O curso de Física da FAFIDAM divulga alguns trabalhos de monografia realizados

11 de junho de 2018 - 17:05

O curso de Física da FAFIDAM divulga alguns trabalhos de Monografia realizados, sob a orientação do professor associado e orientador, Francisco Carlos de Oliveira. As mesmas estão disponíveis na Biblioteca.

  • Estudante Darlan Barreto Leitão, com monografia intitulada DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MATRIZES VÍTREAS DOPADAS COM NEODÍMIO OBTIDAS PELO PROCESSO SOL-GEL PARA APLICAÇÕES EM MATERIAIS NANOTECNOLÓGICOS.
    • RESUMO: A produção de vidros e cerâmicas pelo homem acontece a mais de 4000 mil anos, e tradicionalmente esse materiais são fabricados através da fusão ou sinterização que envolve temperaturas muito elevadas. Porém, nas últimas décadas, tem aumentado o interesse na investigação de um novo método de síntese de matrizes vítreas produzidas a frio, desenvolvidas pelo Processo Sol-Gel, principalmente visando aplicações ópticas. Esse procedimento permite a preparação de materiais a temperaturas mais baixas, com propriedades desejáveis como alta pureza, homogeneidade química, resistência térmica e mecânica e com porosidades diferenciadas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a preparação de monólitos vítreos dopados com lantanídeos, utilizando o Processo Sol-Gel para aplicações nano tecnológicas como dispositivos lasers. O processo de preparação dos monólitos aconteceu por meio da mistura de tetraetilortosilicato (TEOS), álcool etílico e água destilada na proporção de 1:5:2, respectivamente. Imediatamente foi adicionado o óxido de lantanídio, via catálise ácida, na proporção 2:0,01. A preparação da mistura ocorreu sob agitação constante a 60º C em diferentes intervalos de tempo, em seguida a mistura foi deixada em repouso em recipientes semi fechados até sua completa gelificação com eliminação espontânea de solventes, obtendo monólitos transparentes após três dias de sua preparação. Após a secagem os monólitos foram submetidos a tratamento térmico a 200ºC e passaram por difração de raios-X para caracterizar sua estrutura morfológica. Pelo difratograma do monólito vítreo obtido a temperatura de 60°C, foi observado intervalos entre 20 e 30° (2Ɵ), com intensidade máxima média de 23,6° (2Ɵ), com atributos de estruturas sem ordenamento de longo alcance, característicos de materiais amorfos.
  • Estudante Roney Benut da Silva Sousa, aluno, com monografia intitulada SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE MATRIZES VÍTREAS SILICO-ALUNINOSAS DOPADAS COM NEODÍMIO VIA PROCESSO SOL-GEL PARA APLICAÇÕES FOTÔNICAS EM ÁREAS CLÍNICAS.
    • RESUMO: Através do processo sol-gel a síntese de vidros silicoaluminosos dopados com óxidos de terras raras é atualmente um dos principais desafios para o desenvolvimento de dispositivos ópticos, tais como fibras ópticas, LEDs (Diodo Emissor de Luz) e lasers de alta intensidade utilizados em áreas clínicas. Neste trabalho, monólitos de vidros silicoaluminosos dopados com neodímio, o íon lantanídeo mais utilizado, foram sintetizados pela rota sol-gel. Foram utilizados como precursores dos óxidos para formação dos vidros, o TEOS, como fonte de sílica, sendo formador de vidro, o acetato de alumínio, como fonte de Alumínio, sendo estruturante da rede vítrea e o óxido de Neodímio, como dopante, com propriedades luminescentes. A razão molar do TEOS, etanol e água foi de 1 : 5 : 2; e do TEOS, acetato e neodímio foi de 2 : 0,5 : 0,01. As reações de hidrólise ocorreram à temperatura ambiente (~25°C) e a 60ºC, sob agitação constante. O processo ocorreu através da catálise ácida. Após a formação do gel, a mistura reagente foi deixada em repouso até sua total gelificação e a secagem do gel persistiu por um intervalo médio de 30 dias, que ocorreu à temperatura ambiente, os vidros obtidos foram tratados termicamente a 200°C por duas horas. Os monólitos vítreos foram caracterizados por Difração de Raio-X (DRX), e com proposta de se realizar as técnicas de Termogravimetria (TG), e Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC) para caracterização completa do material. A caracterização estrutural, através de DRX mostra uma banda intensa com pico central de 23,5° (2θ), comprovando-se a natureza amorfa do material, caracterizando um material vítreo.
  • Estudante José Claubi Leite Girão, com monografia intitulada DIAGNÓSTICO DE DESEMPENHO DO ALUNO DO CURSO DE FÍSICA DA FAFIDAM NA DISCIPLINA DE TERMODINÂMICA: UM ESTUDO DE CASO.
