VIII SEMINÁRIO REVIF NA FAFIDAM/UECE

2 de abril de 2024 - 09:48

O Seminário de Re-existência: Escritas e Vivências Feministas (REVIF), em seu oitavo ano de programação em 2024, propõs promover espaços para estimular debates, reflexões, celebrações e mobilizações. O evento ocorreu no período de 20 a 22 de março, no auditório central da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, campus da Universidade Estadual do Ceará (FAFIDAM/UECE), em Limoeiro do Norte, CE. Neste ano, foi homenageada a renomada Conceição Evaristo, escritora, poetisa, acadêmica, pesquisadora e professora, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira.

A escolha do tema “A Gente Combinamos de Não Morrer: Ancestralizar para Transformar”, extraído do livro “Olhos D’água” (Evaristo, 2014), reflete a relevância da autora, ativa nos movimentos de valorização da cultura negra no Brasil. Evaristo, versátil em poesia, ficção e ensaio, possui uma ampla audiência internacional, com publicações na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Suas narrativas entrelaçam raça, gênero e classe, rompendo barreiras literárias e sociais.

O Seminário REVIF, em sua programação, incluiu um aquecimento pré-REVIF no dia 13/03, com pesquisas e experiências sobre ancestralidade para transformação, apresentado pela professora mestre Geovana Barros e a graduanda e ativista Damiana Bruno, via Instagram. Nos dias 14 e 15/03, foram promovidas oficinas de produção de cartazes com as graduandas de Letras Mazé e Larissa Amâncio.

No primeiro dia oficial do evento (20/03), o Sarau “Minha Vez de Ser” inaugurou as atividades, seguido pela cerimonialista professora mestre Geovana Barros/UECE, que abriu o evento com algumas palavras e apresentou um vídeo em homenagem à ancestralidade. O grupo Muzenza de Tabuleiro do Norte iniciou as apresentações com maculelê, seguido por performances musicais de alunas do curso de música do IFCE campus Limoeiro do Norte. O evento também contou com um recital de poesia apresentado por alunas da FAFIDAM e IFCE, e o lançamento de livros por autores locais.

No segundo dia (21/03), ocorreu a abertura oficial seguida por uma mesa redonda coordenada pela professora doutora Camila Pereira/UECE, com a participação de autoridades acadêmicas e uma reflexão sobre o tema do evento. À tarde, o cine REVIF apresentou o filme “Rua Dinorá”, seguido pelo Paginário Escrevivente com a professora doutora Sarah Forte.

O terceiro e último dia (22/03) começou com versos declamados pela graduanda Damiana, seguido por uma mesa redonda sobre “As Teias do Sagrado: Intolerância Religiosa, Resistência e Ancestralidade”, coordenada pela professora doutora Cintia Chaves, com a participação de líderes religiosos locais. Após isso, houve um debate sobre “Feminismos e Mulheres: Conquistas, Retrocessos e Lutas no Vale do Jaguaribe”, mediado pela professora doutora Auricélia Reges.

À tarde, foram realizados círculos de cultura abordando temas como Sociedade, Política e Democracia; Maternidade e Saúde; Violências e Opressões; e Feminismo para Conhecer, (Re) Aprender, (Re) Construir, Transformar e Incluir. O seminário REVIF-2024 foi encerrado pela comissão de coordenadores gerais, marcando um importante momento de discussão sobre ancestralidade, resistência e gênero no espaço acadêmico.