Professores e estudantes da FAFIDAM realizaram atividades na Semana de Integração 2017.2
9 de fevereiro de 2018 - 18:47
Na semana dos dias 5 a 8 de fevereiro de 2018, foi realizada a Semana da Integração na FAFIDAM, do semestre 2017.2. Professores e estudantes das várias licenciaturas desenvolveram atividades como, por exemplo, reuniões, oficinas, palestras, mini-curso e discussão de filme.
A recepção aos discentes do curso de História do semestre de 2017.2 abriu a rodada de eventos que consagram a Semana da Integração na FAFIDAM deste semestre, no dia 5 de fevereiro. Os estudantes foram recepcionados com boas vindas ao curso, em um primeiro momento, pela vice-coordenadora do curso de Licenciatura em História, Ivaneide Barbosa Ulisses e, em seguida, por integrantes do Centro Acadêmico do Curso.
Na terça-feira, dia 6 de fevereiro, pela manhã, foram feitas atividades das coordenações. No período da tarde, aconteceram duas programações. Uma delas foi a reunião dos professores de estágio supervisionado do curso de Química, com a presença de David Fernandes, Rondinelle Ribeiro e Francisco Ranulfo, onde foi discutido o planejamento com a definição de atividades de estágio e os encaminhamentos e acompanhamentos destas atividades.
A outra atividade foi uma roda de conversa com o tema “A universidade e o aluno (a) de graduação: construindo a autonomia e a formação profissional”, no auditório da FAFIDAM, com a participação do coordenador do PET, Olivenor Chaves, a coordenadora do curso de História, Vera da Costa e Silva Lima, e vários estudantes integrantes do PET de História. Primeiramente foi feita uma apresentação da história e estrutura da FAFIDAM, das possibilidades de bolsas disponíveis e da proposta do PET. Em sua fala, Olivenor estimulou os estudantes a serem ativos em sua formação, a “chegarem junto” dos professores e a desenvolverem “autonomia na formação”, estabelecendo conexões entre os conteúdos estudados. Os bolsistas do PET fizeram a apresentação sobre a história e proposta do PET. Um estudante compartilhou que, ao participar ao PET, aprendeu a fazer pesquisa coletiva, percebendo “muitas ideias e colaborações”. Olivenor complementou a exposição dizendo que, para 2018, a UECE fará PETs interdisciplinares institucionais e já está aprovado pelo Conselho Universitário da UECE (CONSU).
Na noite da terça-feira (5), foi realizado um momento de acolhida aos alunos de Geografia, feito pelo professor Manoel Gedeon e pela vice-diretora da FAFIDAM, Lucenir Chaves. Gedeon abriu o espaço para recepcionar os novos alunos e ex-alunos, dos quais destacou os que hoje são professores da rede municipal e estadual de ensino. A vice-diretora afirmou que as atividades dentro da semana de integração vão possibilitar um melhor diálogo entre discentes e instituição. O evento continuou com uma palestra sobre “Perspectivas sobre a formação inicial de professores de Geografia” com as professoras Maria Anezilany e Rosely Baltazar.
O terceiro dia de eventos da Semana de Integração (7/2) começou, pela manhã, com duas oficinas, realizadas pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, no laboratório do curso: “Coleta e conservação de artrópodes” e “Montagem de Composteira com garrafa PET”. Na primeira oficina, os estudantes fizeram uma exposição sobre o tema e depois distribuíram materiais para os participantes fazerem a preparação e fixação desses animais com alfinetes em uma base de isopor. Já na segunda oficina, os estudantes ensinaram como construir uma composteira, com garrafas PET de variados tamanhos, utilizando areia, restos de comida, adubo e palha.
No período da tarde do dia 7/2, o curso de Letras, na presença da vice-coordenadora do curso, Sarah Forte, e do professor de Libras, Marcos Rosendo, ofereceu uma atividade acadêmica com a exibição do filme Sociedade dos Poetas Mortos e promoveu um breve debate acerca do filme. Aconteceu também uma roda de Conversa, com o tema “Resistências e seus desafio” promovida pelo Grupo de Estudo em História, Gênero e Sexualidade FAFIDAM e duas oficinas promovidas pelos estudantes do curso de Ciências Biológicas, intituladas “A importância dos insetos para a Perícia Forense” e “Modelos didáticos para o ensino de Biologia“, no Laboratório de Ciências Biológicas.
Já no período da noite quarta-feira (7), no Laboratório de Ciências Biológicas, foi realizada a oficina ”Emprego de jogos lúdicos no ensino de Química”, pelos estudantes do curso de Química. Na oportunidade, eles mostraram dois jogos online de Química, voltados para o Ensino Médio: o jogo “Adivinhas sobre a Tabela Periódica” e o jogo “Palavra-cruzada sobre Estrutura Atômica“. Os participantes puderam experimentar e jogar coletivamente os jogos.
No período da manhã do último dia da Semana de Integração (8), a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas iniciou os trabalhos. A coordenadora do curso, Francesca Danielle Gurgel dos Santos, fez um breve discurso sobre a rodada de palestras sobre os projetos de pesquisa e extensão realizados pelo curso. Salientou que todos os projetos de monitoria, submetidos pelos professores do curso, foram aceitos. “Nossa vida acadêmica se fortalece cada vez mais quando os alunos estão envolvidos na pesquisa”, ressaltou a professora. À tarde, a semana foi finalizada com um mini-curso “Da pesquisa em gêneros acadêmicos ao ensino de escrita: construindo, distribuindo e negociando conhecimentos”, ministrado pela Aluna Bolsista do curso de Letras Luana Carolaine e pelo Mestrando em História e Letras, Jeimes Paiva, que destacou a importância de escrever gêneros acadêmicos. O mini-curso pautou-se em produção escrita, estratégias de leitura e cuidados ao processo de produção.