História, Animes e Educação foram os temas de encontro realizado no dia 11/10
14 de outubro de 2017 - 14:53
Na quarta-feira, 11/10, aconteceu na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), o I Encontro de História, Animes e Educação, promovido pelo curso de História, cujo propósito foi o de promover discussões acerca dos animes como recurso didático para o ensino de História e das demais áreas através de suas narrativas e de sua linguagem.
Conforme divulgado na programação, o evento contou com a seguinte comissão organizadora: Wallison Lima de Saboia, Bruno Yuri de Araujo, Eliabe Maia dos Santos, Mariana Carvalho Vasconcelos e Silva, Yanka Araújo Lima, professora Camila Imaculada Silveira Lima, professora Rok Sônia Naiária Oliveira e professora Francisca Lailsa Ribeiro Pinto (Letras Português – UERN).
Os turnos manhã e tarde foram destinados à realização de oficinas e minicursos, utilizaram-se dos espaços das salas de aula, multimídia e Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). As atividades realizadas tinham o intuito de fazer uma análise composicional tendo em vista os elementos da narrativa e a construção da representatividade feminina presentes nos Animes, bem como abordagens metodológicas que contribuem para uma aprendizagem significativa de conhecimento sistemático.
No turno da noite, às 19h, foi realizada a mesa redonda intitulada: “Dos mangás aos animes: elementos de tradução dos mangás shoujo e a representação feminina nos animes shounen” mediada por Wallison Saboia, graduando em História pela UECE, e a professora Francisca Lailsa Ribeiro Pinto, Letras Português – UERN.
O evento também teve a participação de cosplayers, que animou o público com suas apresentações e com muita simpatia. A professora Lailsa, que também estava caracterizada, mostrou muito domínio a respeito dos mangás e falou sobre as diferenças entre o mangá original, atual e brasileiro. Outro tema abordado na mesa redonda foi a tradução, que se difere das falas originais, e as características dos personagens que vêm mudando com o passar do tempo, como, por exemplo, o formato do rosto e olhos que antes eram mais redondos e hoje ganham mais formas.