Projetos concluídos
11 de junho de 2014 - 18:45
Período |
Título |
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2010 – 2011 |
Práticas de reescrita e revisão de textos no ensino básico |
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Natureza |
Extensão | |||
Coordenador(a) |
Risoleide Rosa Freire |
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Descrição |
O projeto de extensão Práticas de reescrita e revisão de textos no ensino básico se propõe a ser um espaço de articulação e reflexão sobre o ensino de produção textual, com o objetivo principal de estabelecer, a médio e longo prazo, um diálogo entre a universidade e o ensino básico local, tendo em vista a renovação contínua das práticas pedagógicas de seus professores. Esta ação extensionista é constituída de oficinas direcionadas a estratégias de revisão e reescrita de textos de alunos do ensino básico (fundamental e médio), em diferentes gêneros do discurso. Objetiva-se apresentar orientações sobre revisão e análise linguística, princípios de construção do texto escrito, aspectos enunciativos e formais, nova ortografia, escrita e reescrita, interação professor-aluno. A expectativa é que o projeto conte com a presença de 40 participantes da área de Letras que, direta ou indiretamente, estejam envolvidos com o ensino de língua portuguesa.. |
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Integrantes |
Ariane Aparecida de Oliveira- Miltom Guilherme Ramos – Nádia Maria Silveir Costa de Melo. |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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04 |
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Período |
Título |
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2006 – 2007 |
Estratégias de referenciação e suas funções na progressão textual |
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Natureza |
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Coordenador(a) |
Antônio Lailton Moraes Duarte |
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Descrição |
Esta pesquisa busca descrever e explicar os processos e estratégias de ordem textual-discursiva e cognitivo-interacional envolvidos nas decisões dos produtores de textos quanto às formas de referenciação a serem mobilizadas, nos diversos gêneros textuais, para a introdução de referentes e à sua retomada com o fim de efetuar a progressão textual. Para tal empreitada, partiu-se da noção de referenciação como atividade discursiva(ver Koch, 1998; Koch & Marcuschi, 1998), das estratégias de referenciação textual – estratégia da descrição definida (uso de expressões nominais definidas); estratégia da nominalização (uso de formas nominalizadas); estratégia da associação (uso de anáforas nominais associativas); estratégia da pronominalização ( uso de formas pronominais, bem como da elipse, isto é, zero anafórico) – elencadas por Marcuschi & Koch (1998a); e das funções das formas referenciais na progressão textual em diversos gêneros textuais (ver Koch, 1998 a e b;. Francis, 1994; Cavalcante, 2000, 2003; Apothéloz & Chanet,1997; Apothéloz ,1995, dentre outros). Esta investigação será desenvolvida com base numa amostra de textos selecionados, aleatoriamente, do corpus escrito do projeto integrado Gêneros Textuais e Referenciação, coletado pelo grupo PROTEXTO, em andamento da Universidade Federal do Ceará. A análise a ser efetuada será desenvolvida através da distribuição entre leituras teóricas, análise dos dados à luz dos pressupostos teóricos estabelecidos e discussões teóricas ou de outras questões ligadas ao tema da pesquisa com pesquisadores e orientandos desta e de outras instituições de pesquisa e/ou ensino superior. . |
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Integrantes |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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04 |
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Período |
Título |
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2004 – 2004 |
Demonstrações contábeis |
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Natureza |
Pesquisa |
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Coordenador(a) |
Antônio Lailton Moraes Duarte |
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Descrição |
O presente projeto apresenta as demonstrações contábeis, como um recurso de exposição para a contabilidade, pois sendo a Contabilidade a ciência que se destina a registrar, estudar, controlar e interpretar os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, com o objetivo de fornecer informações e orientação sobre o estado desse patrimônio e suas variações. Partindo deste principio não seria possível a Contabilidade atingir seus objetivos sem as Demonstrações Contábeis, pois as demonstrações contábeis são todas as formas de exposição, sintéticas ou analíticas, do estado patrimonial e de suas variações originadas dos livros contábeis. As Demonstrações Contábeis são ferramentas indispensáveis a Contabilidade, sendo também importantíssima nas tomadas de decisões, pois através das demonstrações contábeis, será possível o conhecimento e analise do passado, presente e projeções do futuro para verificar a situação econômico-financeira de qualquer entidade. . |
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Integrantes |
