminação artificial.
Responsável: Prof. Dr. José Ferreira Nunes
Fone: (85) 3101-9851
Homepage: www.uece.br/nib
Instagram: latsco.uece
EM FASE DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
13) LABORATÓRIO DE VIROLOGIA – LABOVIR
O LABOVIR foi criado em 1997 e tem como temática principal as lentiviroses de pequenos ruminantes no tocante a diagnósticos sorológicos, isolamento em cultivo de células, estudo de drogas antivirais, isolamento de DNA e de proteínas, com este enfoque, é desenvolvido atualmente os projetos: vacina quimérica para CAEV, drogas antivirais para lentivirus, controle estratégico em rebanhos que utilizam programa de controle para CAEV, estudo de gametas caprinos e suas biotécnicas no controle da CAE, clonagem e filogenia de lentivirus de pequenos ruminantes. Conta com parcerias da EMBRAPA CNPC, NUBIS, Banco do Nordeste, UNB, FUNCAP, SECITECE, CAPES, CNPq, Secretaria de Saúde do Ceará, entre outros. Atualmente o Labovir também desenvolve trabalhos com a linha de pesquisa de raiva de calitriquídeos e conservação de amostras de raiva.
Responsável: Profa. Dra. Maria Fátima da Silva Teixeira
Fone: (85) 3101-9849
14) UNIDADE DE PESQUISA, TRANSFERÊNCIA BIOTECNOLÓGICA E INOVAÇÃO – UPTBI
A Unidade de Pesquisa e Transferência Biotecnológica e Inovação, refere-se a expansão do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-antrais (LAMOFOPA). A estrutura física do UPTBI compreende uma área total de 373,23 m2, correspondente aos laboratórios de transferência de tecnologia e demais dependências como recepção e secretaria, sala de reuniões, sala de treinamento, alojamentos, banheiros (masculino e feminino).
Responsável: Profa. Dra. Ana Paula Ribeiro Rodrigues
Fone: (85) 3101-9974
Homepage: www.uece.br/uptbi
15) LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA/GRUPO DE PESQUISA EM MORFOLOGIA EXPERIMENTAL E COMPARADA (MEC)
O laboratório tem por objetivo estudar as alterações morfológicas em rins de gatos com doença renal crônica e caracterizar a transição epitelial-mensequimal nesta enfermidade. Realiza estudos morfológicos e comparativos em espécies terrestres e aquáticas. Também tem por objetivo estudar as alterações citotóxicas, morfológicas e funcionais causadas pelos envenenamentos por serpentes e plantas da biodiversidade da região, analisando a citotoxicidade causada após experimentos em diferentes órgãos e tecidos.
Responsável: Profa. Dra. Janaína Serra Azul Monteiro Evangelista
Fone: (85) 3101-9889
Homepage: www.uece.br/histologia
EM FASE DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
16) LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA (LPVC)
O Laboratório de Patologia Clinica Veterinária vem ao longo de sua existência desenvolvendo analises hematológicas, bioquímicas e urinárias nas diferentes espécies animais ( domésticas e silvestres ) tanto com fins diagnósticos quanto em avaliações experimentais. Atualmente, ampliou seus serviços para avaliações microbiológicas, hormonais e marcadores biológicos através de parceria com outras universidades (UNIFOR e UFC) e setor privado (empresa VETTINGS LTDA). Está sendo montado uma laminoteca com achados hematológicos veterinário bem como uma coleção de microorganismos bacterianos e fúngicos de interesse veterinário e ambiental.
Responsável: Prfo. Dr. Isaac Neto Góes da Silva
Fone: (85) 3101-9843
EM FASE DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
17) LABORATÓRIO DE REPRODUÇÃO SUÍNA E TECNOLOGIA DO SÊMEN – LRSTS
Responsavél Prof. Dr. Ricardo Toniolli
Fone: (85) 3101 – 9850
18) LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA DO SÊMEN – LBS
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
19) LABORATÓRIO DE ANATOMIA VETERINÁRIA
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
20) LABORATÓRIO DE GENÉTICA E REPRODUÇÃO EM PEIXES DULCIAQUÍCOLAS – LAGEPE
Responsavél Prof. Dr. Francisco Jarbas Santos de Sousa
Fone: (85) 3101 – 9850
21) LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA – LMV
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
22) LABORATÓRIO DE PATOLOGIA E MEDICINA LEGAL VETERINÁRIA – LPMVL
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
23) LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA E ACAROLOGIA
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
24) LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA PROF. ANTÔNIO WILSON VASCONCELOS
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
25) LABORATÓRIO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
26) LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM VETERINÁRIA (RADIOLOGIA E ULTRASSONOFIA
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850
27) LABORATÓRIO DE DERMATOLOGIA VETERINÁRIA – LADERM
Responsavél
Fone: (85) 3101 – 9850