Grupo de Estudos e Projeto de Extensão – semanalmente (terças-feiras) na FAFIDAM
8 de agosto de 2018 - 20:12
Convidamos a comunidade universitária (estudantes, professores e funcionários) e todos os interessados a participar do Grupo de Estudos Transdisciplinares (GEST) e do Projeto de Extensão “Encontros (Trans)formativos de educadores: Celebrando a vida!”. Ambos são vinculados à FAFIDAM/UECE e ocorrem semanalmente, às terças-feiras nas instalações físicas desta instituição.
O Grupo de Estudos Transdisciplinares (GEST) ocorre na terça-feira, das 16h30 às 17h30, no LIFE/FAFIDAM (próximo ao Controle Acadêmico e ao LECAMPO).
Este grupo de estudos foi institucionalizado em 26 abril de 2018, via Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Tem como objetivo geral “promover espaços e momentos de diálogo e construção de estudos, pesquisas, extensão e formação docente, tendo suas bases teóricas na complexidade, na transdisciplinaridade e em outras ‘costuras’ temáticas afins”.
As mediadoras são as professoras do curso de Pedagogia, Paula Scherre (coordenadora) e Gardenia Barbosa (colaboradora) e a professora do curso de Ciências Biológicas, Janaína Andrade (colaboradora).
IMPORTANTE: para os estudantes que participarem e cumprirem 75% de frequência, vale 15h/semestre nas Atividades Complementares.

O Projeto de extensão “Encontros (Trans)formativos de educadores: Celebrando a vida!” ocorre também na terça-feira, das 19h às 21h, na sala 15 da FAFIDAM.
Este projeto de extensão está em processo de institucionalização e conta com as parcerias institucionais da Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro do Norte/CE e da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE/UECE).
Tem como objetivo geral “proporcionar espaços e momentos de formação e de desenvolvimento integral do ser humano, com ênfase na formação de educadores” e como como objetivos específicos: (1) Viabilizar um ambiente formativo de promoção de saúde integral e de desenvolvimento pleno do ser humano, promovendo integração entre indivíduo, sociedade e natureza/planeta, a partir de vínculos consigo mesmo, com o outro e com a totalidade; (2) Proporcionar um espaço de aprendizagens, de reflexões de estudos, de escutas, de diálogos, de pesquisas e construções de autoconhecimento e de conhecimentos científicos, religando as ciências, as artes, a filosofia e as tradições; (3) Trabalhar a multidimensionalidade do ser e a multirreferencialidade da realidade; (4) Promover a relação entre a Universidade e a comunidade; (5) Estabelecer e ampliar vínculos com a Célula de Atenção Integral à Saúde do Estudante, da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE/UECE) e com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Limoeiro do Norte/CE.
Tem como mediadoras, as professoras do curso de Pedagogia, Gardenia Barbosa (coordenadora) e Paula Scherre (colaboradora).
