Docentes do MAIE realizam Missão Acadêmica de Internacionalização (Edital 08/2023- FUNCAP) no Reino Unido, França e Inglaterra
7 de outubro de 2024 - 16:38
A comitiva composta por docentes do MAIE, tendo o Prof. Dr. José Ernandi Mendes e as Profas. Dras Claudiana Nogueira de Alencar, que também é do POSLA, e Sandra Maria Gadelha de Carvalho, coordenadora do MAIE, realizam de 20.09 a 09.10, Missão Acadêmica de internacionalização, prevista no Edital 08/2023- FUNCAP, em que a proposta que a coordenação do MAIE submeteu, foi contemplada. Na Inglaterra foram realizados trabalhos em três universidades (Univ. de Birmingham- UoB; Univ. do East Anglia – UEA; e Universidade de Exeter, com um seminário que aconteceu na Universidade de Salford, em Manchester). Além de apresentarmos trabalhos em eventos, ministramos oficinas, e tivemos reuniões para planejamento de atividades de nossos Convênios.
Em seguida, foram realizadas atividades com colegas professoras na França. Com uma colega do Grupo “Leitoras de Paulo Freire” – Université Paris VIII, e também na Université Lumière Lyon- II, com a qual já temos convênio e desenvolvemos atividades desde há 10 anos, com o Prof. Dr. Daniel Thin, do Curso de Sociologia. Por fim, nossa comitiva, se encontra na Espanha. Aqui, além de reuniões com o Prof. Ángel Espina, ministrará o Seminario Educação popular, universidade e gramáticas de resistência na Universidade de Salamanca – USAL.
No último mês de setembro, foi publicado Convênio entre a FUNECE ,com a referida Universidade, graças aos esforços do Prof. Luis Távora, que há quase um ano esteve na USAL e realizou junto com a Profa Jackeline Rabelo, reuniões junto a coordenação do MAIE, e o Prof. Ángel Espina. Este seminário e reuniões em Salamanca, já fazem parte do plano de trabalho para 2024. Muito trabalho, porém, já se vislumbram ampliações de parcerias e oportunidades para docente e doscentes, o que virá a fortalecer o nosso próximo Doutorado, do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino ( PPGEEN), recém aprovado!!
(Elaborado por Sandra Maria Gadelha de Carvalho – Coordenadora do MAIE)