Mais de 100 pessoas participaram da Roda de Conversa alusiva à campanha do Janeiro Branco “Quem cuida da mente, cuida da vida”
21 de janeiro de 2019 - 14:06
Na FAFIDAM, em 16 de Janeiro de 2019, às 8h, mais de 100 pessoas participaram da Roda de Conversa alusiva à campanha do Janeiro Branco “Quem cuida da mente, cuida da vida”. Foi uma parceria dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) – CAPS II e Ad, de Limoeiro do Norte/CE, e do projeto de extensão Encontros (Trans)formativos de Educadores: Celebrando a vida!, da FAFIDAM/UECE.
As professoras do curso de Pedagogia, Gardenia Barbosa e Paula Scherre iniciaram as atividades apresentando a proposta do projeto de extensão Encontros (Trans)formativos de Educadores: Celebrando a vida!, que vem sendo realizado às terças, na sala 15, das 19h às 21h. Este projeto tem como objetivo geral “proporcionar espaços e momentos de formação e de desenvolvimento integral do ser humano, com ênfase na formação de educadores” e é aberto à comunidade acadêmica e externa à Universidade. Paula destacou que o projeto acontece desde agosto de 2018 e que atualmente tem a participação estudantes de vários cursos da FAFIDAM, uma estudante de mestrado e uma professora da Pedagogia, além de estar em fase final de institucionalização na UECE.
A psicologa Joice Holanda, a psicóloga Olga Ramos, a assistente social Regina de Oliveira e a enfermeira e coordenadora Sandra Freire representaram os centros CAPS II e Ad, de Limoeiro do Norte/CE. Olga apresentou, primeiramente, um vídeo institucional sobre a Campanha do Janeiro Branco. Joice e Regina realizaram uma dinâmica com um papel em branco, solicitando às pessoas escreverem, nesse papel, a primeira ideia que viesse à mente sobre algo em si mesmo que houvesse a necessidade de ser cuidado e transformado neste ano de 2019. Destacaram que podemos reescrever nossa história, que temos um mundo de possibilidades e o papel em branco simboliza isso.
Joice, Olga e Regina fizeram uma apresentação com slides sobre saúde mental e emocional, foco da Campanha Janeiro Branco. A partir de frases, comentaram sobre a importância de conversarmos sobre saúde mental, sobre suicídio e também de procurarmos ajuda sempre que necessário. A Campanha Janeiro Branco é realizada no início do ano para nos lembrar que durante todo o ano devemos cuidar de nossa mente, de nossa vida. Sandra também tirou várias dúvidas dos participantes e destacou a necessidade de autoconhecimento e de autocuidado e enfatizou que o CAPS está de portas abertas para acolher e cuidar das pessoas que entrarem em contato ou forem encaminhadas e precisarem de atendimento psiquiátrico, psicológico e de assistência social.