Mesa-Redonda Debate Educação Inclusiva em Instituições de Ensino Superior no Vale do Jaguaribe Vale do Jaguaribe, CE
29 de outubro de 2024 - 14:25
A Semana Universitária da FAFIDAM/UECE teve seu ponto alto com a mesa-redonda “Educação Inclusiva nas Instituições Públicas de Ensino Superior no Vale do Jaguaribe” realizada no auditório da instituição. A mesa-redonda, que ocorreu na manhã da quarta-feira (23) de outubro, reuniu representantes de diversas instituições, incluindo FAFIDAM, FECIL, IFCE (Limoeiro do Norte) e UFC (Russas), e destacou a importância da inclusão no ambiente acadêmico.
O professor José Marcos Rosendo de Souza, coordenador do NAAI, apresentou dados preocupantes sobre a participação de alunos com deficiência na FAFIDAM, alertando para as barreiras enfrentadas na busca por educação superior.
Franciele de Jesus Ferreira Leite, professora de Libras da FECIL, levantou questões sobre a baixa ou nula existência de Surdos dentro das universidades do Vale do Jaguaribe devido à falta de acessibilidade linguística e a formação de professores que possam enfatizar um ensino superior assertivo com o protagonismo Surdo.
A professora Renata Chastinet Braga, do IFCE, destacou que a falta de preparo das instituições para receber alunos com deficiência reflete na qualidade do ensino como um todo. “Se não estamos prontos para receber um aluno com deficiência, isso indica que não estamos prontos para atender a diversidade que existe entre todos os estudantes”, afirmou.
O professor Cândido Jorge de Sousa Lobo, diretor da UFC em Russas, enfatizou a importância da inclusão feminina nas ciências exatas, citando a evasão de alunos com deficiência como um problema que precisa ser abordado de forma urgente. Ele destacou iniciativas que podem ser implementadas para criar um ambiente mais acolhedor e acessível.
A mesa-redonda foi mediada pelo Prof. Dr. Francisco Ranulfo Freitas Martins Junior, que incentivou um diálogo aberto entre os participantes. O evento promoveu um espaço para reflexão e propostas concretas sobre como as instituições podem avançar na inclusão de alunos com deficiência, reforçando a necessidade de políticas públicas efetivas e um comprometimento conjunto das instituições de ensino.
O debate é parte de uma série de ações que visam não apenas a sensibilização, mas a implementação de medidas que garantam o acesso e a permanência de todos os alunos nas instituições de ensino superior do Vale do Jaguaribe. Com isso, os organizadores esperam contribuir para uma educação mais equânime na região.