Projetos concluídos

11 de junho de 2014 - 18:44

Período

Título

2012 – 2013

A economia do conhecimento e o financiamento das políticas socioeducativas no Brasil: uma análise onto-marxista.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Descrição

O Projeto representa um desdobramento da pesquisa: O paradigma da economia do conhecimento e sua inserção na política de financiamento do ensino básico no Brasil: uma análise onto-marxiana, ora em fase de conclusão. Nesse propósito, pretende-se analisar, à luz da ontologia marxiana, A economia do conhecimento e o financiamento das políticas socioeducativas no Brasil: uma análise onto-marxista, focalizando a economia do conhecimento, como o novo paradigma promotor do crescimento econômico e sua relação com o financiamento das políticas socioeducativas no atendimento da população, considerada em vulneravelmente social. O propósito dessa pesquisa é, portanto, mapear as condicionalidades estabelecidas pelos programas de socioeducativos no combate à pobreza, expressados pelos novos paradigmas da economia do conhecimento, cujas diretrizes são promovidas pelo Programa de Educação para Todos, que atrela o cumprimento das metas a superação das desigualdades sociais. Intenta-se, desse modo, elaborar a critica, dentro da perspectiva onto-marxiana, da influência do pensamento economicista na educação pública brasileira, reconhecendo trata-se de exigências do processo de reprodução do capital em crise, devidamente referendadas pelos organismos internacionais, como: Banco Mundial e a Unesco. O presente estudo partirá do exame de documentos e relatórios do Banco Mundial, da Unesco, MEC e de Assistência Social, com ênfase nas declarações resultantes de eventos da EPT e políticas socioeducativas. Outrossim, revisar-se-á os teóricos da economia do conhecimento, como também aqueles que embasam os conceitos diversos sobre pobreza, miséria, vulnerabilidade social, desfavorecidos, pauperização, ao lado das concepções do financiamento da educação e da gestão pública. Assume-se para a análise das políticas socioeducativas no Brasil, que sistematicamente renova os mecanismos de concepção e financiamento, a década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa.

Integrantes

Jackline Rabelo; Emanuela Rútila Monteiro Chaves;  Antonio José Albuquerque de Araujo Filho; Rosangela Ribeiro da Silva / Nagéla Sousa / Aline Nunes Paiva / Eveline Ferreira Feitosa / Susana Jimenez / Williany Magna Lima da Silva.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

04

03

01

Período

Título

2012 – 2013

A política de financiamento da educação para os pobres no Brasil: Uma análise onto-marxista

Natureza

Pesquisa

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo

Descrição

Pretende-se analisar, à luz da ontologia marxiana, a política de financiamento da educação destinada à população pobre no Brasil, focalizando a relação da educação com a pobreza, investigando, nestes termos, os programas de complementação de renda que foram implantados nas últimas décadas no país e que estão associados à educação. O propósito dessa pesquisa é, portanto, mapear as condicionalidades estabelecidas pelos programas de combate à pobreza, expressados pelos novos paradigmas da economia do conhecimento definidos pelo Programa de Educação para Todos que atrela o cumprimento das metas de universalização da educação básica a superação da pobreza.

Integrantes

Jackline Rabelo – Integrante / Helena Freres – Integrante / Aline de Moura Remígio – Integrante / Francisca Helena Holanda – Integrante / Emanuela Rútila Monteiro Chaves – Integrante / Rosangela Ribeiro da Silva – Integrante / Eveline Ferreira Feitosa – Integrante / Susana Jimenez – Integrante / Maria Edleuza da Silva – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

03

02

Período

Título

2012 – 2013

A crise estrutural do capital e seus desdobramentos nas concepções e políticas da educação nos países membros da unesco: uma análise onto-marxiana

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo

Natureza

Pesquisa.

Descrição

O Projeto representa, em seus termos mais largos, um desdobramento de nossas pesquisas que analisa o grande projeto de Educação para Todos, organizado pelos organismos internacionais, que resultaram em políticas e concepções em educação, a serem implatados nos paises da periferia do capital. Nesse propósito, pretende-se analisar, à luz da ontologia marxiana, a relação da crise do capital com o complexo educacional, centrado nas políticas e reformas educacionais, que imprimem a concepção de economia do conhecimento nas diretrizes educacionais, em todos níveis. Intenta-se desse modo, dentro do contexto da crise estrutural, elaborar a critica a influência do pensamento economicista na educação pública brasileira, com desdobramento mais efetivo no financiamento do ensino. Nesses termos, pretende-se aprofundar o debate em torno do conteúdo específico do Projeto de Educação para Todos (EPT), mapeando neste estudo, a estreita relação entre a crise do capital e a emergência do paradigma do conhecimento como premissa sócioeducacional. O estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do Banco Mundial, da Unesco e do MEC, com ênfase nas declarações resultantes de eventos da EPT. Outrossim, revisar-se-á os teóricos que embasam o chamado paradigma do conhecimento, destacando a relação entre economia e educação, analisando, nesses termos, as políticas educacionais que vem regulando sistematicamente os mecanismos de financiamento da educação básica nas ultimas décadas. Assume-se a partir da década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa.

