MARCO HISTÓRICO NA FAFIDAM/UECE 2025 – AULA MAGNA NO PRIMEIRO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NO INTERIOR DO CEARÁ, NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO (PPGEEN)  

5 de agosto de 2025 - 10:34

A terça-feira (29/07) foi marcada como momento histórico em 2025, pela interiorização do curso de doutorado no meio acadêmico da UECE.

O marco histórico deu-se com a aula magna da primeira turma, do primeiro curso de Doutorado intercampi no interior do Ceará constituindo o Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN), na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), onde fica sua sede, localizada no Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte, e integrado a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), localizada em Quixadá, ambos campi da Universidade Estadual do Ceará.

O cerimonialista professor Gedeon Carneiro, abriu o evento  para dar boas vindas ao público, com a presença de pós-graduandos, docentes da graduação e da pós stricto sensu na FAFIDAM, professores(as) da educação básica, autoridades municipais, e participantes da sociedade limoeirense. No primeiro momento especial da noite, aconteceu a emocionante  mística envolvendo pós graduandos(as) do mestrado e do doutorado lendo trechos de apresentação do Programa e ao som de canções, os 13 doutorandos entraram em fila, apresentando símbolos de seus projetos de pesquisa. Logo após, o cerimonialista compôs a mesa institucional, convidando para falar do momento histórico a coordenadora do Programa, a professora Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho (PPGEEN), o professor Dr. Rameres (M21), a professora Dra. Célia Maria Sampaio (PROPGPq//UECE), o professor Dr. João Paulo (IFCE/Limoeiro do Norte), Sr. Francisco Baltazar (Vice-prefeito/Limoeiro do Norte, representando a prefeita Dilmara Amaral, que estava em Brasília), a Sra. Emília Celedônio (CREDE 10/Russas), o professor Dr. Cândido Jorge Lobo (Diretor UFC/Russas), e o vereador Heraldo Holanda (Câmara Municipal/Limoeiro do Norte), fechando as falas se manifestaram a diretora Dra. Lucenir Jerônimo (FAFIDAM/UECE), e o Mag. Reitor Prof. Hildebrando dos Santos Soares (UECE).

Também estiveram presentes ao momento, os docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino (PPGEEN), as turmas atuais do mestrado, muitos egressos(as) desde a turma de 2013, e os treze integrantes da primeira turma de doutorado de 2025, além da imprensa local.

Após a abertura, houve a entrega de placas alusivas ao momento para os convidados(as) e ao Prof. Dr. José Ernandi Mendes, a quem a coordenadora Profa. Dra. Sandra Gadelha homenageou, tendo em vista ter sido ele quem submeteu a proposta de mestrado, em 2012, foi  coordenador do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE) de 2017-2022, período em que se alcançou a nota quatro na avaliação quadrienal da CAPES/Ministério da Educação(MEC), que permitiu a submissão da proposta do Doutorado, sendo esta também em sua maior parte, por ele escrita, e posteriormente aprovada pela CAPES, com o Programa passando a se denominar PPGEEN. A profa. Sandra Gadelha também referenciou a Profa. Dra. Maria das Dores Mendes Segundo que foi a primeira coordenadora do Mestrado (2013-2016), tendo realizado todo o trabalho de implantação do mestrado. Os docentes que compõem o PPGEEN sâo do mestrado.

No segundo momento do evento histórico na FAFIDAM/UECE, foi dado início a Aula Magna com a participação da professora Dra. Miriam Fábia Alves, professora titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED Nacional, que explanou sobre a temática: Pós-Graduação e a Pesquisa em Educação: Interiorização e Democracia.

O curso de doutorado do PPGEEN é um passo histórico e democrático, no caminho da consolidação da interiorização do ensino superior aprovado pela CAPES, com área de concentração em “Educação, Escola e Movimentos Sociais”, estruturado em três linhas de pesquisas inovadoras: Escola, Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Culturais; EJA, movimentos sociais, educação popular e do campo, práticas discursivas e diversidade; Trabalho, História e Políticas Educacionais. A coordenadora do programa de doutorado, professora Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho comemorou com todos esta conquista e afirma ser “Uma realização de grande relevância, permitindo que muitos professores da educação básica, jovens que concluíram sua graduação e outros interessados possam dar continuidade a sua formação na pós-graduação stricto sensu em uma região mais próxima de onde residem”. Ainda ressaltou que foi um sonho planejado e realizado coletivamente que exigiu planejamento e dedicação dos docentes ao longo de 12 anos do mestrado.

Sendo uma iniciativa pioneira e inédita da Universidade Estadual do Ceará com o primeiro doutorado na região do Semiárido Cearense, o objetivo geral do programa na FAFIDAM/FECLESC, tem como foco formar pesquisadores qualificados e educadores capazes de compreender o fenômeno educativo em seus diversos determinantes socioculturais que incidem sobre o universo educacional, na escola, em seu entorno, e em organizações da sociedade civil, com vistas à atuação científica e transformadora no interior do Ceará, nas regiões do Vale do Jaguaribe, do Sertão Central e demais municípios do semiárido cearense, no Nordeste e no Brasil, na perspectiva da redução das desigualdades sociais e das assimetrias educacionais, e do fortalecimento do direito à educação e da escola pública de qualidade, inclusiva, sintonizada com os valores humanos e democráticos.

Viva, o primeiro curso de doutorado em educação do interior do Ceará, marco histórico de 2025 na FAFIDAM/UECE, seja bem-vindo!