Rio Amazonas abre a série Os Rios e a Vida na TV Brasil

16 de março de 2015 - 15:34

Os Rios e a Vida é a série que a TV Brasil estreou quarta (12), destacando seis dos mais icônicos rios do planeta. O primeiro episódio destaca o Amazonas. O rio é o que menos sofreu com a ação predadora do homem, mas, até quando isso será possível? O crescimento das fazendas de gado e de soja ameaçam a floresta, colocando em risco a fauna e a flora local. O surgimento de pequenas cidades densamente populosas às margens do rio também ameaça a paz no Amazonas. Por suas dimensões, o rio permite a navegação de embarcações oceânicas e serve de rota para o comércio na floresta.

Vista do Rio Amazonas. Foto TV Brasil.

Vista do Rio Amazonas

Localizado na América do Sul, o Amazonas tem sua origem na nascente do rio Apurímac, no alto da parte ocidental da Cordilheira dos Andes, no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico, junto ao rio Tocantins, no Delta do Amazonas, no Norte brasileiro.

Ao longo de seu percurso, o Amazonas recebe, ainda no Peru, os nomes de Carhuasanta, Lhoqueta, Apurímac, Ene, Tambo, Ucayali e Amazonas. O rio adentra o território brasileiro com o nome de Solimões e, em Manaus, aós a junção com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas. O Rio Amazonas é o único com uma foz mista no mundo: apresenta uma foz em estuário e uma em delta.

Produzida pela Green Bay Media, a série destaca, além do Amazonas, outros cinco dos mais icônicos rios do mundo estão em destaque na série: o Nilo, o Mississippi, o Ganges, o Yang-tse e o Reno.

Fonte: TV Brasil