FAFIDAM sediou o VI CHIP intitulado “Educação para tempos digitais”
1 de outubro de 2018 - 18:52
O VI Colóquio Nacional de Hipertexto (VI CHIP), intitulado “Educação para tempos digitais”, ocorreu nos dias 05 e 06 de Setembro de 2018, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). O VI CHIP contou, durante os dias de evento, com Minicursos, Oficinas, Grupos de Trabalhos, Exposição Fotográfica, Apresentações Artísticas, Mesa redonda e Lançamento de livros.
O Evento atuou nas discussões contemporâneas acerca do papel das instituições e do letramento digital na construção da criticidade e da cidadania dos sujeitos envolvidos.
Na noite da quarta-feira, 05 de setembro, foi realizado, no auditório da Faculdade, a conferência de abertura do evento. O cerimonial de abertura do evento contou com as apresentações musicais de alunos da Fafidam e do grupo Artístico-Cultural dos professores de Música do Instituto Federal do Ceará – IFCE, campus de Limoeiro do Norte/CE.
A primeira fala foi proferida pela professora e organizadora do evento, Ana Maria Pereira Lima, por meio da qual realizou uma homenagem à ex-professora do curso de letras da FAFIDAM, Liduína Fernandes, falecida neste corrente ano. ÂÂÂ Durante a leitura, Ana Lima relembrou as dificuldades enfrentadas pelo Curso de Letras para realizar eventos acadêmicos e enalteceu a importância das contribuições de Liduína para as pesquisas literárias.
Em seguida, a coordenadora do Curso de Letras da Fafidam, professora Sarah Maria Forte Diogo apresentou a programação do evento e destacou sua relevância e pertinência para o momento social e político vivenciado em nosso país. Na sequência, o diretor da Fafidam, professor João Rameres Regis, manifestou seu contentamento em sediar um evento nacional como o VI CHIP. Em sua fala, o professor lamentou ainda a destruição causada pelo incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro e afirmou que a realização de um evento como este neste momento manifesta a resistência da comunidade acadêmica à destruição do patrimônio histórico e cultural do Brasil.
Para dar início a conferência, o professor mediador Júlio César Firmino apresentou o histórico do CHIP e o currículo lattes da professora Carla Coscarelli, para a qual passou a palavra. Durante sua fala, a docente convidada destacou a relevância da utilização didática das tecnologias e das redes sociais, apontando alternativas metodológicas para seus usos em sala de aula, citando como exemplo os projetos desenvolvidos e publicados na Plataforma Redigir. ÂÂÂ Para finalizar, foi aberto espaço para a participação do público, o qual pôde fazer perguntas e comentários sobre a discussão levantada pela professora Carla Coscarelli.
Link para as fotos disponíveis no Facebook.