Integrantes

José Ernandi Mendes – Integrante / Josefa Jackline Rabelo – Integrante / Ruth Maria de Paula Gonçalves – Integrante / Francisca Maurilene do Carmo – Integrante / Maria Cleide da Silva Barroso – Integrante / Emanuela Rútila Monteiro Chaves – Integrante / Leiliana Rebouças Freire – Integrante / Antonio José Albuquerque de Araujo Filho – Integrante / Aline Nunes Paiva – Integrante / Susana Jimenez – Integrante / Maria Edleuza da Silva – Integrante / Williany Magna Lima da Silva – Integrante / Fábio José Cavalcanti de Queiroz – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

03

04

Período

Título

2011 – 2012

O Programa de Educação para Todos (EPT) e a política de financiamento do ensino básico no Brasil.

Natureza

Pesquisa.

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo

Descrição

Tomando por base a ontologia marxiana, a pesquisa pretende tratar a política de financiamento da educação básica brasileira, em sua dimensão onto-histórica, investigando, nesse sentido, os fundamentos e a funcionalidade do Programa de Educação para Todos nos termos postos pelo MEC, Banco Mundial, ONU e Unesco e suas implicações no processo de disseminação do proclamado princípio de Educação de Qualidade para Todos, particularizando-se, nesse contexto, o critério/cálculo custo-aluno na escola pública do Estado do Ceará. Intenta-se ainda aprofundar o debate em torno do conteúdo específico do Projeto de Educação para Todos consignado em sucessivos eventos internacionais e/ou nacionais definidos pelo Banco Mundial e ONU/UNESCO. Buscar-se-á, outrossim, analisar a legislação educacional que vem regulando sistematicamente a política de financiamento da educação básica, com ênfase para Fundef e Fundeb. O estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do MEC, Banco Mundial e da Unesco, com destaque para as declarações resultantes dos supracitados eventos. Sobre o cálculo do critério do custo-aluno tomar-se-á como referência as escolas públicas municipais da cidade de Limoeiro do Norte, Ceará. Assume-se a década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa..

Integrantes

Josefa Jackline Rabelo – Integrante / Francisca Maurilene do Carmo – Integrante / Maria Cleide da Silva Barroso – Integrante / Francisca Helena Holanda – Integrante / Antonio Nogueira Xavier Neto – Integrante / Emanuela Rútila Monteiro Chaves – Integrante / Antonio José Albuquerque de Araujo Filho – Integrante / Helena de Araújo Freres – Integrante / Vanesa Lima de Sousa – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

04

02

01

Período

Título

2011 – 2012

O paradigma da economia do conhecimento e sua inserção na política de financiamento do ensino básico no Brasil: uma análise onto-marxiana.

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo

Natureza

Pesquisa.

Descrição

O Projeto representa, em seus termos mais largos, um desdobramento do Projeto Economia política da educação e o financiamento do ensino básico brasileiro, ora em fase de conclusão. Nesse propósito, pretende-se analisar, à luz da ontologia marxiana, o paradigma da economia do conhecimento e sua inserção como premissa na elaboração das políticas educacionais implantadas nos países periféricos no contexto do Programa de EPT. Intenta-se desse modo, elaborar a critica a influência do pensamento economicista na educação pública brasileira, com desdobramento mais efetivo no financiamento do ensino. Nesses termos, pretende-se aprofundar o debate em torno do conteúdo específico do Projeto de Educação para Todos (EPT), mapeando neste estudo, a emergência do paradigma do conhecimento como premissa sócioeducacional. O estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do Banco Mundial, da Unesco e do MEC, com ênfase nas declarações resultantes de eventos da EPT. Outrossim, revisar-se-á os teóricos que embasam o chamado paradigma do conhecimento, destacando a relação entre economia e educação, analisando, nesses termos, as políticas educacionais que vem regulando sistematicamente os mecanismos de financiamento da educação básica nas ultimas décadas. Assume-se a partir da década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa..

