Capes aprova Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras

29 de dezembro de 2015 - 13:05

A partir de 2016, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), unidade acadêmica da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Quixadá, sediará mais um curso de pós-graduação Stricto Sensu. Trata-se do Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no último dia 16.

”Com isso conquistamos mais um passo importante no processo de interiorização da nossa pós-graduação”, comemora o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Uece, professor Jerffeson Teixeira de Souza. Na atual gestão foram aprovados, até o momento, outros três cursos: Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino, sedes Fafidam/Feclesc; Mestrado Profissional em Ensino de Física; e Mestrado Profissional em Matemática, ambos com polo na Feclesc.

De acordo com o parecer da CAPES:

“A proposta é coerente, pertinente e claramente delineada, no que se refere à articulação entre sua única área de concentração, suas três linhas de pesquisa e a estrutura curricular atinente. A área de concentração (Cultura, Memória, Ensino e Linguagens) abarca e articula importantes aspectos contemporâneos das práticas sociais, quais sejam, saberes, discursos, representações humanas e a emergência de múltiplas identidades.

Para tanto, o Programa centra seu foco de pesquisa em registros históricos, manifestações culturais e nos processos de construção coletiva da memória”.

Em relação ao corpo docente o parecer destaca o seguinte:

“O corpo docente demonstra, no conjunto de sua produção bibliográfica (22 artigos em periódicos, 36 livros e capítulos), um forte engajamento para com os problemas regionais e um promissor potencial de pesquisa, que se espelha nos satisfatórios indicadores de produção. Os artigos foram publicados em periódicos que se situam em diferentes estratos do Qualis: 05 B1, 02 B2, 05 B3, 08 B4, enquanto 02 artigos foram publicados em periódicos ainda não avaliados, fato que pode alterar positivamente os indicadores de produção em artigos.

A produção técnica bibliográfica, que compreende a publicação de trabalhos em anais e a organização ou editoria de obras coletivas, perfaz um total de 66 produtos para um conjunto de 12 docentes. Essa produção complementa o conjunto de publicações do corpo docente”.

Portanto, com a criação de mais um mestrado acadêmico no interior do Estado do Ceará a Universidade Estadual do Ceará reafirma o seu protagonismo e caráter público e gratuito de sua atuação.

Esta é mais uma oportunidade aos estudantes e profissionais da região que contarão com mais uma opção de curso para realização de estudos de pós-graduação no Ceará.

* Com informações da Assessoria de Comunicação da UECE.