Foi realizado na FAFIDAM, no dia 28/11, o Encontro PIBID Pedagogia
7 de dezembro de 2017 - 21:31
O Encontro PIBID Pedagogia, com a temática “formação e práticas Pedagógicas”, foi realizado dia 28 de novembro, na FAFIDAM, e organizado pelos estudantes da bolsa PIBID da Pedagogia e por Marly Medeiros de Miranda, professora e coordenadora do PIBID do referido curso. Dispôs um espaço para discussão sobre as práticas pedagógicas adotadas na formação desses futuros professores.
Na manhã do dia 28 de novembro, Carla Gardênia e Valdizia Sousa, estudantes do curso de Pedagogia e bolsistas do programa PIBID, apresentaram a programação e um pouco do documentário.
O documentário “Quando sinto que já sei” teve início 8h e aborda as dificuldades dos professores do século XXI que ainda aplicam os métodos do século XIX. O mesmo mostrou que podemos mudar os métodos de ensino, sem deixar os alunos presos em salas de aula, possibilitando, desta forma, um ensino produtivo.
Marly explicou o motivo das mudanças de programação que ocorreram porque o público do evento foi pequeno e começou o evento com o documentário e apenas com uma breve explicação.
Jucelio Regis, professor do curso de Pedagogia e colaborador do PIBID, também fez uma participação no evento, na qual fez uma crítica sobre o documentário “O documentário não fala sobre as dificuldades da escola pública. O fracasso da escola pública não é culpa do professor, é culpa do sistema.”
A plateia também participou em um debate sobre as mudanças e como os projetos, apresentados no documentário, podem mudar a cabeça das crianças. Em uma das falas da plateia, uma aluna de física e professora do município comentaram “a escola ensina os alunos a pensar”. Outro comentário da platéia do evento foi “mas que neste sistema opressor que estamos imersos, os estudantes preferem ficar em casa à ir para a escola. É como se eles vivessem em uma prisão na qual se veem obrigados a ficar trancados”.
No período da tarde, aconteceu uma exposição dos resultados, materiais, da atuação do PIBID nas escolas participantes como o Padre Joaquim de Menezes – centro – e o Professor José Afonso, localizado no Bixopá, zona rural do município de Limoeiro do Norte. A exposição intitulada PIBID PEDAGOGIA EM AÇÃO disponibilizou fotos das regências dos pibidianos e a exibição de jogos utilizados e confeccionados pelos alunos das escolas no dia da matemática. Este é um evento que os integrantes do programa realizam anualmente no dia 6 de maio, nas escolas em que atuam.
Dentre os espaços para discussão do encontro, no período da noite, foi oferecida uma mesa redonda cujo título era “Diálogos com a Educação Matemática: Currículo, práticas e formação” ministrada pela professora Sandra Maria Soeiro, tendo como mediadora a aluna Carla Melo. A palestrante introduziu sua fala explicando as formas de diálogos cotidianos e a matemática, fazendo perceber a presença dos números em nossa vida. Adiante, expressou a importância do programa PIBID para a formação de futuros professores a partir do seguinte questionamento: “como é esse professor que estamos formando?”. Afirmou que, graças à possibilidade de conhecimento que o programa possibilita de os estudantes aprenderem a lidar com o ensino de educação matemática, se fazem professores mais preparados para trabalharem esses conteúdos em sala de aula. Sandra apresentou ainda como está estruturado a divisão desses conteúdos matemáticos no currículo que compete a educação infantil e fundamental em documentos como Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Proposta Curricular de matemática do Ceará. A professora apresentou alguns exemplos de atividades realizadas por ela com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental que exemplificam a sua fala quanto a sua estratégia de ensino da matemática e mostrou algumas possibilidades que facilitam a aprendizagem do aluno, mas que contempla diferentes níveis de ensino. A palestrante finalizou sua fala acrescendo alguns pontos que dificultam um ensino mais produtivo da educação matemática relacionado diretamente a falta de formação de professores, como: pouca utilização de materiais didáticos nas aulas, inadequação de metodologias e falta de compreensão docente.