II Encontro de Extensão da FAFIDAM – 5 a 7 de dezembro

27 de novembro de 2017 - 23:17

Nos dias 5 a 7 de dezembro, será realizado, na FAFIDAM, o II Encontro de Extensão da FAFIDAM, cujo tema é: Paulo Freire (1997-2017): extensão dialógica e popular para a transformação social.

Acesse o site do evento para se inscrever.

Este evento dá continuidade ao I Encontro ocorrido em 2015, reveste-se de importância, à medida que tem como objetivo propiciar o compartilhamento das ações e resultados alcançados nos projetos de extensão da FAFIDAM, tanto no âmbito da universidade, quanto da sociedade, instituições e movimentos sociais participantes.

Nesta edição, presta-se homenagem ao grande educador Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, no ano em que se completa duas décadas de seu falecimento. Paulo Freire, organizou um dos primeiros centros de extensão do Nordeste e do Brasil, ao final dos anos de 1950, início dos anos 1960, na então Universidade de Pernambuco, atual Universidade Federal de Pernambuco. A partir das ações extensionistas que desenvolveu, Paulo Freire, realizou pesquisas sobre novos métodos de educação de adultos, os quais marcaram a educação brasileira e posteriormente, se ampliaram em novas teorias da educação, constituindo a Educação Popular e a Pedagogia do Oprimido direcionada a formação para a transformação social. Hoje, seu nome ilustra mais de 100 centros de pesquisa no mundo, recebeu mais de 26 títulos de doutor Honoris Causa, nas mais conceituadas universidades internacionais e o livro Pedagogia do Oprimido alcançou a tradução em cerca de 26 idiomas. Paulo Freire nos inspira para uma extensão que transforme a sociedade em um constante diálogo com os setores populares na produção de novos conhecimentos.

No campus da FAFIDAM/UECE, desde o ano de 1997, vem se ampliando as ações de extensão, destacando-se, inicialmente a área de educação de jovens e adultos, educação do campo e formação de educadores e professores, em parcerias com a Secretaria de Educação Básica do Ceará (SEDUC), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeituras Municipais da Região Jaguaribana e Movimentos Sociais.

No ano de 2017, destaca-se o incremento sem precedentes das ações extensionistas. Vem se desenvolvendo quinze (15) projetos de Extensão, assim distribuídos: seis (6) no curso de Pedagogia, três (3) no Curso de Química, dois (2) no Curso de História e nos cursos de Geografia, Biologia, Letras e Matemática, um (1) projeto em cada. Entre estes, 5 compõem o Programa “Educação do Campo, escola e organização da cultura: vivências e conhecimentos para a emancipação humana”, o qual envolve os Cursos de Pedagogia, História e Geografia e está participando na organização do evento.

Espera-se durante o encontro fortalecer o diálogo entre os projetos de extensão. Assim os coordenadores e bolsistas envolvidos estão convidados a apresentar seus projetos organizados em três eixos de ação:

  • Eixo 1: água, terra, território e Educação do campo.
  • Eixo 2: memória, gênero e escola.
  • Eixo 3: linguagem, arte e formação docente.

Além das reflexões e apresentações ocorrerão, palestras, mini-cursos e oficinas, feira de transição agroecológica, visita de campo, exposições de banners e lançamentos de livros.

Como forma de contribuir com duas comunidades, na inscrição do evento será requisitado um quilo (1 kg) de alimento e uma taxa de cinco reais para estudantes e dez para professores.

Será fornecido certificado de 40 horas.

O Evento conta com o apoio do Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE/FAFIDAM-FECLESC), do Movimento 21, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do Acampamento José Maria do Tomé e apoio de professores e estudantes do IFCE e UFERSA.

Frente a um contexto, no qual o Governo Federal ameaça as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) com cortes orçamentários, e forças conservadoras se opõem à autonomia universitária, as ações, projetos e programas de extensão constituem-se um campo de resistência e fortalecimento destas instituições, através de sua inserção social e da profícua troca de saberes, enriquecedora dos processos formativos e possibilitadora de transformações na sociedade. Nesta direção, se insere o II Encontro de Extensão da FAFIDAM.

Esperamos a presença de todos e todas!

PROGRAMAÇÃO

DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2017 (TERÇA-FEIRA)

Manhã:

8h – Feira de transição agroecológica: (Pátio de entrada da FAFIDAM)

  • Bazar solidário
  • Exposição: Paulo Freire: vida e obra (Corredor cultural do RU)

10h – Roda de conversa: Greve Nacional!! O desmonte do Estado Brasileiro: nenhum direito a menos!!

Tarde:

13h30 – Auditório da FAFIDAM

  • Dia Nacional de Paralisação!! Greve Geral!!
  • Contra a Reforma da Previdência! E em defesa dos direitos!!
  • Auditorias/ FUNECE: por quê e para quê?
  • Presentes: ANDES Sindicato Nacional/SINDUECE, CSP-Conlutas, Frente do Povo Sem Medo! Centros Acadêmicos da FAFIDAM, MST.

Noite:

19h00 – Solenidade de abertura do evento: Mística do MST

Mesa de abertura:

  • Pró-Reitor de Extensão: Prof. Dr. Fernando Roberto Ferreira Silva
  • Diretor da FAFIDAM: Prof. Dr. Rameres Regis
  • Coordenação do Encontro: Profa. Dra. Sandra Maria Gadelha de Carvalho
  • Coordenadores/as dos projetos de Extensão da FAFIDAM

20h – Tema de abertura: Paulo Freire: extensão dialógica e popular para a transformação social

  • Profa. Dra. Eliane Dayse Pontos Furtado
  • Prof. Dr. José Ernandi Mendes
  • Prof. Dr. Fernando Roberto Ferreira Silva

DIA 06 DE DEZEMBRO (QUARTA-FEIRA)

Manhã:

7h30 às 10h30 – Oficinas e mini-cursos

Tarde:

13h30 às 16h (saída e chegada em frente da FAFIDAM)

  • Visita ao Acampamento José Maria do Tomé

Noite:

Local: RU da FAFIDAM

18h30 – Lançamento de livros

19h – Mesa redonda I: Água, terra, território e educação do campo


DIA 07 DE DEZEMBRO (QUINTA-FEIRA)

Manhâ:

7h30 – Exposição dos posteres (Corredor cultural do RU)

8h30 – Mesa redonda II: Memória, gênero e escola

Tarde:

14h – Mesa redonda III: Linguagem, arte e formação docente

Noite:

19h – Coral Vozes da FAFIDAM

19h30 – Palestra de encerramento: A extensão como articulação entre ensino e pesquisa na universidade pública. Profa. Dra. Claudiana Alencar Nogueira.

Acesse o site do evento para se inscrever.