Projetos concluídos

11 de junho de 2014 - 18:52


Período

Título

2010 – 2010

Metodologia e Oficina de Instrumentos Didáticos em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Natureza

Outra

Coordenador (a)

Carlos Rochester Ferreira de Lima

Descrição

O curso está voltado para as questões relacionadas a implementação da Lei 10.639/03

Integrantes

 

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

2011 – 2012

MELHORIA DA APRENDIZAGEM NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO: AVANÇOS, LIMITES E PERSPECTIVAS DO PIBID NO CENÁRIO DA AVALIAÇÃO CENSITÁRIA

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Isabel Sabino de Farias

Descrição

O estudo visa a avaliar a implantação do  Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) em escolas estaduais de ensino médio, buscando perceber sua interface com a melhoria do ensinar e do aprender em escolas de ensino médio com baixo desempenho em avaliações censitárias, a partir de um levantamento qualitativo envolvendo os próprios sujeitos envolvidos no programa

Integrantes

José Eudes Baima Bezerra

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

07

 

Período

Título

2005 – 2007

Profissão Professor: políticas e memórias (PROPEM)

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Isabel Sabino de Farias

Descrição

O projeto integrado de pesquisa Profissão Professor: políticas e memórias (PROPEM), iniciativa de interesse institucional, é encaminhado por componentes do Grupo de Pesquisa Política Educacional, Docência e Memória . Esta equipe vem desenvolvendo estudos sobre política educacional com ênfase no professor, sua formação e prática pedagógica (Edital universal 2001 e 2002). A proposta apresentada constitui-se desdobramento dessas iniciativas ao destacar a profissão docente como tema de política educacional, aqui entendida como resultado não somente da ação estatal mas também do papel exercido pelos outros atores envolvidos em sua condução (VIEIRA, 2000). A intenção é estudar aspectos diversos da profissão docente no Ceará (formação, instituições de formação, carreira, condições de trabalho, idéias e práticas) a partir da década de 1930, examinando seus contornos em diferentes momentos da história da educação no Estado. A literatura sobre a profissão docente destaca que muitos dos problemas enfrentados no passado ainda constituem dificuldades do presente (NÓVOA, 1991a, 1991b, 1995; VEIGA, 1998; BUENO, CATANI e SOUSA, 1998). Em investigação sobre a história da educação cearense VIEIRA (2002, p. 388) chama atenção para este fato ao dizer que denúncias e dificuldades ressaltadas nas políticas educacionais do passado não parecem diferir dos resultados de estudo recente realizado por Mamede (2000) sobre a formação, a prática, as condições de vida e trabalho de professoras cearenses em nove cidades do Ceará. A criação de instituições de formação constitui-se marco do processo de profissionalização da atividade docente (NÓVOA, 1991) ao produzir e reproduzir um corpo de saberes e um sistema de normas da profissão (…) Mais do que formar professores, as escolas normais produzem a profissão docente, contribuindo para a socialização dos seus membros e para a gênese de uma cultura profissional. O registro dos tons que as diretrizes educacionais de determinados momentos histórico.

Integrantes

José Eudes Baima Bezerra / Maria Gláucia Menezes de Albuquerque / Sofia Lerche Vieira / Adriana Balby Carvalho/ Ana Ignêz Belém Lima Nunes/ Antônio Germano Magalhães Júnior/ Delane Lima Nogueira / Victória Régia Bezerra de Menezes / Susiany Bento da Silva Oliveira / Nívea da Silva Pereira.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

07

 

 

Período

Título

2003 – 2004

Pesquisa Levantamento Custo-aluno/ano em Escolas de Educação Básica que Oferecem Condições para Oferta de um Ensino de Qualidade.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Sofia Lerche Vieira

Descrição

O estudo, de abrangência nacional, é uma iniciativa do INEP/MEC. Tem como finalidade analisar os principais componentes do custo-aluno em uma amostra intencional de 120 escolas localizadas nos estados de GO, BA, RS, AC, MG, PA, SP, PI, CE e PR, assim como as principais características organizacionais e de gestão que possam estar relacionadas com a qualidade do ensino. A intenção é estabelecer um padrão básico de escola que indique elementos analíticos que permita aos gestores governamentais planejar e implementar de maneira mais eficiente às políticas do setor educacional. No Ceará a iniciativa envolve 12 escolas da educação básica (urbana/rural), sendo coordenada pela professora Sofia Lerche Vieira.