Andréa Cristina Cavalcante Cunha |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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01 |
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Período |
Título |
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2005 – 2005 |
Orçamento participativo: fator de democratização social |
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Natureza |
Pesquisa |
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Coordenador(a) |
Antonio Lailton Moraes Duarte |
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Descrição |
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Integrantes |
Aluízio Moreira de Araújo – |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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01 |
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Período |
Título |
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2012 – 2012 |
CINE EM FOCO |
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Natureza |
Outra. |
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Coordenador(a) |
Fernanda Kécia de Almeida |
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Descrição |
O Projeto tem como objetivo promover a discussão entre cinema e Literatura |
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Integrantes |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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30 |
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Período |
Título |
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2011 – 2014 |
Entre a fuga e a realização: percepções do comportamento estratégico no processo de escrita em L2 |
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Natureza |
Pesquisa |
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Coordenador(a) |
José Társio Menezes Pinheiro |
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Descrição |
Durante o processo de produção escrita em língua inglesa,tanto na fase de planejamento quanto na fase de execução, os alunos tentam resolver seus problemas comunicativos de duas maneiras: 1) mudando sua meta comunicativa ou 2) mantendo sua meta comunicativa. Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a interlíngua escrita de dois grupos de estudantes brasileiros de língua inglesa de nível universitário, tentando relacionar o nível de proficiência na língua-alvo dos sujeitos participantes da pesquisa à freqüência de utilização das estratégias de redução e das estratégias de realização.. |
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Integrantes |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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Período |
Título |
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2009 – 2012 |
Pesquisa Litero-Teatral. |
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Natureza |
Pesquisa |
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Coordenador(a) |
Liduína Maria Vieira Fernandes |
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Descrição |
Nosso intuito é continuar com esse Projeto de Pesquisa voltado para a Literatura e o Teatro no qual os graduandos da Fafidam leiam e discutam textos, criem oficinas e apresentem espetáculos teatrais e a partir daí, reflitam sobre a leitura e o papel da arte como fator de conscientização, sensibilização e atitude de construção de uma realidade mais justa e participativa. O Projeto em si é bastante extenso e requer mais de um bolsista. Como conseguimos apenas um no Edital anterior, precisamos de mais tempo para darmos continuidade a nossa pesquisa. O que vamos acrescentar ao texto é o novo calendário das atividades para (o)s bolsista(s). Então, o objetivo central desse Projeto é ler e analisar textos literários e teatrais, visando a ampliação do repertório dos estudos literários e da formação estética dos bolsistas. As idéias, sobre a criação desse Projeto, surgiram após termos observado um bom número de alunos durante as disciplinas ministradas nas graduações de Letras, Pedagogia e História com profundas dificuldades de leitura e interpretação de textos acadêmicos e principalmente literários cujos objetivos, dessas leituras, funcionam como elementos definidores da qualidade da formação humana e profissional destes sujeitos. A ausência de uma maior autonomia, continuidade e criticidade em leituras têm historicamente influenciado de forma negativa a qualidade da formação humana e profissional destes alunos. Porém, em nossa realidade de prática docente ao longo de dez anos, observamos que existe na região do Vale do Jaguaribe todo um histórico sobre a prática teatral (sem formação teórica) que tem como participantes alunos da Fafidam. Constantemente grupos teatrais são formados com alunos desta Instituição. Contudo, as dificuldades como escassez de tempo e de recursos financeiros fazem com que esses grupos se dispersem. Por esses e outros motivos pretendemos que esse Projeto (Literatura e Teatro) atue de fato no cotidiano de nossa cidade gerando assim, uma aproximação q. |
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Integrantes |
Francisca Lailsa Ribeiro Pinto / Maria José Cavalcante Oliveira |
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Alunos Envolvidos |
Graduação |
Mestrado |
Doutorado |
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02 |
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