Anais do Evento II SIRASaúde: o desenvolvimento sustentável e as perspectivas para a melhoria dos recursos na saúde

 
 

Apresentação

 

O I Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde: Compartilhando Saberes e Práticas com interlocução na APS proporcionou a troca de experiências e saberes entre países, instituições, professores, pesquisadores, trabalhadores da área, e estudantes de graduação e pós-graduação, com interesse na interlocução da Saúde Coletiva com a Atenção Primária à Saúde, por meio das experiências de sistemas comparados de saúde da América Latina e da Europa, com ênfase na transversalidade dos processos formativos.

A programação da primeira edição do seminário foi composta de conferencias, mesas redondas, minicursos e oficinas relacionadas ao tema. Dentre as instituições participantes, o evento contou a Universidade Católica San Antonio de Murcia (UCAM/Espanha), Universidade de Coimbra (UC/Portugal), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ), Universidade Estadual Feira de Santana (BA), Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Fundação Oswaldo Cruz), além de docentes da UECE e de outras universidades nacionais.

Esta primeira edição do seminário realizou-se em meio a um contexto recentes ataques de governo à democracia e ao SUS, e à problemática da crise ética, política e econômica do Brasil, o que colocou em pauta discussões que transcenderam a temática do evento. Contou com mais de 350 pessoas inscritas, o que fomentou debates riquíssimos acerca da Saúde Coletiva, propiciando um momento de reflexão, discussão e disseminação de novas práticas, através do compartilhamento de experiências exitosas e inovadoras.

O I Seminário Internacional de Redes de Atenção à Saúde foi um evento organizado e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UECE, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS). Devido ao sucesso do evento, confirmado pela avaliação dos participantes, haverá a segunda edição do evento, com data prevista para 2017.

O II seminário emerge como necessidade de fomentar a discussão acerca do desenvolvimento sustentável na saúde. Sua elaboração foi motivada pelo compromisso do Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde em elaborar estratégias que permitam uma melhor qualidade da saúde tendo em vista as recorrentes mudanças ambientais, econômicas e sociais.

Considerando que um ambiente sustentável é um elemento indispensável para um bom estado de saúde e reconhecendo a importância das políticas públicas para o alcance do desenvolvimento sustentável e da equidade sanitária por meio de intervenções focalizadas nos determinantes sociais, acredita-se que a academia tem um compromisso ético no desenvolvimento de pesquisas e eventos científicos que promovam o aporte teórico para o desenvolvimento de estratégias que tenham como resultado a melhoria da saúde da população.

Dito isso, salientamos a importância de promover um evento que possibilite não apenas uma discussão teórica-metodologia, mas também e sobretudo da realidade dos serviços de saúde, do atual contexto de saúde da população e compartilhe diferentes experiências realizadas no mundo.

 

 
 
 
 

Desenvolvido pelo Departamento de Informática da UECE.