UECE realiza cerimônia de posse de diretores de Centros, Faculdades e Instituto para o quadriênio 2024-2028
18 de dezembro de 2024 - 16:26
Na manhã da última terça-feira (17) foi realizada, no campus Itaperi, solenidade de posse dos diretores e vice-diretores de Centros, Faculdades e Instituto para o período de 2024 a 2028. Os empossados foram eleitos previamente pela comunidade acadêmica, com resultado homologado pelo Conselho Universitário (Consu/Uece).
O evento foi presidido pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, que foi acompanhado de dois ex-reitores da instituição (Jackson Sampaio e Josete Castelo Branco Sales) e dos pró-reitores de Graduação, Mazza Maciel, de Políticas Estudantis, Mônica Duarte, e de Administração, Fernando Santos; e a representante dos diretores empossados, Lúcia Duarte.
A professora Maria Lucenir Jerônimo e o professor Francisco Antonio foram empossados como Diretora e Vice-Diretor da FAFIDAM, respectivamente, para o quadriênio 2024-2028, tendo sido escolhidos pela comunidade acadêmica no dia 30 de outubro de 2024.
A nova gestão da FAFIDAM para o quadriênio 2024-2028 tem na gestão democrática o seu princípio norteador, pois desempenha um papel crucial em um plano de gestão de uma instituição pública de ensino superior, influenciando diversas dimensões da administração e funcionamento da instituição. Este princípio norteador se concretizará a partir das seguintes ações:
1.1. Participação e Transparência: a gestão democrática promove a participação ativa de todos os segmentos da comunidade acadêmica — alunos, professores, servidores técnico-administrativos e demais funcionários — na tomada de decisões. Isso será feito através de conselhos, comissões e fóruns onde esses grupos podem expressar suas opiniões e colaborar na formulação de políticas e diretrizes. A transparência nas decisões e processos administrativos também se constitui numa característica central da gestão democrática.
1.2. Planejamento e Avaliação: a gestão democrática envolve a participação da comunidade acadêmica na elaboração e revisão do plano de gestão da faculdade. Isso garantirá que o planejamento estratégico reflita as necessidades e prioridades de todos os segmentos da comunidade e não apenas de uma parcela restrita. A avaliação contínua das ações e estratégias, com a contribuição de todos os segmentos do campus, também será uma parte importante desse processo.
1.3. Equidade e Inclusão: a gestão democrática busca garantir que todos os membros da faculdade tenham voz e possam contribuir para a construção de um ambiente acadêmico mais justo e inclusivo. Isso envolve a promoção de políticas que respeitem e valorizem a diversidade, além de ações que busquem reduzir desigualdades e promover a equidade no ambiente institucional.
1.4. Desenvolvimento de Políticas e Diretrizes: a formulação de políticas institucionais e diretrizes acadêmicas é enriquecida com a contribuição de diferentes setores da faculdade, permitindo a criação de normas que atendam a uma gama mais ampla de perspectivas e necessidades. Isso pode incluir políticas relacionadas a ensino, pesquisa, extensão e administração.
1.5. Resolução de Conflitos: a gestão democrática oferece mecanismos para a resolução de conflitos de maneira mais colaborativa e participativa, através de canais de diálogo e mediação, onde as partes envolvidas tenham a oportunidade de expressar suas preocupações e buscar soluções em conjunto.
1.6. Fortalecimento da Comunidade Acadêmica: a inclusão de todos os membros da faculdade no processo de gestão fortalece a sensação de pertencimento e compromisso com a instituição. Quando as pessoas se sentem parte do processo decisório, elas tendem a estar mais engajadas e motivadas.
* Com informações da Assessoria de Comunicação da UECE.