Integrantes

Osterne Mais Filho – Integrante / Josefa Jackline Rabelo – Integrante / Luis Távora Furtado Ribeiro – Integrante / VALDEMARIN COELHO GOMES – Integrante / Francisca Maurilene do Carmo – Integrante / Emanuela Rútila Monteiro Chaves – Integrante / Antonio José Albuquerque de Araujo Filho – Integrante / Nagéla Sousa – Integrante / Eveline Ferreira Feitosa – Integrante / Susana Jimenez – Integrante / Maria Edleuza da Silva – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

04

02

01

Período

Título

2010 – 2011

A relação economia política da educação e o financiamento do ensino básico brasileiro: uma análise critica ao fundeb.

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Natureza

Pesquisa.

Descrição

A pesquisa pretende analisar a Economia política da educação e o financiamento do ensino básico brasileiro,relacionando-a, em sua dimensão onto-histórica, com os instrumentos internacionais que controlam a educação mundial. Nesse propósito, pretende-se investigar com base na relação da economia política com a educação, os fundamentos do Fundeb e suas implicações no processo de disseminação do proclamado princípio de Educação de Qualidade para Todos, idealizados pelo Banco Mundial através do Ministério da Educação (MEC). Para tanto, revisar-se-á os pensadores das diferentes perspectivas teóricas que buscam elaborar conceitos que aproximam a economia política da educação. Intenta-se desse modo, elaborar a critica a influência do pensamento economicista na educação pública brasileira, com desdobramento mais efetivo no financiamento. Nesses termos, pretende-se aprofundar o debate em torno do conteúdo específico do Projeto de Educação para Todos (EPT) e da proposta de custo aluno de qualidade inicial defendida pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, fazendo um paralelo com a definição do critério custo aluno proposto pela Lei do Fundef/Fundeb e os estudos elaborados nessa direção. O estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do MEC, Banco Mundial e da Unesco, com destaque para as declarações resultantes eventos da EPT. Outrossim, apropriar-se-á dos teóricos que embasam a economia da educação e o financiamento, analisando a legislação educacional que vem regulando sistematicamente a política de financiamento da educação básica, com ênfase para Fundeb. Assume-se a partir da década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa.

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

02

01

Período

Título

2009 – 2010

O Programa de Educação para Todos (EPT) e a política de financiamento do ensino básico no Brasil.

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Tomando por base a ontologia marxiana, a pesquisa pretende tratar a política de financiamento da educação básica brasileira, em sua dimensão onto-histórica, investigando, nesse sentido, os fundamentos e a funcionalidade do Programa de Educação para Todos nos termos postos pelo MEC, Banco Mundial, ONU e Unesco e suas implicações no processo de disseminação do proclamado princípio de Educação de Qualidade para Todos, particularizando-se, nesse contexto, o critério/cálculo custo-aluno na escola pública do Estado do Ceará. Intenta-se ainda aprofundar o debate em torno do conteúdo específico do Projeto de Educação para Todos consignado em sucessivos eventos internacionais e/ou nacionais definidos pelo Banco Mundial e ONU/UNESCO. Buscar-se-á, outrossim, analisar a legislação educacional que vem regulando sistematicamente a política de financiamento da educação básica, com ênfase para Fundef e Fundeb. O estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do MEC, Banco Mundial e da Unesco, com destaque para as declarações resultantes dos supracitados eventos. Sobre o cálculo do critério do custo-aluno tomar-se-á como referência as escolas públicas municipais da cidade de Limoeiro do Norte, Ceará. Assume-se a década de 1990, como ponto de partida e recorte histórico da pesquisa.

Integrantes

Suzana Vasconcelos Jimenez – Integrante / Josefa Jackline Rabelo – Integrante / Helena Freres – Integrante / Leonardo José Freire Cabó – Integrante / Ruth Maria de Paula Gonçalves – Integrante / Vânia Alexandrino Leitão – Integrante / Francisca Maurilene do Carmo – Integrante / Maria Cleide da Silva Barroso – Integrante / Francisca Helena Holanda – Integrante / Antonio Nogueira Xavier Neto – Integrante / Emanuela Rútila Monteiro Chaves – Integrante / Antonio José Albuquerque de Araujo Filho – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

03

04

Período

Título

2007 – 2008

O Relatório de Pesquisa: Educação para Todos: antecedentes históricos e implicações nos países pobres (Universalizar o ensino e reproduzir o capital: os fundamentos do movimento de EPT na perspectiva da crítica marxista).

