Realizado I Encontro de Economia Política e Educação na FAFIDAM

19 de junho de 2018 - 13:11


Foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de junho de 2018, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), o I Encontro de Economia Política e Educação, sob a coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade. O evento proporcionou palestras, apresentações culturais, minicursos e apresentações de trabalhos à comunidade acadêmica da instituição.

O evento teve sua abertura na manhã da segunda-feira, 11, com uma palestra intitulada “Neoimperialismo e educação: currículo, política, saberes e processos frente às transformações do capitalismo no século XXI”, proferida pelos professores da FECLESC/MAIE, Raphael Cruz e Deribaldo Santos, sendo mediada por Diego Miranda.

Durante toda a palestra, foi feita uma exposição e venda de livros na entrada do auditório, da editora Instituto Lukács, IL.

Pela a noite, foi realizada, no auditório da FAFIDAM, a mesa redonda de abertura do “Encontro, intitulada Conjuntura: a educação após Emenda Constitucional 95/2016”.

O evento teve início com a apresentação musical das alunas Isabele Vitória e Gabriela Maria do CM Cursos de Limoeiro do Norte.

Em seguida, a mediadora da mesa-redonda, Daniela Glícea, leu a programação de todo o evento, os objetivos das discussões que seriam abordadas naquela noite e convidou as palestrantes para a composição da mesa redonda, intitulada “Conjuntura: a educação após Emenda Consticional 95/2016”.


Na manhã do dia 12/6, promovendo a continuidade da programação, foi realizada a mesa “Sistema capitalista e a reconfiguração do estado neoliberal: a educação em foco” mediada pela Graduanda Alígia e ministrada pela professora do curso de História, Lúcia Helena Brito, e pelo mestrando do MAIE, Diego Miranda.

Durante a tarde, foram ofertados dois minicursos. “Barricadas fecham ruas, mas abrem caminhos: do maio de 1968 às lutas estudantis atuais” e “Educação no centro da trincheira da luta social”, ministrados pelos mestrandos do MAIE, Diego Miranda e Reginaldo Ferreira. Além disso, o minicurso “Organização da Educação Superior Brasileira na Atualidade”, proferido pela professora Marilene Assis.

Na noite, do segundo dia do evento, tivemos a fala do professor da Pedagogia da FAFIDAM, Eudes Baima, intitulada “Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: os impasses e os desafios da educação pública no contexto do Neoliberalismo”. A partir de uma análise entrelaçada da reforma trabalhista, Emenda Constitucional 95 e a crise econômica mundial, o professor tece as origens capitalistas de movimentos atuais de redução de custos, de gastos públicos, de salários e de direitos e que também estão na base das propostas da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio.



Seguindo a programação, o terceiro dia teve, pela manhã, uma palestra sobre os “Saberes insurgentes: as alternativas educacionais ao autoritarismo político e econômico”. A palestra foi aberta com uma mística do MST, cantando e recitando poemas. Logo em seguida, a mesa foi composta pela professora Lúcia Helena Brito, pelo professor Joel de Oliveira, pelo representante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Chapada do Apodi, Renato Misóstomo e o aluno de pedagogia da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Eliomar Araújo, representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia e representante do Centro Acadêmico de Pedagogia da UVA.

Pela tarde, o evento realizou trabalhos de comunicação oral. Seis trabalhos foram apresentados e ponderados por uma comissão avaliativa.


Na noite da quarta-feira, 13, encerrou-se o evento. Na ocasião, foi oferecida a palestra com o título “A crise do capital e os desdobramentos na educação”. A mesa foi composta pela professora Daniela Glícia e o professor Alan Robson e mediada pelo professor Marcos Novaes do curso de pedagogia. Ambos os componentes da mesa direcionaram suas falas a estabelecer relações entre o capital e o setor da educação e quais impactos diretos esta crise do capital exerce na estrutura composicional da educação brasileira.

Acesse o artigo completo sobre o evento.