Integrantes

José Eudes Baima Bezerra/ Eloísa Maia Vidal / Maria Gláucia Menezes de Albuquerque/ Isabel Sabino de Farias / João Batista Carvalho Nunes / Adriana Balby Carvalho / Justo Pereda / Humberto Carmona -/ Maria Tereza Valdez

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

1999 – 1999

Projeto de Pesquisa Eleição para Diretor: O Que Mudou na Escola Pública.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador(a)

Sofia Lerche Vieira

Descrição

Investigação de tipo qualitativo acerca das mudanças operadas na escola pública estadual do Ceará a partir do advento da escolha dos diretores através de eleições, abordando o período que vai do primeiro pleito em 1995, até o fim da primeiro mandato dos eleitores então eleitos, findado em 1998, por meio de entrevistas e observação das escolas e de seus entornos nas macroregiões do estado..

Integrantes

José Eudes Baima Bezerra / Maria Gláucia Menezes de Albuquerque/ Irenice de Oliveira Campos / Kelma Socorro Lopes de Matos / Marcília Chagas Barreto/ Maurício Holanda Maia / Sílvia Helena Vieira Cruz / Zuleide Fernandes de Queiroz / Bernadete de Sousa Porto / Josete de Oliveira Castelo Branco Sales.L

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

1997 – 1998

Projeto de Pesquisa Estado e Política Educacional: Tendências Emergentes no Brasil e no Ceará (1985-1990)

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Sofia Lerche Vieira

Descrição

Análise das políticas educacionais que se afirmaram nas esfera governamentais em níveis federal e estadual (Ceará), no período que, no projeto, se denominou “tempos de transição”, entre 1985 e 1990, a partir da análise dos documentos oficiais da época, abrangendo as diversificadas áreas da ação educacional do Estado..

Integrantes

José Eudes Baima Bezerra / Francisco Carlos Araújo de Albuquerque/ Inês Cristina de Melo Mamede / Ana Maria de Carvalho / Eloísa Maia Vidal / Francisco de Assis Francelino Alves/ Maria Gláucia Menezes de Albuquerque/ Maria Margarete de Carvalho Braga / Maria Socorro de Lima.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

2012 – 2013

EDUCAÇÃO E SUJEITOS SOCIAIS: DENÚNCIAS E ANÚNCIOS NO CONTEXTO DO AGRONEGÓCIO

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

José Ernandi Mendes

Descrição

Sob a supervisão do prof. Michael Löwy, o projeto de pós-doutorado teve como objetivo compreender os fundamentos das práticas educativas nas lutas dos movimentos sociais dentro e fora da escola no contexto do agronegócio na região do Baixo Vale do Jaguaribe..

 

Integrantes

 

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

 

 

Período

Título

2010 – 2012

O LUGAR DA ESCOLA PÚBLICA NA SOCIEDADE: POLÍTICAS, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

José Ernandi Mendes

Descrição

PROJETO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC – FUNCAP – PROVIC.

Integrantes

Francisca Elle da Fonseca Freitas / Betânia Cristina de Lima / Francisco Fábio da Silva

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

 

 

Período

Título

1990 – 1991

Consciência de Classe do Movimento Sindical Cearense

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

José Ernandi Mendes

Descrição

Pesquisa sobre a história do movimento sindical no estado do Ceará de 1930 a1990.