    • RESUMO: Ao longo dos anos muitas pesquisas e estudos vêm sendo aprimorados na tentativa de otimizar a formação de professores, e a área de Ciências tem sido o alvo de maior desafio. A Formação de Professores de Física, nesse contexto, vem se fazendo necessária principalmente por carência maior de profissionais dessa área no âmbito da educação escolar. O curso de Física da FAFIDAM criado em 2002 vem formando professores habilitados a atuarem no ensino fundamental e médio. Porém, o desempenho do aluno do curso de Física vem mostrando alguns reflexos preliminares do ensino fundamental e médio revelado nas disciplinas de Física de sua grade curricular. A disciplina de termodinâmica é de suma importância na formação do licenciando uma vez que os fenômenos naturais são entendidos através das leis da termodinâmica. E o desempenho dos alunos dessa disciplina tem despertado interesse para a realização de um diagnóstico mais apurado sobre sua realidade como disciplina formadora. O presente trabalho tem como objetivo realizar um diagnóstico sobre o desempenho dos alunos do curso de Física da FAFIDAM na disciplina de Termodinâmica durante o período de 2003 a 2015. A metodologia aplicada no desenvolvimento do trabalho seguiu uma dinâmica de consulta sobre o desempenho dos alunos através dos mapas de notas da disciplina e a elaboração de questionário estruturado aplicado. Ao final do processo de estudo analisado constatou-se um alto índice de reprovação e desistência do aluno na disciplina ao longo do período em questão. Levantamentos concretos direcionam que as principais causas de reprovações estão atribuídas a falta de maior embasamento e familiarização com a ciência nas etapas escolares preliminares e, a maior desistência também associada ao tempo destinado para estudo da disciplina por motivo de atuação de trabalho paralelo concomitante. A realização de ações que visem estimular os alunos a frequentar as aulas e a realizar as atividades propostas se faz emergente.
  • Estudante Maria Aldênia Moura Pereira, com monografia intitulada AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À FÍSICA NO CURSO DE FÍSICA DA FAFIDAM: UM ESTUDO DE CASO.
    • RESUMO: Estudos sobre o ensino de física no Brasil relatam que alguns dos problemas “atuais” do ensino de física consistem ainda no ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização e excessiva dependência dos manuais didáticos. Mesmo com as inovações e propostas para o ensino nas escolas, qualificação de professores e atuação nas suas áreas de formação o ensino ainda continua preso aos modelos tradicionais. Os cursos de Licenciaturas são de fundamental importância para a formação de professores, pois fomentam uma base teórica e prática para o exercício da docência dentro do contexto atual das diretrizes curriculares. O curso de Licenciatura em Física da FAFIDAM tem essa proposta e apresenta inicialmente na sua matriz curricular a disciplina de Introdução à Física a qual traz como proposta uma revisão geral dos conceitos fundamentais introdutórios de mecânica abordados no ensino médio para que o aluno possa revisar e adquirir as bases necessárias para as disciplinas específicas da área que serão apresentadas em semestres subsequentes. Tem-se constatado um alto índice de reprovação e desistência logo nessa disciplina introdutória de Física. Os dados revelados levaram ao desafio de um estudo de caso sobre a realidade apresentada no contingente acadêmico. Este trabalho constitui-se num estudo analítico-descritivo sobre o rendimento escolar no ensino superior no que concerne aprovação, reprovação e desistência, com enfoque especificamente na disciplina de Introdução à Física do Curso de Licenciatura Plena em Física da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, no período de 2008 a 2015. Uma vez que essa disciplina por ser uma introdução aos estudos da Física nos possibilita a investigação dos efeitos evidenciados comuns nas turmas da disciplina em questão. A investigação das possíveis causas se deu pelo levantamento de dados apresentados pelos mapas de frequência e notas da disciplina e aplicação de questionário estruturado distribuído numa amostragem de acadêmicos do curso de Física que cursaram a disciplina de Introdução à Física. Baseado nos dados colhidos e relatados nessa pesquisa podemos constatar que dentre as principais causas identificadas a de maior relevância parece ser atribuída ainda a deficiência de absorção de aprendizagem dessa ciência em estudos preliminares, no caso, o ensino médio. Talvez pelas técnicas do ensino ainda atreladas ao ensino tradicional.