Geopark Araripe, Áreas Verdes Urbanas no Vale do Jaguaribe e a Geomorfologia da Cuesta do Apodi são temas de trabalhos apresentados por acadêmicos da FAFIDAM/UECE no XX SBGFA, em João Pessoa-PB
1 de novembro de 2024 - 17:27
Os acadêmicos, Pablo Ruan Oliveira Lima e Sheila Taísa do Nascimento Pinheiro, bolsistas do Programa de Monitoria Acadêmica (PROMAC) e o Prof. Dr. Francisco Leandro de Almeida Santos, do curso de Licenciatura e Geografia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), participaram do XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, que ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (Campus I), em João Pessoa, capital paraibana.
O evento ocorreu entre os dias 21 a 27 de outubro de 2024, promovendo o debate e divulgação científica, com grandes contribuições das diferentes especificidades no âmbito da Geografia Física. Os discentes e o docente apresentaram trabalhos, em formatos oral e pôster, durante a realização desta vigésima edição do SBGFA.
O trabalho apresentado pelo acadêmico Pablo Oliveira, em parceria com o Prof. Dr. Leandro Almeida, intitulado “Geodiversidade no Geopark Araripe: Contribuições para a Geoconservação e o Geoturismo aplicados ao Ensino da Geografia Física”, no qual explora a conexão entre geodiversidade, geoturismo e a geoconservação do Geopark Araripe a partir de uma expedição de campo desenvolvida na disciplina de Geografia Física do Brasil. A pesquisa ressaltou a importância de políticas públicas para a preservação desse patrimônio através de um turismo de base sustentável, envolvendo as comunidades locais na gestão desse tesouro natural chancelado pela UNESCO.
O trabalho de autoria da acadêmica Sheila Pinheiro intitulado “Uso/Cobertura da Terra e Áreas Verdes Urbanas no Semiárido: Limoeiro do Norte, Baixo Jaguaribe” aborda a importância das áreas verdes urbanas, com destaque para a relevância da conservação ambiental e adaptação às mudanças climáticas no contexto do semiárido, identificando as áreas verdes urbanas do município de Limoeiro do Norte/CE e as formas de uso e cobertura da terra na área da sede municipal. Essa pesquisa contou com a colaboração dos Professores Dr. Flávio Nascimento (UFC) e Dr. Leandro Almeida (FAFIDAM/UECE), além do mestrando Hemerson Caldas (PPGGEO-UFC).
O Prof. Dr. Leandro Almeida em parceria com o Prof. Dr. Davi Rabelo (CCT-UECE), e o acadêmico Pablo Oliveira (FAFIDAM/UECE), apresentaram o trabalho “Geomorfologia do Município de Jaguaruana, Ceará, Brasil: Cuesta do Apodi e Adjacências”, elucidando a evolução geomorfológica da área com foco nos condicionantes morfoestruturais, destacando a relação genética com os processos circundesnudacionais, denudacionais e agradacionais. Além disso, o presente estudo realizou um mapeamento geomorfológico do município de Jaguaruana, inserido no contexto das paisagens geomorfológicas da Cuesta do Apodi e Adjacências.