Uece recebe Selo de Integridade 2025 durante o XIX Encontro Estadual de Controle Interno
1 de dezembro de 2025 - 15:28

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi reconhecida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) com o Selo de Integridade 2025 na Categoria Bronze, durante o XIX Encontro Estadual de Controle Interno, realizado em 28 de novembro, em Fortaleza. A certificação destaca o avanço da instituição na consolidação de práticas de ética, transparência, gestão de riscos e governança pública.
Concedido anualmente pela CGE, o Selo de Integridade reconhece órgãos e entidades estaduais que desenvolvem ações voltadas ao fortalecimento de uma cultura institucional íntegra e comprometida com a boa gestão. Em 2025, a Uece integra o grupo dos órgãos cearenses premiados, entre eles PGE, Sefaz, Setur, Sema, Seduc, Seplag, Sesa, SRH, SSPDS, entre outros.
Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a certificação representa um marco importante na trajetória da universidade. “Este reconhecimento está vinculado a todo um trabalho desenvolvido dentro da Universidade, ligado à controladoria, à transparência, à integridade e à boa governança. Só foi possível graças ao trabalho importantíssimo do nosso controle interno, sendo ainda um esforço coletivo que envolve toda a Administração Superior, a Administração Intermediária e os gestores das unidades administrativas.”
O Selo de Integridade confirma o comprometimento da Uece em aperfeiçoar continuamente seus processos internos e em promover práticas institucionais alinhadas às melhores diretrizes de governança pública. O assessor de Controle Interno da universidade, o servidor André Carvalho, destaca que o Selo reforça o caminho de evolução institucional trilhado pela Uece: “A concessão do Selo de Integridade 2025 pela CGE à Uece demonstra que a universidade vem alcançando os requisitos necessários e avançando nas questões de integridade. Estamos implantando uma cultura organizacional de gestão de riscos, de transparência e de ética, consolidando práticas que garantem uma atuação pública cada vez mais responsável.”
André reforça ainda que a certificação é um incentivo para fortalecer ainda mais as ações de controle interno e difundir uma cultura de integridade entre servidores, gestores, estudantes e toda a comunidade acadêmica.