Integrantes

José Ferreira de Alencar

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

2005 – 2007

O PLANEJAMENTO DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º E 2º CICLOS): DOS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DOS PLANOS À PEDAGOGIA QUE SUBJAZ AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Maria Auricélia Gadelha Reges

Descrição

 

 

Integrantes

MARIA DA PAZ CAVALCANTE / MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA / SAMPAIO, M. L. P. / ROCHA, V. M. L. C.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

 

 

 

Período

Título

2010 – 2011

TRAJETÓRIA DE ESCOLARIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E A REPRESENTAÇAO SOCIAL DO “SER PROFESSOR”.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Marly Medeiros de Miranda

Descrição

 

 

Integrantes

 

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

 

 

Período

Título

2012 – 2012

Pesquisa Diagnóstica das Ações de Alfabetização e EJA no Estado do Ceará – Macrorregião Litoral Oeste – Baixo Jaguaribe

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

JOSÉ ERNANDI MENDES(UECE)

Descrição

A pesquisa objetivou realizar um diagnóstico das políticas, projetos e ações de alfabetização e educação de adultos no Estado do Ceará identificando quais iniciativas têm se mostrado adequadas as demandas e realidades locais, bem como os obstáculos e desafios ainda presentes a garantia do direito à educação aos jovens e adultos, vislumbrando possíveis iniciativas que contribuiriam a sua superação. A equipe desenvolveu o trabalho na Macroregião Litoral Oeste- Baixo Jaguaribe..

Integrantes

Sandra Maria Gadelha de Carvalho / ELENICE RABELO COSTA / João Paulo Guerreiro / Leide Carla Freitas Nunes / Tãnia Batista / Mônica Emanuela Nunes Maia / João Alexandre.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

 

 

Período

Título

2010 – 2011

A Educação de Jovens e Adultos no Vale do Jaguaribe: Políticas, concepções e ações 1960 a 2010.

Natureza

Pesquisa

Coordenador (a)

Sandra Maria Gadelha de Carvalho

Descrição

A pesquisa se dá no âmbito do Laboratório de Estudos da Educação do Campo-LECAMPO, coordenado pela Profa. Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho, do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia D. Aureliano Matos-FAFIDAM, campus da Universidade Estadual do Ceará UECE, na Cidade de Limoeiro do Norte- CE, que faz parte do Vale do Rio Jaguaribe. Tem-se como objetivo resgatar a história da Educação de Jovens e Adultos EJA, na região jaguaribana, através das ações da sociedade civil, incluindo-se Organizações Não Governamentais- ONG!s , movimentos sociais ,entre outros, bem como registrando as políticas, programas que aconteceram no período das últimas cinco décadas. Busca-se revelar as concepções subjacentes à EJA e suas relações com o tipo de iniciativa oferecida ou construída pela sociedade, levantarndo, identificando e recuperarando os registros escritos e orais sobre as políticas e ações desenvolvidas na EJA, a partir dos atores da sociedade civil que atuam na área, Foi iniciada integrando a pesquisa A EJA no Ceará:incursões na história das políticas, concepções e ações (1969-2009) desenvolvida na Universidade Federal do Ceará-UFC, sob a Coordenação Geral da Profa Phd Eliane Dayse Pontes Furtado. Atualmente tem prosseguimento de forma colaborativa, compondo o grupo que atua na pesquisa História e Memória da EJA no Ceará: resgatando fontes para o Núcleo de Referência do Ceará, sob a Coordenação da referida Profa PhD Eliane D. P. Furtado/UFC. Busca-se através deste projeto contribuir com a criação e implementação de um Núcleo de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ceará, como integrante do Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Região Nordeste. O núcleo abrangerá resultados de projetos de pesquisa e extensão, coordenados pela Universidade Federal do Ceará, envolvendo uma rede de parceiros no Estado, que abrange a Universidade Estadual do Ceará-UECE, nos campi Itaperi (Fortaleza) e FAFIDAM (Limoeiro do Norte), os Fóruns de.

