III Colóquio de Ensino de Geografia foi realizado na Fafidam nos dias 17, 18 e 19 de outubro

1 de novembro de 2017 - 19:49

O III Colóquio de Ensino de Geografia ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de outubro na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) e que teve como tema Formação de professores e a reforma do ensino médio: desafios e perspectivas.

Foi organizado pelo curso de licenciatura em Geografia e disponibilizou aos seus participantes quatro mesas-redondas, duas oficinas, uma roda de conversa e um café geográfico (espaço artístico para música, recitação de poesia e exposição de fotografias). O intuito foi o de contribuir para a formação dos estudantes graduandos e dos professores graduados e o de dialogar sobre os desafios e perspectivas da docência.

O Colóquio também contou com a participação de professores convidados de algumas escolas públicas estaduais e de professores dos outros cursos da FAFIDAM para a promover o esclarecimento de dúvidas e colaborar para o sucesso das discussões acerca das temáticas de cada momento.

A abertura do evento, realizada na noite do dia 17, foi presidida pelos professores: João Rameres, diretor da FAFIDAM; Manoel Gedeon Carneiro, coordenador do curso de Geografia; Lúcia Helena, professora do curso de História; e Levi Nascimento, representante dos estudantes do curso Geografia.

Logo após a abertura, aconteceu a mesa redonda Formação de Professores e a Reforma do Ensino Médio: desafios e perspectivas, com a participação da professora do curso de história Lúcia Helena e manoel Gedeon carneiro, professora do curso de Geografia.

No segundo dia do evento, 18/10, ocorreram as oficinas e a roda de conversa. Nesta última, foram apresentados os resultados positivos do desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial e continuada de professores. Assim, a atividade trouxe as contribuições do programa segundo a visão de professores supervisores e alunos integrantes. Foram convidados para dialogar sobre o assunto: Silvia Helena, supervisora do PIBID de Letras da E.E.M Arsênio Ferreira Maia, e Andréa Cirlane, coordenadora da E.E.F. Inácio de Barros Neto e ex-pibidiana de Geografia. Silvia Helena ressaltou que o PIBID oportunizou o retorno de professores licenciados à universidade para participar de reflexões acerca do magistério e de experiências que contribuíram para o aperfeiçoamento de sua formação. No tocante às contribuições para os bolsistas, Andréa Cirlane declarou que o programa viabiliza a elevação na qualidade da formação inicial de professores e possibilitou uma aproximação entre educação superior e educação básica.

Neste mesmo dia, a noite, foi oferecida a mesa redonda “Implicações das mudanças na BNCC nos currículos de Geografia na Educação Básica”, composta por Camila Pereira, professora da FAFIDAM, e Natanael Nunes, ex-aluno do curso de Geografia e professor efetivo da rede municipal de Russas. A mesa foi mediada por Sérgio Monteiro, estudante do curso de Geografia.

Camila Pereira proferiu sua fala pautada na análise de alguns aspectos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial aos aspectos que compõem a disciplina de Geografia. Segundo a professora, “essa mudança curricular parte da premissa de que essa disciplinarização não é suficiente para o ensino”. No que tange essa nova proposta, “há mais uma mudança nas nomenclaturas do que nas próprias propostas”. A professora apresentou, ainda, a real justificativa na qual é pautada essa proposta da BNCC, neste caso, uma tentativa de democratização do ensino.

O segundo palestrante, Natanael Nunes, introduziu sua fala contando um pouco de suas vivências enquanto professor de geografia, a realidade da sala de aula e se deteve em realizar um comparativo entre a matriz curricular de Russas – a qual é, de certo modo, obrigado a seguir como modelo – e a BNCC.

No último dia do evento, foi oferecida a mesa redonda de encerramento intitulada “Consequências econômicas da reforma do ensino médio” a qual teve como debatedores Manoel Gedeon Carneiro, professor do curso de Geografia, e Eudes Baima, professor do colegiado de Pedagogia. A primeira fala foi proferida pelo professor Eudes, em que se deteve a uma análise geral da crise financeira do nosso país, assim como outros que também comungam dessa mesma realidade. Adiante, o professor explicou como está estruturado a BNCC em relação ao ensino médio. Segundo ele, “a reforma do ensino médio será pautado nas escolhas dos alunos”, ou seja, segundo essa nova perspectiva de ensino o estudante terá autonomia sobre a escolha dos conteúdos a serem aprendidos, não em sua totalidade, mas parcialmente, tendo em vista a obrigatoriedade de algumas matérias vistas como essenciais.

Para fechar a discussão, o professor Gedeon se deteve em discutir, em linhas gerais, sobre a educação da classe trabalhadora versus o capitalismo, tendo em vista que o Brasil vive imerso em desigualdades sociais. Centrou sua fala na discussão que gira em torno da seguinte pergunta: “como está esse mercado de trabalho?”. Neste caso, o professor discorreu em como o mercado está estruturado para receber esses estudantes que serão formados tendo como base a nova BNCC. Após as discussões, foram abertas as seções de perguntas para o público.

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