Professores do curso de Pedagogia da FAFIDAM realizam acolhimento aos seus alunos no dia 21/2

22 de fevereiro de 2018 - 21:20

No dia 21 de fevereiro de 2018, foi realizado o acolhimento dos estudantes do curso de Pedagogia na FAFIDAM, do semestre 2017.2, com atividades nos três turnos.


O curso de Pedagogia da Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM) recebeu os discentes do curso, do semestre de 2017.2, no dia 21 de fevereiro de 2018. Pela manhã, foi realizada uma recepção no auditório, juntamente com relatos de ex-alunos do curso e apresentação dos professores sobre suas respectivas linhas de pesquisas. A coordenadora do curso e professora, Raquel Lima de Freitas destacou que o motivo especial para realização do evento é, não só dar as boas vindas aos alunos ingressantes do semestre, como também apresentar os professores do curso, tanto os que estavam presentes no evento, como também por meio de um vídeo elaborado, com os docentes, apresentando setores da faculdade, como biblioteca, salas de aulas, sala dos professores e das coordenações e laboratório de informática.



À tarde, na sala multimídia, foi realizado um encontro formativo com as professoras do curso Marly Medeiros, que iniciou o evento falando sobre plágio e trabalho acadêmico, e Paula Scherre, que abordou sobre referências e citações no trabalho acadêmico, a partir do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos, da UECE – 2016, baseado nas normas da ABNT. Além disso, realizou uma parte prática das referências utilizando o Mecanismo Online de Referências (MORE), desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).



À noite, foram realizadas mais atividades, no auditório, como boas vindas aos estudantes, pela professora Gardenia Barbosa, apresentação de suas áreas de trabalho, orientação de monografia e projetos desenvolvidos, pelos professores presentes. Também teve a reapresentação do vídeo dos professores, mostrando vários espaços da FAFIDAM. Três ex-estudantes do curso de Pedagogia, que vão colar grau em março deste ano, e uma estudante, que está para terminar o curso, falaram sobre suas experiências na graduação. Destacaram a importância dos movimentos de luta e de greve da qual participaram, comentaram sobre a necessidade de engajamento e dos momentos que sentiram vontade de desistir do curso. Além disso, estimularam os novos estudantes a se envolverem com a vida universitária, vivê-la plenamente, participar dos eventos, das bolsas, das monitoria. Uma das ex-estudantes, que já foi também professora substituta do próprio curso de Pedagogia, e hoje leciona na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), relatou que “no doutorado, continuou as pesquisas que iniciei na graduação” e reforça a importância de participar de bolsas de iniciação científica (IC).



Para finalizar o evento, o professor Eudes Baima proferiu a palestra “A Profissão de Pedagogo no Contexto das Reformas Educacionais Atuais”. O palestrante fez um histórico da profissão de professor, desde o tempo da grécia antiga com os sofistas, chegando à modernidade, destacando os professores da educação infantil e primeiros anos de ensino fundamental que, em sua maioria mulheres, eram (e ainda são) vistas como extensão do lar, dos cuidados maternos e não como profissionais, trabalhadoras. Ponderou que, por isso, nas políticas públicas educacionais, têm menos direitos, menos valorização salarial e menos necessidade de formação superior. Sobre a Reforma do Ensino Médio, comentou sobre o equívoco com a compreensão de que o problema de evasão do ensino médio é a falta de atrativo ou de escolha dos estudantes, mas sim pelas questões sociais, como a necessidade de trabalhar para ajudar a sustentar a família, pois “a escola não dá comida a ninguém”. Na opinião do palestrante, uma grande e importante tarefa pedagógica a ser feita no Ensino Médio (e também nos demais níveis de ensino) é “reintegrar aos conteúdos disciplinares o seu sentido”.