Iepro celebra 30 anos com solenidade marcada por homenagens e memória institucional
27 de novembro de 2025 - 15:13

O Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (Uece), celebrou na tarde desta quarta-feira, 26 de novembro, seus 30 anos de criação, com solenidade marcada por homenagens, reconhecimentos e reflexões sobre a trajetória da instituição fundada em 1995. O evento que ocorreu no auditório do Nupeinsc no campus Itaperi, reuniu autoridades acadêmicas, gestores, servidores, familiares e convidados, em um momento simbólico para a história da Universidade.
A cerimônia teve início com apresentação musical da cantora solista Brenda Rios, estudante do curso de música da Uece, que abriu a tarde festiva. Em seguida, foram compostos o dispositivo de honra, formado pelo diretor-presidente do Iepro, professor Joaquim Celestino Júnior; pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; pelo vice-reitor, professor Dárcio Teixeira; e pelo professor Manoel Messias de Sousa, primeiro diretor do Instituto e representante de todos os ex-gestores.
Fundado em novembro de 1995, inicialmente como Instituto de Estudos e Projetos Sociais (IEPS), o Iepro nasceu com a missão de aproximar a Uece do poder público, do setor produtivo e da sociedade, articulando ações estratégicas em pesquisa, inovação e desenvolvimento institucional.
Ao longo de sua trajetória, o Instituto consolidou-se como espaço fundamental para o fortalecimento da Universidade, graças à atuação de seus diretores e ao engajamento de seu corpo técnico. A solenidade destacou cada fase de gestão, registrando o papel desempenhado pelos gestores do Instituto Manoel Messias de Sousa, Francisco César de Mattos Borges (in memoriam), Potiguar Fernandes Fontenele, João Alves de Melo, Francisco Roberto Pinto, Plácido Aderaldo Castelo Neto, Luiz Carlos Mendes Dodt, Francisco de Assis Moura Araripe (in memoriam) e Francisco Horácio da Silva Frota.
Assumido em fevereiro de 2025 pelo professor Joaquim Celestino Júnior, o Iepro vive um momento de expansão, com foco em inovação, sustentabilidade e articulação estratégica entre academia, setor público e sociedade civil. Entre as iniciativas destacadas estão a ampliação de parcerias, a atração de recursos privados para pesquisa e desenvolvimento, a criação de novos cursos de pós-graduação, a modernização tecnológica e o fortalecimento do apoio aos grupos de pesquisa da Uece.

Durante sua fala representando todos os ex-diretores do Iepro, o professor Manoel Messias de Sousa destacou a gênese do Instituto e o contexto desafiador que marcou sua criação. Ele lembrou que a proposta inicial surgiu a partir de reflexões do então reitor Francisco de Assis Moura Araripe, cuja visão estratégica apontava para a necessidade de modernizar a execução financeira e as articulações institucionais da Uece.
Segundo Messias, “o Instituto nasceu da inspiração do professor Araripe”, que buscava uma alternativa para superar as limitações administrativas da época. Ele explicou que, antes da criação do IEPRO, “toda receita que entrasse na Universidade precisava necessariamente ser processada pela conta do Estado, e liberar recursos era um processo extremamente lento e complexo”. Para enfrentar essa realidade, era preciso pensar mecanismos que assegurassem agilidade sem comprometer a legalidade e a transparência.
O professor relatou que o grupo responsável pela concepção do Instituto buscou referências em modelos já consolidados no país. “Inspiramo-nos nos institutos da USP e da Unicamp. A partir daí iniciamos um processo de visitação às secretarias do Estado, conversamos, ouvimos demandas, conhecemos realidades. Assim nasceu o Instituto, fruto de articulação, estudo e vontade de fazer a Universidade avançar”, afirmou.
Messias encerrou sua fala ressaltando o orgulho de ver o Iepro consolidado, três décadas depois, como organismo estratégico da Uece: “É gratificante ver que aquilo que começou como um desafio se tornou uma instituição sólida, respeitada e essencial para a Universidade e para o Ceará”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destacou o caráter simbólico da celebração e o legado coletivo que sustenta os 30 anos do Iepro. Ele iniciou enfatizando que este é “um momento festivo, uma trajetória de construção”, ressaltando que a história do Instituto é fruto de gerações que dedicaram talento, compromisso e visão pública à Universidade.
O reitor afirmou: “Somos devedores do trabalho e do talento de toda uma geração de professoras, professores e servidores do Instituto. Agradeço o trabalho e a dedicação de todos os ex-diretores, reitores, vice-reitores, professores e servidores, que contribuíram para a produção de desenvolvimento do Estado do Ceará”.
Ao contextualizar o papel estratégico das instituições de ensino superior, o reitor lembrou que cada época traz seus próprios desafios, e que as universidades precisam se reinventar continuamente. “A Uece deu saltos importantes na resolução de seus problemas e hoje está entre as melhores universidades do Brasil, segundo rankings nacionais e também internacionais. E este Instituto, que hoje comemora 30 anos, é e sempre será muito importante para a nossa Universidade”.

Por fim, o diretor-presidente do Instituto, professor Joaquim Celestino Júnior, iniciou agradecendo a presença de todos e lembrando que a solenidade marcou também, de forma simbólica, sua posse na direção do Iepro. Ele compartilhou elementos de sua trajetória acadêmica e profissional, destacando momentos que contribuíram para sua formação e para a construção de seu compromisso com a Universidade. “Realizei meu mestrado em Campina Grande e meu doutorado em Paris, experiências que moldaram meu olhar sobre a pesquisa, a gestão e o papel da Universidade Pública”, relembrando também sua experiência administrativa anterior na instituição: “Tive a honra de servir como pró-reitor de Planejamento no reitorado do professor Jader, período de grandes aprendizados sobre gestão universitária e planejamento estratégico”.
“Nosso compromisso é fortalecer o papel do Instituto como espaço de inovação, parcerias e soluções capazes de apoiar o desenvolvimento científico e social do Ceará”, complementou, finalizando com especial agradecimento a todos que fazem parte do Iepro hoje:“Quero agradecer profundamente à equipe do Intituto. Cada um de vocês demonstra, todos os dias, profissionalismo, competência e compromisso com o serviço público. São vocês que sustentam a qualidade e a credibilidade deste Instituto”, declarou.

Durante o evento, os ex-diretores, ou seus representantes, receberam placas de homenagem, entregues por servidores do Instituto que fizeram parte dessa construção histórica. O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, também foi agraciado por sua contribuição ao fortalecimento institucional e apoio contínuo ao Iepro.