Enfermaio foi também momento de homenagens e premiações
31 de maio de 2016 - 11:55
O encerramento do XX Enfermaio, do II Seminário Internacional de Integração, Pesquisa, Ensino e Serviço e da I Mostra do Internato em Enfermagem, realizado no último 25, ficou marcado pela emoção de homenagens e das premiações aos melhores trabalhos apresentados durante os eventos.
Entre vários homenageados, dois ganharam destaque: a professora do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS), tutora do PET Enfermagem e coordenadora do XX Enfermaio, Dafne Paiva Rodrigues; e o filósofo que muito contribuiu com a Enfermagem da Uece e do Ceará, professor Rui Verlaine Oliveira Moreira (in memorian).
Â

Â
Dafne Paiva Rodrigues foi homenageada durante o Enfermaio, pois foi essa a última edição por ela organizada após dez anos dedicados ao PET Enfermagem. A docente se despediu dessa atividade que muito marcou sua vida e a dos petianos que com ela conviveram.
“Agradeço a oportunidade e a confiança que me foram entregues há 10 anos (…) Estou saindo, mas levando recordações e sentimentos que nem o tempo se encarregará de desfazer (…). Continuarei sempre com vocês, mas não como tutora, mas agora, como professora, admiradora e fiel colaboradora”, desabafou Dafne.
A docente, já emocionada com seu “adeus”, foi surpreendida por uma série de demonstrações de carinho e respeito realizadas por seus alunos do PET. Foram vídeos, mensagens, flores e abraços que contagiaram o público que ali assistia.
“A professora Dafne sempre nos impulsionou a trilhar os caminhos da Enfermagem com muita ética e dedicação. (…) Educar vai além de ministrar aulas. É olhar, cuidar, proteger, exortar, amar. O amor moldou nossa relação dentro do grupo PET Enfermagem. Hoje, estamos nos despedindo daquela que sempre foi nosso referencial com o coração apertado, mas com a sensação de missão cumprida. (…) Não sabemos como vai ser daqui para frente, mas vamos lutar para dar continuidade a tudo que a senhora edificou dentro do Programa”, disse a representante do grupo, Luana Silva.
Â

Â
Após as diversas mensagens ao vivo e em vídeo, a até então tutora do PET foi novamente surpreendida com a entrada de petianos e ex-petianos que lhe traziam, cada um, uma rosa acompanhada de um caloroso abraço que parecia dizer, mais que um “até breve”, foi também um “muito obrigado”.
Â

Â
Foram homenageadas também as professoras Rocineide Ferreira, Lúcia de Fátima da Silva, Maria Vilani Cavalcante Guedes e Maria Célia Freitas, além dos estudantes que se despedem do PET em 2016.
Â

Â
Outra grande homenagem foi para Rui Verlaine, “por toda sua história e contribuição no desenvolvimento da Enfermagem no Ceará e na Filosofia dentro da área da Saúde”, como disse a professora Vilani Guedes, seu nome seria dado à premiação dos melhores trabalhos apresentados durante o Enfermaio.
Â

Â
“Inesquecível professor Rui! Um filósofo que queria sempre uma resposta, uma explicação. (…) Era uma pessoa especial”, finalizou Vilani dando prosseguimento ao evento anunciando os vencedores do prêmio “Rui Verlaine”:
Â

Â
Primeiro lugar: “Análise do Assédio Moral no Trabalho da Enfermagem em Unidades Críticas: um fenômeno que preocupa”, de autoria de Luana Silva de Sousa, Hudson Filipe Arnou Alves, Marina Castro Sobral, Anna Laurita Pequeno Landim, Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão e Roberta Meneses Oliveira.
Segundo lugar: “Validação de Cartilha Educativa para o Autocuidado de Puérperas”, de autoria de Sibele Lima da Costa, Eryjosy Marculino Guerreiro Barbosa, Nayara Sousa de Mesquita e Dafne Paiva Rodrigues.
Terceiro lugar: “Experiência Mobilizada com a Web Rádio Ajir em uma Escola Pública de Picos-PI sobre Drogadição”, de autoria de Leidy Dayane Paiva de Abreu, Raimundo Augusto Martins Torres, Victorugo Guedes Alencar Correia, Eduardo de Oliveira Martins Dantas, Andreia Farias Gomes e Marcos Renato Oliveira.
Â

Â
Fonte: Assessoria de Comunicação / UECE