Mesa Redonda Aborda Tecnologias Digitais e Educação Inclusiva em Debate na Semana de Integração

22 de outubro de 2024 - 10:13

Dando seguimento à Semana de Integração, na tarde da quinta-feira (17/10/2024), a mesa redonda apresentou o tema: “Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em Tempos de Transformações Educacionais”, com a mediação do Prof. Dr. Wanderley de Oliveira Pereira (MATEMÁTICA/FAFIDAM/UECE). 

O convidado Francisco Valdenir de Andrade Souza (DETIC/FAFIDAM) trouxe uma abordagem ampla sobre o anexo a Base Nacional Comum Curricular – Computação (BNCC – Computação) e a Política Nacional de Educação Digital (PNED – Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023) bem como seus desafios de implementação, impactos e possibilidades no mundo contemporâneo, trazendo aspectos importantes que permeiam a realidade educacional assim como o de sua compreensão, informação, conhecimento e entendimento, propondo meios a reflexão digital educacional. 

A Profª Drª Paula Pereira Scherre (PEDAGOGIA/FAFIDAM/UECE) explanou sobre o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) para pesquisas em fontes confiáveis de informação na internet e ressaltou o uso do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UECE para realizar referências e citações e evitar plágio, e das Inteligências Artificiais Generativas, refletindo sobre seus limites e cuidados, além de dar alguns exemplos de repositórios locais e nacionais de trabalhos acadêmicos e científicos.

O Prof. Dr. Francisco Wagner Soares Oliveira (MATEMÁTICA/FAFIDAM/UECE) mostrou um olhar a partir do ensino de matemática, onde a tecnologia é a razão do saber e fazer. 

A convidada Miriam Torres (NAAI/FAFIDAM) mostrou as tecnologias assistivas para pessoas com deficiências, como meio de construir acessos, derrubadas de barreiras e mudanças de atitudes, conjunto de recursos e serviços que contribuem ou ampliam habilidades, produtos que são “ajudas técnicas” ou “tecnologias de apoio”, por exemplo a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).

Conforme a Profª Drª Paula, “o objetivo da mesa redonda foi trazer questões que envolvem as TDICs nas práticas pedagógicas e educacionais e no dia a dia de pesquisadores, de extensionistas e de professores, envolvendo também as necessidades relativas à inclusão. Cada participante dará o seu olhar, a sua contribuição para essa temática, que é muito rica, ampla”. Para ela, a palavra “desafios” resume o encontro.