UECE presente no X Congresso Mundial de Reabilitação Psicossocial na Índia

17 de agosto de 2009 - 13:54 #

A Associação Mundial de Reabilitação Psicossocial conta, agora, em seu Board, com um novo participante da representação oficial da América do Sul. Trata-se do Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o médico e professor Jackson Coelho Sampaio. A posse será no dia 13 de novembro de 2009, em Bangalore, na Índia, por ocasião do X Congresso Mundial de Reabilitação Psicossocial, que irá reunir mais de 7 mil participantes. Professor Jackson integra a Word Association For Psychosocial Rehabilitation (WAPR) desde 2002, mas, agora, foi indicado para a representação oficial da América do Sul no Board da Instituição.

Quando estiver na Índia, o professor e pesquisador Jackson Sampaio estará apresentando um pedacinho da UECE para o mundo. Participará das questões políticas da WAPR, que certamente trará melhorias e avanços para a reabilitação psicossocial do ser humano. Na pauta das atividades científicas, Jackson coordenará uma mesa redonda, que terá como tema “Avaliação de Serviços de Atenção Psicossocial” e apresentará cinco trabalhos de pesquisa, sendo três em banners e dois orais. No encerramento do X congresso será elaborado um Documento Final, contendo os resultados do encontro, com indicação do local onde acontecerá o XI congresso e como fonte referencial para os participantes e dirigentes da WAPR. Esse documento será encaminhado à Organização Mundial de Saúde (OMS).

O prof. Jackson Sampaio apresentará os seguintes trabalhos: “Abuso de Cocaína e Craque na Tensão Psicossocial”; “Perfil Epidemiológico dos Idosos Atendidos em Centro de atenção Psicossocial”; “Satisfação no Trabalho em Centros de Atenção Psicossocial: Interface com as Tecnologias Leves de Cuidado em Saúde”; “Modelo de Gestão em Atenção Psicossocial: o Caso de Fortaleza, Ceará, Brasil”; e “A Supervisão Clínica e Institucional em Atenção Psicossocial: Estratégia de Gestão do Processo de Trabalho e dos Planos Terapêuticos”

A Word Association For Psychosocial Rehabilitation (WAPR) tem uma história de quase 30 anos e o seu congresso mundial acontece a cada três anos. Durante todo esse tempo, é a primeira vez que o evento se realizará fora dos continentes europeu e americano. O encontro de Bangalore terá como tema principal “One World: Quest For Integration” (“Um Único Mundo: Desafio da Integração”). A WAPR é uma sociedade científica internacional multiprofissional e interdisciplinar que trabalha em prol da reabilitação psicossocial do ser humano e conta com a cooperação vinda de todos os continentes.

O congresso de Bangalore tem como símbolo uma árvore, representando a Mãe Natureza. Também para a psicologia a árvore da vida é um poderoso símbolo do crescimento e amadurecimento. Desse amadurecimento nascem as flores e frutos da sabedoria e experiência. Atenas, na Grécia, sediou o último congresso, em 2006. A WAPR não tem sede fixa e muda de acordo com a realização desse evento mundial. A Instituição se organiza em colegiado por continente, tendo em cada um deles um vice-presidente. Tem uma presidência central, com cinco representantes, a qual se encarrega de realizar o congresso seguinte.

Ao todo serão apresentados durante o congresso de Bangalore 25 temas, entre os quais “Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas”, “Música, Dança, Literatura e Arteterapia”, “Saúde Mental Comunitária”, “Combate a Tortura e ao Terrorismo”, “Inclusão Social dos Sem Tetos”, “Globalização e Aculturação”, “Mídia e Saúde Mental”, além de outros Para promover o X Congresso, a WAPR conta com a promoção de Instituições internacionais como a Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL), Associação Indiana de Psiquiatria Privada, Associação Mundial de Psiquiatria, Fórum Internacional do Sul da Ásia, Federação Asiática de Associações Psiquiátricas, Sociedade Indiana de Psiquiatria e a OMS.

Bangalore, onde acontecerá o X Congresso Mundial de Reabilitação Psicossocial, é a capital tecnológica da Índia, onde se situam mais de 1500 empresas e instituições de pesquisa científica e tecnológica. É a maior cidade do estado indiano de Karnataka, que é o único do país onde existe a mineração do ouro. Situa-se a 914 m de altitude e tem cerca de 6 milhões de habitantes. É o centro da indústria de alta tecnologia da Índia. É uma zona turística devido ao seu clima temperado. Embora haja referências históricas a um assentamento naquele local desde o século IX, a história escrita da cidade começa em 1537. Karnataka é um estado predominantemente agrícola. Cerca de 65% da população economicamente ativa dedica-se à agricultura ou atividades afins.

Contato: Pró-reitor Jackson Sampaio 3101-9652