Ensino
29 de outubro de 2013 - 19:09
A Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos tem por objetivo formar profissionais para atuarem na Educação Básica, atendendo assim aos anseios da população do Baixo e Médio Jaguaribe. Assim, desde a sua implantação, estrutura cursos de licenciatura plena em áreas diversas do conhecimento, visando a formação de professores atuantes em diferentes funções no âmbito das instituições educacionais da região jaguaribana.
Desde sua inauguração em 1968, tem desempenhado um importante papel nas regiões do Médio e Baixo Jaguaribe. Formou neste período milhares de professores que atuam ou atuaram na Educação Básica em escolas das redes municipais, estadual e privada. Atende, com seus oito cursos regulares (Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Pedagogia e Química) aos municípios de Russas, Morada Nova, São João do Jaguaribe, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Quixeré, Palhano, Alto Santo, Tabuleiro, Potiretama, Jaguaretama, Pereiro, Nova Jaguaribara, Pereiro e Iracema. Com o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a FAFIDAM ampliou o seu raio de atuação nos municípios de Beberibe, Canindé, Caridade, Crateús, Icó, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Jaguaribara, Madalena, Miraíma, Monsenhor Tabosa, Ocara, Potiretama, Quixeramobim, Russas, Santana do Acaraú e Tururu.
Muitos dos profissionais formados em nossa instituição também desempenham funções na área de Gestão Educacional, ocupando cargos nas secretarias municipais de educação da região, nas escolas públicas estaduais e nas Coordenadorias Regionais de Educação – CREDE’s.
Há também muitos ex-estudantes que atuam no ensino superior, contribuindo para a formação de outros profissionais da educação. A FAFIDAM possui em seus quadros docente e de servidores técnico-administrativos muitos destes ex-estudantes, que contribuem para a valorização desta instituição de ensino superior.
A FAFIDAM constantemente reafirma seu compromisso com a educação e a formação de profissionais capacitados técnica, política e socialmente com a região e deseja a todos os professores e professoras que continuem acreditando e fazendo com que a educação seja um instrumento de emancipação humana, construção da cidadania, superação da miséria, do preconceito e do racismo.