Uece lança Projeto PET-Saúde Informação e Saúde Digital

30 de setembro de 2025 - 11:36

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, no Auditório Paulo Petrola, a solenidade de lançamento do Projeto PET-Saúde Informação e Saúde Digital – Conexões dos Saberes, da Cultura Digital, Desenvolvimento de Tecnologias e Participação Social. A iniciativa é vinculada ao Programa PET Informação e Saúde Digital, apoiado pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), no âmbito do Edital nº 01/2025 e da Chamada Pública nº 75/2025.

Com duração de 24 meses, o projeto contará com a participação de 320 integrantes, sendo 160 estudantes de graduação de oito cursos e 160 profissionais de saúde, que atuarão em parceria com cinco municípios: Pacoti, Crateús, Aquiraz, Maranguape e Fortaleza. O objetivo central é integrar formação em saúde, cultura digital e participação social, desenvolvendo pesquisas aplicadas e ações educativas voltadas ao fortalecimento do SUS, por meio do uso de tecnologias digitais como ferramentas de comunicação, gestão e aprendizagem.

A solenidade reuniu 150 participantes, entre bolsistas, preceptores, tutores, orientadores e gestores. Após um café de boas-vindas, os presentes prestigiaram apresentações culturais de música e poesia. Em seguida, foi composta a mesa solene com representantes da gestão superior da Uece e de instituições parceiras, com a presença o vice-reitor da Uece, professor Darcio Teixeira; pró-reitora de Extensão, professora Lana Nascimento; diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Lúcia Duarte; Coordenador Geral do PET-Saúde na Uece, professor Augusto Torres; representantes das Secretarias Municipais de Saúde de Pacoti, Crateús, Maranguape e Aquiraz; e representantes da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

A Conferência Magna foi proferida pelo Secretário Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, que destacou a conjuntura atual do mundo digital e apresentou as iniciativas do Governo Federal em ciência, tecnologia e inovação, com foco na inclusão social e digital.

Com essa iniciativa, a Uece reafirma seu compromisso com a formação, pesquisa e extensão voltadas para a cultura digital, o desenvolvimento tecnológico e a participação social, em favor de um SUS mais equânime, inclusivo e resolutivo.