Realizada a X Semana de Letras de 17 a 19 de setembro na Fafidam

30 de setembro de 2019 - 14:28

De acordo com a Coordenação do Curso de Letras da FAFIDAM,  a Semana de Letras é consolidada como um dos maiores eventos da comunidade acadêmica do Vale do Jaguaribe, incluindo professores e estudantes do ensino superior e da educação básica. Chegou a sua 10ª edição com o tema LETRAS DE RESISTÊNCIA: LINGUAGENS, LITERATURA E SOCIEDADE, com palestras, minicursos, oficinas, mesas-redondas e conferências que materializaram a dinamicidade do curso e ultrapassaram os muros da universidade. A Semana de Letras teve como principal objetivo promover a discussão acerca de temas atinentes à educação, de modo geral, ampliando as reflexões sobre o papel de atuação dos conhecimentos linguísticos e literários na atual conjuntura política do país, atuando como um mecanismo de resistência e (re) existência no Brasil.

Na noite do dia 17/9, participaram, da mesa de abertura, a vice-diretora da FAFIDAM  professora Maria Lucenir Jerônimo Chaves, a coordenadora do curso de Letras professora Sarah Maria Forte Diogo, a professora do curso de Letras Ana Maria Pereira Lima e a convidada especial a poetiza Lubi Prates. Esta conferência trouxe como tema “Literatura e Resistências”. Os estudantes do curso de letras também  fizeram diversas apresentações culturais.

No dia 18/9, quarta-feira, segundo dia de evento, houve a conferência “Resistir sempre, render-se jamais”, ministrada pelo professor da UNICAMP, Kanavillil Rajagopalan.

No dia 19/9, foi realizada uma mesa-redonda, sendo também o encerramento do evento. Inicialmente, teve uma breve apresentação cultural de Graciele de Lima, trazendo voz e violão. A mesa foi composta pela professora da UERN, Leila Maria Tabosa, pela professora da UFPB, Luciana Calado Deplagne, pela professora da UECE, Silvia Siqueira e pela professora da UECE Fernanda Cardoso Nunes, dialogando sobre a temática “Mulheres de Letras: da Antiguidade ao Barroco”.