Curso de Pedagogia realiza mesa-redonda sobre Política e Gestão da Educação no Estado do Ceará: organização, planejamento e avaliação no ensino médio

26 de abril de 2018 - 16:52

Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de abril de 2018, no auditório da FAFIDAM, ocorreu uma mesa-redonda sobre “Política e Gestão da Educação no Estado do Ceará: organização, planejamento e avaliação no ensino médio”. Foi uma iniciativa do curso de Pedagogia da FAFIDAM no âmbito das comemorações dos 50 anos do referido curso.

Primeiramente foi composta a mesa de abertura com a participação do diretor da FAFIDAM, João Rameres Regis, da professora do curso de Pedagogia, Izandra Falcão, da coordenadora do Crede/10 – Russas, Maria Jucineide da Costa Fernandes e a diretora da E. E. M. Lauro Rebouças de Oliveira, Izaura Fernandes Feitoza.


Em seguida, o diretor da FAFIDAM destacou a importância do evento para pensar sobre as políticas de gestão das escolas e, também, da Universidade no Vale do Jaguaribe.

O diretor aproveitou para noticiar que foi autorizado o recurso do Governo do Estado para o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) da FAFIDAM.

Seguindo o evento, a professora Izandra Falcão fez uma apresentação inicial dos trabalhos acadêmicos abordando a importância da engrenagem do Estado e a política do Estado para a Educação e de como a gestão coloca toda essa diretriz e orientação para funcionar. Lembrou que a iniciativa da mesa começou dentro de um debate em duas disciplinas, “Gestão e Avaliação” e “Estrutura e funcionamento do Ensino Médio”.

Iniciaram-se as palestras das demais participante, que abordaram as seguintes temáticas: Concepção de Gestão Educacional e Escolar, o processo de implementação do Planejamento Educacional e Escolar (PEE) e as formas de avaliação, seus resultados e uso para a gestão da educação e para a gestão pedagógica, trazendo ainda os avanços e desafios do Ensino Médio na Região Jaguaribana.

A palestra inicial foi proferida pela professora Maria Jucineide, abrangendo o Estado do Ceará. Logo em seguida, a professora Izaura Fernandes também explanou sobre o tema, especificando o caso da E. M. M. Lauro Rebouças de Oliveira, do município de Limoeiro do Norte.


O evento foi finalizado com uma rodada de perguntas dos espectadores às palestrantes, mediadas pela professora Izandra Falcão.