Projetos em andamento
11 de junho de 2014 - 18:41
Período |
Título |
|||
2013 – Atual |
O rio Jaguaribe e as Passagens molhadas no semiárido cearense: interferências na dinâmica fluvial e socioambiental. |
|||
Natureza |
Pesquisa. |
|||
Coordenador(a) |
Andrea Almeida Cavalcante |
|||
Descrição |
O Projeto visa avaliar as passagens molhadas como agentes modificadores do sistema fluvial do rio Jaguaribe-CE em seu médio-baixo curso, considerando alterações físico-naturais e processos de uso e acesso desse recurso, a fim de entender as implicações socioambientais desses barramentos, culminando na criação de um banco de dados que subsidie a gestão dos recursos hídricos no Ceará e o fortalecimento do debate acerca da gestão e do planejamento regional.. |
|||
Integrantes |
Cleuton Almeida da Costa – Integrante / /Marco de Brito Bezerra – Integrante / Maria Anezilany Gomes do Nascimento – Integrante / Jose Hamilton Ribeiro Andrade – Integrante / ANTONIA MARTOVANIA SOUSA MONTE – Integrante. |
|||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
01 |
01 |
|||
Período |
Título |
|||
2013 – Atual |
Aspectos ds dinâmica fluvial da bacia hidrográfica do figueiredo – Ceará -Brasil |
|||
Natureza |
Pesquisa. |
|||
Coordenador(a) |
Cleuton Almeida da Costa. |
|||
Descrição |
||||
Integrantes |
||||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
Período |
Título/ Projetos |
|||
2012 – Atual |
Grupo de Estudo em Recursos Hídricos: Bacias hidrográficas em áreas semiáridas |
|||
Natureza |
Outra. |
|||
Coordenador(a) |
Cleuton Almeida da Costa. |
|||
Descrição |
O grupo de estudos em Bacias Hidrográficas centra o seu conteúdo programático na importância da utilização da Bacia Hidrográfica como unidade de Planejamento e Gestão Ambiental, pois, esta unidade de análise expressa as inter-relações dos fatores do Potencial Ecológico (Clima/Hidrologia/Geomorfologia) e da Exploração Biológica (vegetação/Solo/Fauna) que interagem formando os Sistemas Ambientais. Portanto o grupo de estudo propõe aos participantes: a) Estudar o contexto ambiental de bacias hidrográficas, concebendo-as como unidades indispensáveis para o planejamento e gestão dos recursos hídricos b) Conhecer o contexto hidroclimático das bacias hidrográficas da região semiárida c) Analisar o processo de uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Jaguaribe e suas implicações na dinâmica fluvial. Neste sentido, é perceptível a importância desses estudos no Curso de Licenciatura em Geografia, uma vez que a região do Baixo Jaguaribe pode ser considerada um verdadeiro laboratório para os estudos hidrográficos, tendo em vista a artificialidade imposta a esta bacia a partir da implementação das obras de engenharia. . |
|||
Integrantes |
Andrea Almeida Cavalcante |
|||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
03 |
||||
Período |
Título |
|||
2004 – Atual |
Agricultura globalizada e pauperização sócio-territorial no Baixo Jaguaribe/CE |
|||
Natureza |
Pesquisa |
|||
Coordenador(a) |
Hidelbrando dos Santos Soares. |
|||
Descrição |
Analisar a modernização da agricultura no Baixo Jaguaribe/Ce a partir do processo de fluxo de investimentos públicos e fluxo de mais-valia em contradição a descapitalização da sociedade local. |
|||
Integrantes |
||||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
Período |
Título |
|||
2014 – Atual |
Análise do Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Fundamental |
|||
Natureza |
Pesquisa. |
|||
Coordenador(a) |
Luzianny Borges Rocha. |
|||
Descrição |
||||
Integrantes |
Danielle Antonia de Santiago – Integrante |
|||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
01 |
||||
Período |
Título/ Projetos |
|||
2011 – Atual |
Reestruturação produtiva da agricultura e urbanização: rede urbana funcional ao agronegócio da fruticultura (RN/CE). |
|||
Natureza |
Pesquisa. |
|||
Coordenador(a) |
Maria Lucenir Jerônimo Chaves |
|||
Descrição |
Projeto de Pesquisa que está sendo executado no Doutorado em Geografia (UECE). |