 

Integrantes

COSTA, Maria Elioneide de Souza / ALMEIDA,João Paulo Guerreiro de / OLIVEIRA, Camila Dayse de / ELENICE RABELO COSTA/ RITA SUSE DIÓGENES / Márcia Silva dos Santos.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

06

 

 

Período

Título

2004 – 2008

Educação do Campo: as políticas compensatórias e a educação de jovens e adultos

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC)

Descrição

pesquisa tem por objetivo olhar de perto a EJA nas escolas rurais, analisando como o ensino regular desta modalidade, os programas, projetos ou experiências, tratam o currículo, suas práticas discursivas e seus aspectos educativos e organizativos ligados às especificidades da vida rural, situando-o em sua dimensão histórica. Buscamos analisar sua construção no espaço real das comunidades e a possibilidade de reescrevê-lo a partir dos significados atribuídos à vida e aos saberes daquela população. Levantaremos as características específicas do ensino fundamental de EJA que está sendo praticado, das políticas, programas, projetos ou experiências, incluindo: a) o problema que aborda, b) a abordagem, a metodologia ou estratégia utilizada, c) a população envolvida e suas características, d) as instituições e atores participantes, e) o impacto e os efeitos esperados no currículo e na vida dos estudantes. A investigação que se pretende realizar focaliza o universo do ensino fundamental e a alfabetização de jovens e adultos em Municípios circunvizinhos a Fortaleza que além de oferecem a EJA no ensino fundamental oficial, aderiram às políticas públicas de EJA (Brasil Alfabetizado, PRONERA, Alfabetização Solidária, Recomeço, entre outros) e por se apresentaram como municípios com gestões caracterizadas como dinâmicas no que diz respeito á educação.O estudo será realizado em municípios nas proximidades de Fortaleza que fizeram parte da pesquisa anterior e que aderiram ao Programa Brasil Alfabetizado e/ou tenham convênio com a Secretaria de Educação. Serão utilizados procedimentos que visem apreender a dinâmica da realidade, as atividades cotidianas dos atores envolvidos destacando-se: estudo dos dados secundários existentes nas secretarias de educação, INCRA, ONGS, observação participante, entrevistas individuais e grupais, fragmentos de histórias de vida, dinâmicas grupais e grupos de discussão..

Integrantes

Sandra Maria Gadelha de Carvalho

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

05

02

01

Período

Título

2002 – 2003

Educação e as Políticas Compensatórias no Espaço Rural: O Cédula da Terra e o INCRA no Ceará

Natureza

Pesquisa

Coordenador (a)

Eliane Dayse Pontes Furtado(UFC)

Descrição

A partir de pesquisas anteriores acerca da educação em áreas de assentamentos rurais, elaborou-se as questões motivadoras da pesquisa : que contribuição tem dado a educação no campo, ou tem sido dela exigida, para o processo de viabilização das unidades produtivas, que no discurso é uma das alternativas de combate a pobreza rural? Como trabalhadores rurais, com baixo nível de escolarização, seduzidos a se transformarem em proprietários rurais, assumiram a responsabilidade pela emancipação dessas unidades produtivas se os programas não consideram em seu bojo a educação? Isto reflete mecanismos impostos pela sociedade capitalista e eqüivale também à crise do modo de organização do trabalho do homem do campo, que oscila entre o desejo da mudança e a resistência, em defesa de necessidade e sobrevivência, embutida no discurso da sustentabilidade. Não é preciso insistir sobre o papel da educação do campo neste contexto complexo, com um índice de analfabetismo e exclusão elevados. É importante revelar o mito criado pelo neoconservadorismo, presente nos discursos de equidade como elemento de gestão de uma escola democrática e cidadã, carregada de uma visão liberal de igualdade. Esta discussão está apoiada nos teóricos críticos Giroux & Simon (1994), Apple (1994) e McLaren (1997), os quais alertam sobre o pensamento educacional conservador como modelo inquestionável pelas estruturas de poder, reforçando o mito da privação cultural diante da justiça social. Buscamos verificar se os agricultores (e suas famílias) das unidades produtivas do Programa Cédula da Terra e do INCRA, uma de cada em duas diferentes regiões, no Estado do Ceará, têm acesso à uma educação voltada aos seus interesses, `a gestâo de suas unidade produtivas, à preservação do meio ambiente, à democratização e ao desenvolvimento

Integrantes

 

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

04

01

 

Período

Título

2001 – 2003

A Educação no Campo: um desafio no contexto dos assentamentos rurais do Ceará

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Eliane Dayse Pontes Furtado(UFC)

