Grupo de Estudos Transdisciplinares (GEST) da FAFIDAM promove Roda de Conversa “Respeito Linguístico” com a pesquisadora Profª Dra. Marta Scherre (UFES/UnB/UFRJ/CNPq/CAPES)
24 de setembro de 2024 - 15:14
Em 18 de setembro de 2024 (quarta-feira), no auditório da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Limoeiro do Norte, o Grupo de Estudos Transdisciplinares (GEST) realizou um evento para refletir sobre o português brasileiro, em forma de roda de conversa com o tema “Respeito Linguístico”, conduzida pela pesquisadora convidada Profª Drª Maria Marta Pereira Scherre. Contou com a parceria dos cursos de Pedagogia e de Letras e apoio da Pró-reitoria de Extensão da UECE (PROEX) e da FAFIDAM.
A pesquisadora, escritora, professora doutora convidada é graduada em Letras (PUC-MG, 1973 – campus de Coronel Fabriciano), mestre em Letras (PUC-RJ, 1978) e doutora em Linguística (UFRJ, 1988). É pesquisadora 1-B do CNPq, professora voluntária da UFES e membro dos grupos de pesquisa Peul-UFRJ, Geas-UnB e PortVix-Ufes. Atua na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, com os seguintes temas: variação linguística, mudança linguística, português brasileiro (PB).
A professora organizadora e mediadora foi a Drª Paula Pereira Scherre (coordenadora do GEST), do curso de Pedagogia da FAFIDAM/UECE, que também fez a apresentação da pesquisadora convidada trazendo um pouco de sua história de vida e da presença da diversidade linguística desde suas primeiras vivências na área rural em São Domingo das Dores/MG.
Foto 1 – Apresentação da história de vida da pesquisadora convidada Marta Scherre
Fonte: arquivo da assessoria de comunicação/FAFIDAM/UECE (2024)
O evento contou com momento cultural de voz e violão, promovido pela Profª Gardenia Barbosa e a bolsista de extensão Larissa Cardoso, e com a participação e a interlocução de discentes, de professoras de diversos cursos e da Drª Lucenir Chaves, diretora da FAFIDAM/UECE. Também foi realizado o sorteio do livro “DOA-SE lindos filhotes de poodle: variação, mídia e preconceito”, de autoria da pesquisadora e por ela presenteado.
Foto 2 – Momento cultural com a Profª Gardenia Barbosa
Fonte: arquivo pessoal da Profª Paula Scherre (2024)
Após o momento cultural, a Profª Marta Scherre conduziu a Roda de Conversa, que contou com a participação ativa de professores e estudantes presentes (em torno de 55 pessoas), com diversas observações e perguntas pertinentes, tendo em vista o tema gerador do encontro, o Respeito Linguístico.
Foto 3 – Fala da Profª Marta Scherre durante a Roda de Conversa
Fonte: arquivo pessoal da Profª Paula Scherre (2024)
Na conversa, foram retomadas as palavras da convidada sobre Respeito Linguístico: “O Respeito Linguístico é a convivência harmoniosa entre as diferentes formas de falar, seja no plano das diferenças entre as línguas, seja no plano das diferenças entre as variedades no interior de uma mesma língua. As diferenças linguísticas, em qualquer plano, incluindo o social, caracterizam grupos de falantes e são mecanismos identitários. Então, o Respeito Linguístico implica a capacidade de ouvir o outro com seus traços característicos, sem emissão de julgamento de valor, sem brincadeiras de mau gosto, sem o imperioso desejo de mudar a fala do outro, sem silenciamento da voz do outro, sem preconceito, sem intolerância, sem bullying” (Scherre, 2021, p. 117) .
Referência
SCHERRE, Maria Marta Pereira. Respeito Linguístico. In: ARNT, Rosamaria de Medeiros; SCHERRE, Paula Pereira (Org.) Dicionário: rumo à civilização da religação e ao bem viver. Fortaleza: EDUECE, 2021, v. 1, p. 117-120. Disponível: em:https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2021/12/Dicion%C3%A1rio-rumo-%C3%A0-civiliza%C3%A7%C3%A3o-da-religa%C3%A7%C3%A3o-e-ao-bem-viver-Vers%C3%A3oFinal.pdf. Acesso em: 5 de setembro de 2024.
Saiba mais:
Sobre a pesquisadora, acesse: http://lattes.cnpq.br/6129587291049735
Sobre o evento e download de artigos da pesquisadora, acesse: https://uece.br/eventos/respeitolinguistico.