Palestra realizada durante a XXX Semana Universitária refletiu sobre crise na formação de professores, propondo novo modelo para as licenciaturas

13 de outubro de 2025 - 09:58

Evento com a Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes (UFMG) abordou os desafios e caminhos para a valorização da carreira docenteNa última terça-feira, 08 de outubro de 2025, a FAFIDAM recebeu a Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, para a palestra Educação, Licenciaturas e Território: o legado das instituições formadoras de professores/as. O evento, parte da XXX Semana Universitária da UECE, reuniu estudantes, professores e pesquisadores em um debate urgente sobre a formação docente no Brasil.

A professora Suzana Gomes apresentou dados alarmantes sobre o que tem sido chamado de “apagão de professores” no país. Com base em pesquisas do Instituto Semesp e do Inep, ela destacou a queda no interesse pela carreira docente, o envelhecimento dos profissionais em atividade e a evasão nas licenciaturas – onde, entre 2010 e 2020, o número de concluintes cresceu apenas 4,3%, apesar do aumento de 53,8% nas matrículas.

Além dos dados quantitativos, a palestra abordou as ameaças à formação docente no contexto neoliberal, como a precarização da profissão, a cultura performativa e a lógica mercadológica na educação. A professora também analisou as recentes mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais, como a Resolução CNE/CP 4/2024, que reorganiza a formação em quatro núcleos: formação geral, conteúdos específicos, atividades de extensão e estágio supervisionado, totalizando 3.200 horas.

Um dos eixos centrais da discussão foi a defesa de um projeto institucional próprio para as licenciaturas, superando o antigo modelo “3+1” e garantindo uma formação mais integrada entre teoria, prática e realidade escolar. “É essencial formar professores protagonistas, capazes de enfrentar os desafios da educação contemporânea,com currículos atualizados, considerando os contextos regionais que refletem as necessidades formativas dos docentes, superando uma abordagem fragmentada do conhecimento”, afirmou a palestrante.

A palestra também trouxe à tona a voz dos estudantes: suas expectativas, dificuldades acadêmicas e a necessidade de políticas de permanência e acolhimento no ensino superior. Foram citados os modelos teóricos de Vincent Tinto e Alain Coulon, que reforçam a importância da integração acadêmica e social para o sucesso na trajetória universitária.

Ao final, a professora Suzana Gomes encerrou com uma reflexão inspirada em Paulo Freire, defendendo um “inédito viável” na formação de professores – um projeto com autoria, protagonismo e resistência, capaz de transformar vidas e fortalecer o legado das instituições públicas de educação.

A FAFIDAM reafirma, assim, seu compromisso com a formação qualificada de educadores e com a construção de um projeto formativo que dialogue com as necessidades do território e com os desafios da educação brasileira.

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