Descrição

A participação na pesquisa subsidiou a investigação de doutoramento acerca do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA(MDA/INCRA-CE) em que se buscou compreender a possibilidade de construção de uma política pública de educação do campo para jovens e adultos, desde a pressão e trabalho conjunto dos movimento sociais e aparelho estatal, analisando a relação entre estado e sociedade civil. O lócus da pesquisa foi o Assentamento Santa Bárbara. no Município de Caucaia-Ce. No âmbito maior da pesquisa objetivou-se analisar o processo educativo desenvolvido em assentamentos rurais, focalizando além da Educação de Jovens e Adultos EJA, o ensino fundamental. Foram alvo de análise o currículo, os saberes, e a formação de educadores. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, um estudo etnográfico e observacional, pois a pesquisa se desenvolveu ao mesmo tempo que um projeto de extensão, em que se deu a intervenção educativa em EJA. A metodologia incluiu os instrumentos: dinâmicas de entrosamento, visitas domiciliares, conversas informais, observações, entrevistas. Pretendeu-se conhecer a realidade da educação no campo para contribuir na elaboração de políticas públicas que possam oferecer , uma educação específica e diferenciada que contemple a identidade do meio rural, sua cultura e lutas envidadas. A educação para ter sentido e consonância com seus reais objetivos necessita incorporar o universo de experiências das pessoas nas disciplinas e atividades oferecidas pela escola para que elas sejam sujeitos participantes dos processos produtivos da sua realidade. Em que pese constatar-se um desrespeito à realidade do campo, com escolas precárias e significativos índices de evasão o PRONERA, mostrou-se como possibilidade de construção de uma política diferenciada, posto que foi resultado da ação dos movimentos sociais do campo e manteve sua representatividade em todas as instâncias deliberativas. Depois de analisados e confrontados com as falas e práticas das pr.

Integrantes

Sandra Maria Gadelha de Carvalho.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

05

02

01

Período

Título

2001 – 2002

Elaboração de uma Metodologia de Monitoramento Contínuo do Impacto do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF)-Crédito a Partir de Informações dos Beneficiários.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Eliane Dayse Pontes Furtado(UFC)

Descrição

Esta pesquisa extendeu-se em todas as regiões do Ceará, foi realizada através do edital 001 do Projeto de Cooperação Técnica PCT IICA- MDA/SAF e realizada neste Estado pela UFC através do Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará (CETREDE) e coordenada por José Ribamar Furtado de Souza e Eliane Dayse Pontes Furtado (coordenadora pedagógica). Teve como objetivo avaliar os impactos do desempenho do PRONAF nos seus aspectos econômico, social e ecológico. Pretendia-se a elaboração de um método de monitoramento contínuo que permitisse avaliar a operacionalização e os impactos do PRONAF-CRÉDITO na sua linha de CRÉDITO para os agricultores familiares dos diversos tipos A, B, C e D, mostrando-se necessário entrevistá-los diretamente, realizando-se pesquisa comparativa entre os que receberam o PRONAF-CRÉDITO (H1) no ano de 2001 e os agricultores familiares que nunca receberam o PRONAF-CRÉDITO, preferencialmente “vizinhos” dos que receberam.

Integrantes

Sandra Maria Gadelha de Carvalho / / SOUZA, José Ribamar de – Integrante / Fabrina Pontes Furtado.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

03

03

Período

Título

2001 – 2001

Avaliação estadual do Programa Cédula da Terra.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Eliane Dayse Pontes Furtado (UFC)

Descrição

Realizou-se pesquisa avaliativa em todo o Estado do Ceará, buscando-se identificar a existência ou não de impactos econômicos e sociais nos assentamentos rurais participantes do Programa Cédula da Terra. Através da aplicação de questionários e entrevistas qualitativas pode-se identificar alguns pontos positivos, mas sobretudo os desafios e obstáculos enfrentados pelos assentados na implementação deste tipo de reforma agrária..

Integrantes

Sandra Maria Gadelha de Carvalho / SOUZA, José Ribamar de.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado