1. MAXQDA
Responsável: Dra. Adriana Catarina de Souza Oliveira e Dr. Tiago Barreto de Castro e Silva
O curso "Aplicativo de análise qualitativa - MAXQDA" tem como objetivo principal fornecer competências sólidas para a utilização de análise pelo Programa MAXQDA. Como objetivos específicos: apresentar uma nova perspectiva de análise de dados qualitativos, resultantes de projetos que pode importar dados de entrevistas, grupos focais, pesquisas on-line, páginas web, imagens, arquivos de áudio e vídeo, planilhas, dados bibliográficos e até mesmo tweets do Twitter facilmente; Fornecer ferramentas de pesquisa e agregação de dados; Integrar métodos quantitativos, enlace de dados qualitativos para variáveis demográficas, quantificar os resultados de sua análise qualitativa ou calcular frequências estatísticos através da nova versão do MAXQDA.
O MAXQDA é um software de análise de dados qualitativos que permite que as informações importantes sejam destacadas com cores, símbolos e, até mesmo, emoticons, que transcendem os limites da linguagem. Outros recursos do programa são: (1) grade de resumo temática; (2) codificação direta de arquivos de áudio e vídeo; (3) avaliação de dados estatísticos e representação em formatos gráficos; (4) personalização do layout do software; (5) inserção de senhas de acesso nos projetos, entre outros. MAXQDA ampliou as funções de transcrição com o qual você pode adaptar a velocidade ou o volume do som de seus arquivos de áudio e vídeo e usar pedais de acelerar a transcrição. (Maxqda, 2013). A versão avançada MAXQDAplus inclui adicionalmente o módulo add-on MAXDictio, que adiciona funcionalidade quantitativa de análise de texto para MAXQDA, assim você pode facilmente analisar o vocabulário ou conteúdo de texto.
2. Financiamento em Saúde ou do Sistema de Saúde
Responsável: Ms. Vera Maria Câmara Coelho
Abordar a temática sobre o Financiamento das Ações e Serviços de Saúde como ferramenta primordial para garantia da sustenbilidade econômica do Sistema Único de Saúde diante das adversidades vivenciadas atualmente no contexto brasileiro.
3. Revisão Sistemática
Responsável: Dra. Paula Frassinetti Castelo Branco Camurça Fernandes
Emerge da importância da Prática em Saúde Baseada em Evidência sendo a Revisão Sistemática um método de pesquisa de suma relevância para aprimoramento das práticas assistências e melhoria da qualidade dos serviços.
4. Gestão em Saúde e Inovações
Responsável: Dr. Pedro Lopes Ferreira
Apresentar os conceitos gerais e básicos, relacionados à gestão da inovação em saúde; evolução da inovação e seus fundamentos tecnológicos; modelos de inovação tecnológica. A tecnologia como fonte de competitividade; gestão da propriedade industrial; incentivos governamentais à inovação tecnológica e prospecção tecnológica.