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Tomando como base os fundamentos histórico-filosóficos da ontologia marxiana, analisamos as implicações sócio-políticas do Movimento de Educação para Todos (EPT) patrocinado pelo Banco Mundial, ONU e Unesco e suas deliberações na efetivação da reforma política e conceitual da educação brasileira. Nosso estudo parte, inicialmente, do resgate dos elementos atinentes à gênese e evolução histórica do Projeto de EPT e do exame de documentos e relatórios estratégicos do Banco Mundial e da Unesco, datados até 2007. Constatamos, em linhas gerais, o papel determinante dos organismos internacionais, através dos sucessivos eventos internacionais e/ou nacionais em prol da Educação para Todos, nas diretrizes e reformulações das políticas educacionais e do pensamento pedagógico nacional.

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

02

01

Período

Título

2006 – 2007

Universalizar o ensino e reproduzir o capital: os fundamentos do Movimento de Educação para Todos

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Nosso estudo partirá do exame de documentos e relatórios estratégicos do Banco Mundial e da Unesco, datados até 2007. Como objetivo geral: Examinar os fundamentos histórico-filosóficos e as implicações sócio-políticas do Movimento de Educação para Todos, à luz da ontologia marxiana. Pretendemos aprofundar o debate sobre das diretrizes educacionais, examinando o conteúdo específico de tais propostas consignadas em sucessivos eventos internacionais e/ou nacionais em prol da Educação para Todos , definidos pela ONU/UNESCO e suas repercussões na reformulação do pensamento pedagógico nacional..

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

03

03

05

Período

Título

199 – 2000

Qualidade de Vida em Assentamentos Rurais – Barra do Feijão – Tabuleiro do Norte, Ceará

Coordenador (a)

Maria das Dores Mendes Segundo.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Identificar a qualidade de vida dos agricultores do assentamento Barra do Feijão, analisando os indicadores de educação, saúde e instalações sanitárias, lazer, moradia e alimentação.

Integrantes

Isabel Cristina Lima – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

Período

Título

2009 – 2011

Memórias da Luta pela Terra no Assentamento Bela Vista, município de Jaguaruana-Ceará.

Natureza

Pesquisa

Coordenador (a)

Francisco Antônio da Silva.

Descrição

O projeto tem como propósito reconstituir a trajetória da luta pela terra dos assentados do Assentamento Bela Vista, no município de Jaguaruana Ceará, tentando compreender a dinâmica e modo de vida da comunidade e as possibilidades e expectativas criadas pela posse da terra e a compreensão que eles têm desta nova realidade.

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01

Período

Título

2011 – 2012

Projeto de inventário das romarias de Juazeiro do norte – CE.

Coordenador (a)

Ivaneide Barbosa Ulisses

Natureza

Pesquisa

Descrição

Projeto apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e aprovado para obtenção de custeio de pesquisa e catalogação de patrimônio imaterial concernente às festas religiosas em Juazeiro do Norte – CE. Em particular as romarias N.S Das Dores, Candeias e Finados..

Integrantes

Lúcia Helena Brito – Integrante / Francisco Francijési Firmino – Integrante / Danilo Almeida Patríco – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

Período

Título

2010- 2010

O Pesquisador e a pesquisa em arquivo.

Coordenador (a)

João Rameres Regis.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Esta atividade será realizada no ano de 2010 e executada por uma equipe compostas de 06 alunos bolsistas do grupo PET de História e, eventualmente, por alunos da graduação, supervisionados pelo Tutor. Trata-se de um projeto de pesquisa coletiva desenvolvido no acervo do Fórum da Justiça Comum, na Comarca de Limoeiro do Norte. Cada bolsista e ou aluno dedicarão cerca de oito (08) horas semanais na sistematização do referido acervo. A iniciativa de desenvolvermos um trabalho de pesquisa no fórum de Limoeiro do Norte resulta da necessidade de fazermos um levantamento dessa documentação histórica e por consideramos de grande valia para as pesquisas futuras dos petianos e dos alunos da graduação do curso de história da FAFIDAM, possibilitando-os a vivência do oficio do historiador e do fazer histórico e historiográfico. Ao final, objetiva-se elaborar um catálogo do acervo em questão que deverá ser publicado..

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

12

Período

Título

2010 – 2010

A História revelada através da Arquitetura Regional.

