Fichas catalográficas deverão ser elaboradas em formulário eletrônico

24 de julho de 2014 - 23:50 #

Por Equipe do Sistema de Bibliotecas da UECE

Os ‘Dados Internacionais de Catalogação-na-publicação’, ou, como ela é popularmente conhecida, ‘Ficha Catalográfica’ segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (2011, p. 2) é o “registro das informações que identificam a publicação na sua situação atual” através de uma representação descritiva do documento. Sendo regida no Brasil pelo código Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), criado após as intensas discussões de 1961, em Paris, provocada pela International Federation of Library Associations (IFLA) em parceria com a UNESCO em sua ‘Conferência Internacional sobre Princípios de Catalogação’ (CÓDIGO…, 2004), no qual foi profundamente estudado, traduzido e disseminado pelos professores, escritores e bibliotecários: Maria Luiza Monteira da Cunha, Abner Lellis Corrêa Vicentini e Antônia Motta de Castro Memória Ribeiro.

Como é um item obrigatório conforme descrito na NBR 14724 de 2011 da ABNT, com o intuito de aperfeiçoar, agilizar, disseminar e propagar melhor o serviço de elaboração das fichas catalográficas inseridas nos Trabalhos de Conclusões de Cursos (TCC’s), o Sistema de Bibliotecas da UECE (SIBUECE) criou a automatização do serviço, sendo disponibilizado para toda comunidade acadêmica ‘Ueceana’, através de um formulário eletrônico disponibilizado no site do SIBUECE (http://www.uece.br/biblioteca), conforme exposto nas diretrizes de entrega de trabalhos acadêmicos (http://www.uece.br/biblioteca/ index.php/entrega-de-trabalho).

Formulário simples e prático que, ao final de seu preenchimento e envio o usuário recebe na hora a ficha pronta para ser inserida dentro do trabalho (gerada em formato .pdf). É só salvar o arquivo, abri-lo, em seu programa original, clicar no item ‘editar’, depois em ‘tirar instantâneo’, selecionar a ficha em seguida, com um zoom da página de 100% a cima (para melhor nitidez do texto) e imediatamente colar no espaço indicado dentro do trabalho. No formulário de preenchimento foi inserido um link remetendo ao Tesauro (dicionário de termos técnicos controlados) para auxiliar na escolha dos descritores de assunto (de no mínimo 03, máximo de 05 itens) elaborado pela USP. Existem vários, alguns de assuntos gerais, outros de áreas específicas, como por exemplo:

a)      a base WEBTHES do Senado Federal

(http://legis.senado.gov.br/webthes/);

b)      a base do INEP na área da educação

(http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1);

c)      a base DeCS da BVSM na área da Saúde

(http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgi-bin/decsserver/decsserver.xis&interface_language=p&previous_page=homepage&previous_task=NULL&task=start);

d)     a base jurídica do Supremo Tribunal Federal

(http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarVocabularioJuridico.asp) dentre outros.

A utilização dos Tesauros tem muitíssimo importância para uniformidade eficiente dos termos empregados, evitando assim termos inexpressivos, inexistentes ou inadequados. Para melhor auxiliar no preenchimento, em breve o SIBUECE estará lançado um tutorial onde estará demonstrando e ensinando o passo-a-passo de todo o processo.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 

CÓDIGO de catalogação anglo-americano. Direção de The Joint Steering Commitee for revision of AACR. Tradução da Federação Brasileira de Associações de bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. 2.ed., ver. São Paulo: FEBAB; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. Disponível em: <http://www.unifai.edu.br/upload/aula/AACR2.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2014.