|||
Integrantes |
Denise de Souza Elias – Integrante. |
|||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
01 |
||||
Período |
Título |
|||
2013 – Atual |
Ensino de geografia e formação do professor: uma investigação do contexto contemporâneo de reformulação curricular da Licenciatura em Geografia, FAFIDAM/UECE. |
|||
Natureza |
Pesquisa |
|||
Coordenador(a) |
Maria Anezilany Gomes do Nascimento. |
|||
Descrição |
Esse projeto visa investigar a formação do licenciando em Geografia, no contexto contemporâneo da formação do professor-pesquisador, preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Tem como recorte sócio-espacial de estudo o município de Limoeiro do Norte-Ce.Pretende-se investigar os desafios da formação em dois espaços: a Escola – elegendo-se como recorte socioespacial duas instituições de ensino de Limoeiro do Norte, Ce: a EEM Lauro Rebouças de Oliveira e a EEM Arsênio Ferreira Maia, onde atuam, entre professores efetivos e provisórios, vários licenciados em geografia da FAFIDAM e a Universidade – tendo como objeto o Curso de Licenciatura em Geografia, no que concerne às atividades de ensino, pesquisa e extensão, sua interface com os demais cursos e com a região do Baixo Jaguaribe e os impactos da reformulação curricular na formação dos licenciandos.. |
|||
Integrantes |
||||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
01 |
||||
Período |
Título |
|||
2012 – Atual |
Uma leitura contemporânea da dinâmica urbana de Limoeiro do Norte, Ce |
|||
Natureza |
Pesquisa. |
|||
Coordenador(a) |
Maria Anezilany Gomes do Nascimento. |
|||
Descrição |
Investigação da dinâmica urbano-regional contemporânea de Limoeiro do Norte, considerando o padrão de desenvolvimento do território, as atuais lógicas de uso e ocupação do espaço, bem como os conflitos decorrentes destas práticas socioespaciais. Pretende-se investigar as dinâmicas intra e interurbanas exercidas sobre este espaço no sentido de entender a relação dialética entre a centralidade urbano-regional de Limoeiro do Norte e as problemáticas socioespaciais, decorrentes desta lógica de crescimento.. |
|||
Integrantes |
||||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
01 |
||||
Período |
Título/ Projetos |
|||
2012 – Atual |
A vida docente na escola II: aprender e ensinar pela pesquisa |
|||
Natureza |
Pesquisa |
|||
Coordenador(a) |
Maria Anezilany Gomes do Nascimento. |
|||
Descrição |
Trata-se do Projeto Institucional PIBID UECE/CAPES, no qual está inserido o Subprojeto PIBID Geografia coordenado pela professora Maria Anezilany Gomes do Nascimento, cujo título é A escola como lugar de vivência e aprendizagem: inovação e difusão de metodologias do Ensino de Geografia . . |
|||
Integrantes |
||||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
14 |
||||
Período |
Título |
|||
2011 – Atual |
Nós propomos: Cidadania e Inovação na Educação Geográfica |
|||
Natureza |
Outros |
|||
Coordenador(a) |
Maria Anezilany Gomes do Nascimento. |
|||
Descrição |
O Projeto surgiu em 2011/12 e é promovido pelo Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa-IGOT-Ul e pela Esri Portugal. Desde 2012/13, o Projeto é apoiado pelo Concurso Escolher Ciência, da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tenológica/Ciência Viva (PEC283). Parte de um Estudo de Caso, dirigido, de forma privilegiada, para a identificação e resolução de problemas locais, por alunos de Geografia, no 11º ano de escolas secundárias vinculadas à Proposta. O Projeto pretende dinamizar a participação ativa das populações nas tomadas de decisão sobre o território, direcionado a uma educação geográfica comprometida com a educação para a cidadania. Aposta também para colaboração entre a universidade, escolas secundárias, autarquias e empresas, com o que pretende um enriquecedor estabelecimento de parcerias.. |
|||
Integrantes |
Sérgio Claudino – Integrante / Fernando Frederico Bernardes – Integrante. |
|||
Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
|
02 |