Uece celebra 515 novos profissionais e reafirma seu compromisso com o futuro do Ceará
27 de janeiro de 2026 - 11:58
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na noite da última sexta-feira (23), a solenidade de colação de grau para 515 concludentes. O evento aconteceu no Complexo Poliesportivo da Uece, no campus Itaperi, e foi voltado para os formandos de 2025.2 dos Centros de Educação (CED), Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências e Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e da Faculdade de Veterinária (Favet).

O evento foi presidido pelo reitor, professor Hidelbrando Soares, que parabenizou não apenas os concludentes, mas também todos os seus familiares. Em seu discurso, o reitor enfatizou: “Completamos, em 2025, 50 anos de existência como Universidade Estadual do Ceará. Tenham orgulho da universidade que os formou: patrimônio social e público do povo cearense. Nos tornamos a universidade pública mais interiorizada, com maior presença no território cearense, aquela mais próxima do nosso povo, mais próxima da nossa gente. De 2022 a 2025, criamos três novas faculdades e implantamos nove novos cursos de graduação. Somos a instituição pública cearense que mais forma professores para a rede pública e a rede privada de educação do Estado do Ceará, respondendo por mais de 40% da formação docente no Ceará”, pontuou o reitor.

O reitor também comemorou as recentes conquistas da universidade: “A Uece tem hoje o maior número de cursos e programas de pós-graduação stricto sensu entre as universidades estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na mais recente avaliação quadrienal da Capes, a Uece alcançou sua primeira nota sete em programas de pós-graduação. Agora, a Universidade Estadual do Ceará possui o primeiro programa de
Ciências Veterinárias com nota sete do Nordeste. Temos ainda 12 programas de pós-graduação e cursos com elevação de notas nesta última avaliação da Capes. Mais de 90% de nossos cursos e programas de pós-graduação têm conceitos de muito bom (acima da média nacional) e de excelência. A Uece teve 309 pesquisadores listados entre os melhores cientistas do mundo e atualmente temos 182 grupos de pesquisa
cadastrados no CNPq. Em 2025, dois rankings internacionais e um nacional posicionaram a Uece no top 10 das melhores universidades estaduais do Brasil, sendo a primeira no Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, comemorou.

A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, professora Sandra Monteiro, após saudar os concludentes, destacou: “Esta solenidade representa a esperança, o reconhecimento e a pluralidade da vivência durante a vida acadêmica. A vida na universidade não se resume somente à sala de aula, mas também às dependências do campus e às vias próximas, onde acontece a convivência entre estudantes e professores de todos os cursos”. Sandra Monteiro referiu-se ainda ao movimento estudantil, que contribui para a formação e para a responsabilidade pela educação de qualidade. Alémdisso, a secretária parabenizou o secretário da Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, por ter permitido, em sua gestão na Secitece, que a Uece alcançasse sua expansão e interiorização.

O secretário da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, parabenizou os concludentes e o corpo docente da Uece pela conquista, coroada com a solenidade de colação de grau no ensino superior. Ele destacou o trabalho do reitor na expansão e interiorização da universidade e lembrou que a Uece iniciou suas atividades em Fortaleza e atualmente é considerada a “universidade mais interiorizada do Nordeste”, por ter unidades em todas as regiões do estado do Ceará.

A professora do colegiado do curso de Ciências Biológicas, professora Lídia Pantoja, representou o corpo docente na cerimônia. Durante seu discurso, destacou: “Hoje não é apenas uma cerimônia, um rito acadêmico; hoje é um marco na história de cada um de vocês”. A professora ressaltou ainda: “Quero aproveitar aqui para citar o filósofo Aristóteles: ‘Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um ato, mas um hábito’. Vivemos tempos de mudanças rápidas, de incertezas, de cobranças constantes, de impunidades, mas também vivemos tempos de possibilidades infinitas. Como afirmou Heráclito, ainda na Grécia Antiga: ‘Nada é permanente, exceto a mudança’. Ousem tentar, ousem errar, ousem recomeçar, ousem ocupar espaços que antes pareciam inacessíveis. Ousem acreditar que vocês pertencem aos lugares onde seus sonhos desejam chegar. Que vocês levem consigo não apenas o conhecimento técnico conquistado por escolher a nossa Uece, uma instituição de ensino por excelência, mas a ética, a empatia e o compromisso com o bem comum. Que nunca percam a capacidade de se indignar diante das injustiças, nem a sensibilidade de cuidar do outro”.

A representante discente, Laina Sousa Oliveira, concludente do curso de Pedagogia, representou todos os formandos da noite. Em sua fala, destacou: “Nós, estudantes, que ocupamos esta universidade com nossos corpos, histórias e sonhos, celebramos nossa própria resistência e persistência. Cada pessoa aqui presente carrega a dor e a doçura de ser quem é. Cada um e cada uma traz uma trajetória marcada por desafios que muitas vezes não são externalizados, mas sentidos de forma íntima e singular. O cansaço de quem trabalhou o dia inteiro para assistir aula à noite, as longas viagens, as dúvidas, as inseguranças, o medo de não dar conta e, ainda assim, a escolha diária de permanecer. Entre provas, trabalhos e prazos, também enfrentamos a vida. Hoje, todos nós saímos daqui com uma responsabilidade com a gente e com a sociedade: que sigamos defendendo uma universidade pública, gratuita e de qualidade”.

No momento mais importante da solenidade, os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam, do reitor, a outorga do grau.
O evento foi abrilhantado pela apresentação musical do Grupo de Violonistas (GRUVI/Uece), composto por Cindy Laura, Gustavo Rodrigues, Ruan Sales e Ruan Lobo, do curso de Música da Uece, sob a coordenação do professor Marcos Maia.

Estiveram presentes também na mesa de trabalhos da cerimônia de colação de grau o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; as pró-reitoras e professoras Mazza Maciel, Lana Nascimento, Mônica Cavaignac e Helena Marinho; representando a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Professora Flávia Monteiro; o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), professor Joaquim Neto Cysne; o vice-diretor do Centro de Humanidades, professor Poty Fontenele; a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Maria Lúcia Duarte; representando a diretoria da Faculdade de Veterinária, professor Isaac Neto Goes da Silva; representando o diretor da Centro de Ciências e Tecnologia, professor Otávio José Costa; a diretora do Centro de Educação, professora Isabel Sabino; além dos coordenadores de cursos, professores, servidores técnicos administrativos, familiares e amigos dos concludentes.

Fotos: Chico Gomes