Esclarecimentos à comunidade da FAFIDAM

7 de agosto de 2015 - 15:23

A Direção da Fafidam-UECE foi surpreendida com a veiculação em programa da Rádio Educadora Jaguaribana da notícia de que se estaria tentando modificar o nome de nossa faculdade através da supressão do nome de seu fundador, o Bispo Diocesano Dom Aureliano Matos.

A suposta  notícia tem origem na discussão que realizamos nos dias 4 e 5 de agosto em torno da revisão dos Estatutos da FUNECE e da UECE.

Este processo de revisão dos Estatutos está sendo realizado através de conferências setoriais estatuintes efetuadas nos centros e faculdades da UECE, com o objetivo de discutir todo o teor dos atuais Estatutos, tendo como referência a proposta revisora elaborada pela Reitoria da UECE, e propor modificações dos mesmos por meio da livre discussão e votação de alunos, professores e funcionários que se inscreveram voluntariamente para participar das conferências.

O processo Estatuinte Revisor culminará numa Conferência Geral em Fortaleza, com delegados dos três segmentos que compõem a comunidade ueceana, com representação paritária, para decidir a redação final dos novos Estatutos.

A Conferência Setorial da Fafidam teve quase 400 inscritos e cerca de 300 presentes. Desenvolveu-se um debate livre e democrático durante dois dias, constando de trabalhos de grupos e de uma plenária final deliberativa das propostas que enviaremos à Conferência Geral, e também elegeu nossos delegados à mesma.

Foi nesse contexto que a Reitoria da UECE apresentou um conjunto de propostas de modificação dos estatutos. Entre elas, a Reitoria propunha unificar as denominações de todas as suas Faculdades do interior na forma “Faculdade de Educação, Ciências e Letras”. No caso da Fafidam, a proposta da Reitoria  foi passar a chamá-la “Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Médio Jaguaribe Dom Aureliano Matos”, mantendo, portanto, a referência ao seu fundador e a sigla Fafidam.

Contudo, mesmo preservando tanto o nome do fundador, Dom Aureliano Matos, como a sigla pela qual a faculdade é conhecida historicamente, a plenária geral da Conferência Setorial da Fafidam decidiu unanimemente não acolher esta proposta da Reitoria, nem outra proposta similar que substituía o nome “Filosofia” por outras três palavras, sem nenhuma polêmica nem debate.

Portanto, é infundada a ideia de que haveria um suposto movimento em torno da mudança do nome de nossa Faculdade. Tanto que a proposta da Reitoria, colocada em discussão, foi apreciada democraticamente e rejeitada pela plenária geral da Conferência Setorial.

Os que querem transformar a discussão da proposta da Reitoria na questão das questões,  num problema de vida ou de morte, inclusive repassando-a para a imprensa limoeirense de forma distorcida, anseiam por deslustrar o enorme êxito democrático de nossa Conferência Setorial Estatuinte e desvalorizar o esforço de participação empreendido por toda a comunidade universitária da Fafidam. Devemos ressaltar que nossa Conferencia Setorial aprovou   uma proposta histórica de paridade no peso nas eleições para reitor da universidade e diretor dos Centros e Faculdades, de 50% para servidores (docentes e técnico-administrativos) e 50% para alunos.

Esta Direção lamenta constatar que, de toda a rica e fecunda discussão levada a cabo pelos mais de 300 participantes da Conferência Setorial, apenas esta questão, tranquila e democraticamente resolvida pelos participantes, tenha ficado na consciência de alguns que parecem não ter maiores preocupações com o futuro de nossa Universidade.

Conclamamos todos, sem exceção, a voltar o olhar para as questões verdadeiramente decisivas em relação ao futuro da nossa Universidade, e continuar preparando ativamente a Conferência Geral do Processo Estatuinte Revisor dos Estatutos da FUNECE e UECE.

Prof. Dr. João Rameres Regis

Diretor da FAFIDAM/UECE

Profa. Dra. Andrea Almeida Cavalcante

Vice-Diretora da FAFIDAM/UECE