NAAI/Uece lança Cartilha com Orientações para Acolhimento de Estudantes com Deficiência

23 de abril de 2025 - 08:33

O Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), lança cartilha intitulada “Orientações para Acolhimento e Apoio a Estudantes com Deficiência no Ensino Superior”, elaborada com o intuito de oferecer subsídios práticos aos docentes no processo de inclusão e promoção da acessibilidade pedagógica no âmbito da Uece.

Segundo a professora Marisa Aderaldo, coordenadora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade da Uece, o exemplar é uma forma de fortalecer a cultura de inclusão e garantir um ambiente acadêmico mais acolhedor e equitativo para os(as) estudantes com deficiência.

A cartilha busca fortalecer uma cultura institucional baseada na acessibilidade e na inclusão enquanto princípio de cidadania. Criar um ambiente educacional acessível é responsabilidade de toda a comunidade acadêmica, e cada docente pode ser agente dessa transformação.

A inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior vai além do cumprimento de normas; é um compromisso com a equidade e o respeito em que todos da Universidade têm um papel a cumprir: servidores, docentes e estudantes. Em especial, os professores também têm um papel essencial na construção de um ambiente acessível para garantir que todos os estudantes desenvolvam seu potencial.

Para apoiar esse princípio colaborativo, o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da Uece divulga a cartilha entre os muitos caminhos possíveis a explorar para a implementação de estratégias pedagógicas inclusivas, com o objetivo de orientar docentes em busca da eliminação de barreiras e assegurando a participação plena no ensino superior.

A acessibilidade deve ser entendida como um direito, não como concessão, de forma que a verdadeira inclusão deva ser planejada desde o início das atividades acadêmicas. As dificuldades enfrentadas por discentes com deficiência decorrem, em grande parte, de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais. O desafio está na transformação transversal e sistêmica do ambiente acadêmico para torná-lo acessível a todos.

Clique aqui e conheça a cartilha.