Coordenador (a)

João Rameres Regis.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Esta atividade será desempenhada por 06 bolsistas do Grupo PET, ao longo do ano de 2010, e tem como pretensão construir um mapeamento dos patrimônios edificados das áreas urbanas e rurais (igrejas, capelas, casas, sobrados, casarões, chafarizes, casas de aviamentos de farinha, prensas de cera de carnaúba, casa de câmara e cadeia…), localizados nos municípios de Limoeiro do Norte e Morada Nova. Objetiva, ainda, compreender a formação histórica dos municípios visitados. Essa atividade tem como meta final produzir um material impresso com vistas a utilização nas escolas públicas dos municípios envolvidos..

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

12

Período

Título

2012 – 2013

Memórias da Cidade: Limoeiro do Norte nos relatos de seus memorialistas

Coordenador (a)

José Olivenor Souza Chaves

Natureza

Pesquisa

Descrição

Como muitos outros lugares espalhados pelo imenso território brasileiro, Limoeiro do Norte, de alguma maneira, se inscreve na senda das transformações, ao mesmo tempo em que se acha marcado pelos signos do rural, do tradicional, pela riqueza da oralidade. Sobre este último patrimônio, para além das histórias marcadas pelas práticas cotidianas, carregadas de sentidos, de sentimentos, vários são os memorialistas que preservam o que chamarei, neste projeto, de histórias de origem, aquelas que, normalmente, tendem a ir ao encontro do fundador do lugar, além de diversas outras histórias eivadas pelo desejo de preservação da memória dos principais ícones políticos que fizeramparte da história da cidade. A pesquisa tem o propósito de interpretar os discursos que os memorialistas preservam da história de Limoeiro do Norte, recortando, de maneira especial, seus aspectos políticos.

Integrantes

Sandra Alves Santiago – Integrante / Maria Marcileide de Sousa Lotf – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

02

Período

Título

2010 – 2012

Uma Cidade na Ribeira do Jaguaribe: cartografia histórica de Limoeiro do Norte

Coordenador (a)

José Olivenor Souza Chaves

Natureza

Pesquisa

Descrição

O projeto visa estabelecer níveis de compreensão acerca dos processos históricos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da cidade de Limoeiro do Norte. Para isto, temos por propósito analisar as transformações que foram se operando a partir do final do século XIX, período que marca a constituição da vila de Limoeiro, no ano de 1873, e da cidade no ano de 1897. Portanto, tomando como referência um variado acervo de fundos documentais, de natureza oficial, temos por propósito analisar a efetivação das políticas públicas voltadas para diferentes aspectos do cotidiano da população citadina, instituídas ao longo do século XX pelo poder legislativo e executivo municipal, as quais, de maneira diversa, resultaram na mudança de hábitos e costumes. A pesquisa buscará, portanto, abordar questões relativas à saúde, a educação, a cultura, a segurança e a disciplinarização das práticas urbanas, visando, justamente, construir uma cartografia da cidade que possa contemplar as múltiplas percepções que os poderes públicos tinham da cidade em diferentes contextos históricos..

Integrantes

Maria do Carmo Moises Freitas – Integrante / Francisco Edinou Bezerra Maia – Integrante.

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

02

Período

Título

2012 – 2013

O trabalho e os sonhos: a condição de estudante da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos.

Coordenador (a)

Lúcia Helena de Brito.

Natureza

Pesquisa

Descrição

O objetivo desta pesquisa é compreender a representação do ensino superior para o aluno, tendo como eixo de análise as condições sociais, culturais e econômicas nas quais o aluno está inserido. Pretendmos compreender a condição social em que se efetua a formação do aluno na faculdade em estudo..

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

Período

Título

2011 – 2012

O Ensino de Sociologia nos cursos de licenciatura – desafios do processo de apropriação do conhecimento na formação do aluno leitor crítico reflexivo

Coordenador (a)

Lúcia Helena de Brito.

Natureza

Pesquisa

Descrição

Este projeto se inscreve no programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Ceará e tem por objetivo analisar os conteúdos trabalhados na disicplina de sociologia nos cursos de licienciatura da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/UECE. A partir dos concieitos fundamentais discutidos na referida disciplina, pretendemos verificar como os alunos lêem os textos acadêmicos, compreendem e se apropriam do conhecimento para elborar pensamento crítico reflexivo..

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

02

Período

Título

2008 – 2009

Diversidade Cultural e Sustentabilidade: um estudo sobre a política de valorização das culturas populares do Estado do Ceará.

Coordenador (a)

Lúcia Helena de Brito.

Descrição

Integrantes

Alunos Envolvidos

Graduação

Mestrado

Doutorado

01