Curso de Geografia da Fafidam realiza aula de campo com foco na redução da pegada de CO²

10 de junho de 2025 - 14:41

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, o curso de Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), promoveu uma aula de campo com foco na sustentabilidade e na formação acadêmica integrada. A atividade percorreu o Planalto da Ibiapaba, o Parque Nacional de Ubajara (CE) e o Parque Nacional de Sete Cidades (PI), destacando-se como uma iniciativa alinhada ao Plano Descarboniza UECE, no âmbito da campanha global Race to Zero.

Com o objetivo de mitigar a pegada de carbono associada à atividade, os professores Humberto Marinho, Leandro Almeida e Sérgio Pinheiro articularam a participação conjunta de suas turmas em um único transporte disponibilizado pela universidade. Essa ação de logística integrada possibilitou a otimização do uso de recursos, a redução nas emissões de CO² e reforçou o compromisso institucional da Uece em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2030.

Durante a aula de campo, também foi incentivada a redução do uso de descartáveis, especialmente de plásticos, como forma de sensibilizar os estudantes quanto à importância de pequenas ações individuais na preservação ambiental.

A atividade teve forte enfoque acadêmico. No Planalto da Ibiapaba, os professores Leandro Almeida e Sérgio Pinheiro conduziram análises sobre a formação geológica da região, destacando seus condicionantes genéticos, evolutivos e morfoestruturais, além da excepcionalidade climática em relação ao semiárido. O relevo singular de Quixadá, a construção histórica do Açude Cedro e os antigos e novos planos ferroviários – como a Transnordestina – também estiveram entre os pontos de interesse abordados no percurso.

Outros temas trabalhados pelo professor Humberto Marinho ao longo da jornada incluíram os perímetros irrigados do Araras Norte, o projeto de extração de fosfato e urânio em Santa Quitéria e seus impactos ambientais, o avanço do green grabbing (apropriação verde) via projetos de transição energética, além das particularidades da ocupação territorial no Piauí e Ceará.

Para os docentes, a atividade de campo representou uma oportunidade ímpar de integração entre teoria e prática, fortalecendo o vínculo entre ensino, pesquisa e extensão. A vivência proporcionada aos alunos reforça o potencial das aulas de campo como ferramentas essenciais na formação crítica, ambientalmente consciente e comprometida com os desafios contemporâneos.

Fonte: UECE