Uece promove I Encontro de Socialização do PIBID

20 de outubro de 2025 - 19:43

 

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) promoveu, na tarde da última quinta-feira (16), o I Encontro de Socialização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O evento, realizado no Auditório Central do campus Itaperi, contou com palestras e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas, apresentadas no corredor central e nas imediações do auditório.

O Pibid é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), e tem como objetivo fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública. O programa busca inserir os estudantes de licenciatura no cotidiano das escolas públicas, proporcionando experiências que fortalecem sua formação docente e seu compromisso com a educação.

O encontro reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores de área em um espaço de reflexão sobre experiências e desafios da formação inicial de professores, configurando-se como um momento de socialização de saberes, troca de vivências e aprendizado coletivo.

O encontro contou com a apresentação cultural artística: Duo de flauta e violão dos professore Pyero Talone (flauta) e Caio Lemos (violão) ambos do curso de Musica da Uece. O repertório foi a Bachiana nº 5 de Villa Lobos e Baião, um movimento das Miniaturas brasileiras de Edmundo Vilane Cortes.

O Coral Infantil da Escola Municipal Projeto Nascente (escola que já foi de aplicação da Uece) é desenvolvido como parte das atividades dos licenciandos do Pibid Interdisciplinar Música e Pedagogia da Uece, sob acoordenação da professora Lu Basile. As crianças após a apresentação, fizeram uma visita guiada pelo campus Itaperi: visitaram a biblioteca, o espaço Ekpbé, reconheceram árvores, se encantaram com os animais confinados da veterinária e tiveram culminância com uma visita ao Bloco da Música e conheceram a Banda de Base do professor Tenison Santana, e puderam regêlas, inclusi. A meninada ainda fizeram um pic-nic tudo sob o acompanhamento dos licenciandos do Pibid.

O professor Ronaldo Maia, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, compartilhou sua trajetória e destacou a importância da interação entre universidade e escola. “Quando vi essa juventude aqui reunida,
lembrei do início da minha caminhada. Ingressei em uma licenciatura curta em Ciências, em Limoeiro do Norte, quando ainda não existiam programas como este. Fui muito bem acolhido na escola e percebi que era
nesse ambiente que eu queria atuar. Concluí a licenciatura, depois cursei Física aqui no Itaperi, tornei-me professor da rede estadual e, com esperança e confiança, vi muitos frutos surgirem, inclusive alunos que chegaram ao doutorado. Essa esperança precisa ser cultivada em cada um de nós. Estar na escola é uma oportunidade única de observar e colocar em prática o nosso conhecimento”, afirmou.

O professor também ressaltou a relevância da integração entre a escola básica e a universidade, destacando que ambas se beneficiam dessa parceria. “A convivência entre estudantes e profissionais de diferentes idades e perspectivas fortalece o ambiente de aprendizagem. Muitas conquistas da educação cearense nasceram desse diálogo constante entre a Uece e outras instituições de ensino superior. É uma relação de aproximação e cooperação construída ao longo dos anos”, enfatizou. Ele ainda mencionou estudo da Unesco que aponta a formação e capacitação de profissionais da educação como um desafio global, especialmente diante das transformações trazidas pela tecnologia e pela inteligência artificial.

O professor Isac Ricarte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), destacou a parceria entre o IFCE e a Uece nas áreas de Física e Geografia. “Na Física, os alunos auxiliam os
professores nos laboratórios. O IFCE oferece ensino médio técnico e, graças ao Pibid, conseguimos integrar alunos da escola pública às atividades práticas. Este é um momento de interação, de conhecer o trabalho dos colegas e de valorizar os avanços no processo de ensino-aprendizagem. A formação docente não pode ser só razão, é preciso também sensibilidade. Devemos incluir razão e emoção nesse processo, pois humanizar é essencial, especialmente neste tempo de mudanças que vivemos”, afirmou.

A coordenadora institucional do Pibid/Uece, professora Jaqueline Rabelo, ressaltou o papel transformador do programa na formação de professores e o protagonismo da Uece em sua execução. “O Pibid está na Uece há 16 anos. Somos o maior programa do Ceará e um dos maiores do Brasil. Desde 2009 participamos de todos os editais, com um projeto institucional sólido, fundamentado na valorização da docência. O Pibid permite ao licenciando vivenciar, simultaneamente, a escola e a universidade, acompanhado por supervisores em ambos os espaços. O estudante do Pibid é privilegiado, pois constrói sua identidade docente na prática, sentindo-se profissional ainda durante a formação”, explicou. A professora destacou ainda que o programa promove formação em duas vias: “É formação inicial para quem está na universidade e formação continuada para quem está na escola.”

A professora Raquel Azevedo também destacou a relevância do programa. “O Pibid é uma experiência riquíssima, que estabelece uma parceria entre universidade e escola pública, inserindo o licenciando no ambiente escolar ainda durante a graduação. O programa fortalece a integração entre teoria e prática, proporcionando vivências que vão da sala de aula à gestão escolar. Ele concretiza o princípio fundamental da formação docente, ao unir conhecimento teórico e experiência cotidiana, beneficiando universidade, bolsistas e escolas em um processo contínuo de aprendizagem mútua”, afirmou.

Para a execução dos projetos institucionais de iniciação à docência, a Capes concede cotas de bolsas às Instituições de Ensino Superior (IES), que realizam seleções internas dos bolsistas participantes de seus subprojetos aprovados. Podem participar do Pibid os estudantes de licenciatura, professores da rede pública de educação básica e docentes das IES. Também fizeram uso da palavra a professora Tânia França e a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Uece, professora Paula Matias.